DIAGNÓSTICO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO MECANISMO PARA CRIAÇÃO DE VALOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO SEBRAE-PB
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/346 |
Resumo: | A complexidade e a incerteza do atual ambiente de negócios têm exigido das organizações a adoção de instrumentos capazes de gerar vantagem competitiva de forma sustentável. Um desses instrumentos envolve a utilização das práticas de gestão do conhecimento, a partir das práticas de disseminação e compartilhamento da informação e do conhecimento. Para sua viabilização e entendimento, diversos estudos foram realizados e resultaram em modelos e metodologias específicas para sua viabilização. Dentre a diversidade de tais modelos e metodologias existentes, destaca-se o proposto por Bukowitz e Williams (2002), o qual se refere a um modelo denominado de Diagnóstico de Gestão do Conhecimento (DGC), o qual permite realizar uma análise da informação e do conhecimento em nível tático e estratégico em organizações. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é realizar um diagnóstico de gestão do conhecimento no SEBRAE-PB a partir da aplicação do referido modelo. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva e foi conduzida sob a forma de um estudo de caso. Os resultados apontam que a organização apresenta disparidade entre os níveis tático e estratégico no que tange a informação e o conhecimento como recursos que criam valor para a organização. |
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DIAGNÓSTICO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO MECANISMO PARA CRIAÇÃO DE VALOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO SEBRAE-PBA complexidade e a incerteza do atual ambiente de negócios têm exigido das organizações a adoção de instrumentos capazes de gerar vantagem competitiva de forma sustentável. Um desses instrumentos envolve a utilização das práticas de gestão do conhecimento, a partir das práticas de disseminação e compartilhamento da informação e do conhecimento. Para sua viabilização e entendimento, diversos estudos foram realizados e resultaram em modelos e metodologias específicas para sua viabilização. Dentre a diversidade de tais modelos e metodologias existentes, destaca-se o proposto por Bukowitz e Williams (2002), o qual se refere a um modelo denominado de Diagnóstico de Gestão do Conhecimento (DGC), o qual permite realizar uma análise da informação e do conhecimento em nível tático e estratégico em organizações. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é realizar um diagnóstico de gestão do conhecimento no SEBRAE-PB a partir da aplicação do referido modelo. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva e foi conduzida sob a forma de um estudo de caso. Os resultados apontam que a organização apresenta disparidade entre os níveis tático e estratégico no que tange a informação e o conhecimento como recursos que criam valor para a organização.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Costa, IvaniVasconcelos, Ana Cecília Feitosa deCândido, Gesinaldo Ataíde2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/34610.3895/S1808-04482009000200005Revista Gestão Industrial; v. 5, n. 2 (2009)1808-044810.3895/S1808-044820090002reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/346/287Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2009-06-30T16:44:10Zoai:periodicos.utfpr:article/346Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2009-06-30T16:44:10Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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