IMPACTOS DE POLÍTICAS DE SUPRIMENTO NO DESEMPENHO DE EMPRESAS DE MÉDIO PORTE DO SETOR MOVELEIRO SOB A ÓTICA DA NETWORK THEORY
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/514 |
Resumo: | Esse estudo analisou as estratégias de suprimento de duas empresas de médio porte do setor moveleiro, especialmente no que se refere à gestão do relacionamento com fornecedores. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo multi-casos de abordagem qualitativa-descritiva, sendo utilizadas entrevistas semi-estruturadas submetidas à Análise de Conteúdo (AC). O modelo teórico da análise foi apoiado na Network Theory a partir de seus pilares básicos (atores, atividades e recursos), para a análise das estratégias utilizadas pela função compras nas empresas, para: coordenar a execução das atividades desempenhadas pelos fornecedores; combinar recursos internos com recursos externos; gerenciar projetos colaborativos entre a empresa e fornecedores; interagir com a estrutura de fornecedores. O estudo identificou que as distintas estratégias de suprimento utilizadas pelas duas empresas produzem diferentes impactos em seus desempenhos: a primeira é afetada de maneira negativa, particularmente por preterir políticas de relacionamento em detrimento de uma manutenção de poder frente aos fornecedores. Já a segunda empresa, é afetada de maneira positiva, obtendo ganhos significativos a partir de políticas de relacionamento colaborativo junto aos seus fornecedores. |
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IMPACTOS DE POLÍTICAS DE SUPRIMENTO NO DESEMPENHO DE EMPRESAS DE MÉDIO PORTE DO SETOR MOVELEIRO SOB A ÓTICA DA NETWORK THEORYEsse estudo analisou as estratégias de suprimento de duas empresas de médio porte do setor moveleiro, especialmente no que se refere à gestão do relacionamento com fornecedores. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo multi-casos de abordagem qualitativa-descritiva, sendo utilizadas entrevistas semi-estruturadas submetidas à Análise de Conteúdo (AC). O modelo teórico da análise foi apoiado na Network Theory a partir de seus pilares básicos (atores, atividades e recursos), para a análise das estratégias utilizadas pela função compras nas empresas, para: coordenar a execução das atividades desempenhadas pelos fornecedores; combinar recursos internos com recursos externos; gerenciar projetos colaborativos entre a empresa e fornecedores; interagir com a estrutura de fornecedores. O estudo identificou que as distintas estratégias de suprimento utilizadas pelas duas empresas produzem diferentes impactos em seus desempenhos: a primeira é afetada de maneira negativa, particularmente por preterir políticas de relacionamento em detrimento de uma manutenção de poder frente aos fornecedores. Já a segunda empresa, é afetada de maneira positiva, obtendo ganhos significativos a partir de políticas de relacionamento colaborativo junto aos seus fornecedores.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Agradecemos ao CNPq pela bolsa concedida.Xavier, Wescley SilvaSouza Filho, Osmar Vieira deMartins, Ricardo Silveira2010-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/51410.3895/S1808-04482010000100003Revista Gestão Industrial; v. 6, n. 1 (2010)1808-044810.3895/S1808-044820100001reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/514/452Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2010-06-18T20:31:12Zoai:periodicos.utfpr:article/514Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2010-06-18T20:31:12Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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Esse estudo analisou as estratégias de suprimento de duas empresas de médio porte do setor moveleiro, especialmente no que se refere à gestão do relacionamento com fornecedores. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo multi-casos de abordagem qualitativa-descritiva, sendo utilizadas entrevistas semi-estruturadas submetidas à Análise de Conteúdo (AC). O modelo teórico da análise foi apoiado na Network Theory a partir de seus pilares básicos (atores, atividades e recursos), para a análise das estratégias utilizadas pela função compras nas empresas, para: coordenar a execução das atividades desempenhadas pelos fornecedores; combinar recursos internos com recursos externos; gerenciar projetos colaborativos entre a empresa e fornecedores; interagir com a estrutura de fornecedores. O estudo identificou que as distintas estratégias de suprimento utilizadas pelas duas empresas produzem diferentes impactos em seus desempenhos: a primeira é afetada de maneira negativa, particularmente por preterir políticas de relacionamento em detrimento de uma manutenção de poder frente aos fornecedores. Já a segunda empresa, é afetada de maneira positiva, obtendo ganhos significativos a partir de políticas de relacionamento colaborativo junto aos seus fornecedores. |
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