ANÁLISE DE UMA OPERAÇÃO LOGÍSTICA DE CARREGAMENTO E EXPEDIÇÃO DE CIMENTO POR SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/491 |
Resumo: | Este artigo descreve uma aplicação de simulação computacional por planilha eletrônica, cujo objetivo foi identificar a melhor alternativa para redução de tempo de permanência de caminhões em um sistema de filas de uma operação logística. A operação é o carregamento e expedição de cimento ensacado. Os veículos chegam à portaria e entram em fila para autorização de carregamento. Liberado para carga, o veículo aguarda ser requisitado pela operação, que ocorre em duas baias de carregamento. São admitidos quarto veículos por baia, mantendo controlado um inventário de oito veículos dentro da operação. Uma baia carrega a partir de estoque, com mais alto desempenho, outra carrega direto da ensacagem. No período das 6:00 às 8:30 da manhã, a taxa de chegada supera a taxa de saída, gerando fila crescente. O problema é encontrar uma alternativa de reorganização do processo que reduza o tempo médio de permanência, sem penalizar excessivamente a ocupação dos recursos. Três alternativas propostas foram testadas em um modelo de simulação em planilha. Elementos da teoria das filas e o diagrama de resultados foram usados para avaliar o resultado da simulação. A melhor alternativa foi a reativação, por duas horas e meia por dia, de uma terceira baia manual, atualmente desativada. O tempo médio de permanência passou de 144 para 91 minutos. |
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ANÁLISE DE UMA OPERAÇÃO LOGÍSTICA DE CARREGAMENTO E EXPEDIÇÃO DE CIMENTO POR SIMULAÇÃO COMPUTACIONALEste artigo descreve uma aplicação de simulação computacional por planilha eletrônica, cujo objetivo foi identificar a melhor alternativa para redução de tempo de permanência de caminhões em um sistema de filas de uma operação logística. A operação é o carregamento e expedição de cimento ensacado. Os veículos chegam à portaria e entram em fila para autorização de carregamento. Liberado para carga, o veículo aguarda ser requisitado pela operação, que ocorre em duas baias de carregamento. São admitidos quarto veículos por baia, mantendo controlado um inventário de oito veículos dentro da operação. Uma baia carrega a partir de estoque, com mais alto desempenho, outra carrega direto da ensacagem. No período das 6:00 às 8:30 da manhã, a taxa de chegada supera a taxa de saída, gerando fila crescente. O problema é encontrar uma alternativa de reorganização do processo que reduza o tempo médio de permanência, sem penalizar excessivamente a ocupação dos recursos. Três alternativas propostas foram testadas em um modelo de simulação em planilha. Elementos da teoria das filas e o diagrama de resultados foram usados para avaliar o resultado da simulação. A melhor alternativa foi a reativação, por duas horas e meia por dia, de uma terceira baia manual, atualmente desativada. O tempo médio de permanência passou de 144 para 91 minutos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPq (parcial)Sellitto, Miguel AfonsoBorchardt, MiriamPereira, Giancarlo Medeiros2009-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/49110.3895/S1808-04482009000400008Revista Gestão Industrial; v. 5, n. 4 (2009)1808-044810.3895/S1808-044820090004reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/491/390Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2009-12-23T19:59:51Zoai:periodicos.utfpr:article/491Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2009-12-23T19:59:51Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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