GOVERNANÇA E REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PORTUÁRIOS: ESTUDO COMPARATIVO DOS SERVIÇOS DE PRATICAGEM EM PORTOS BRASILEIROS E ESPANHÓIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergmann Borges Vieira, Guilherme
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Senna, Luiz Afonso dos Santos, Kliemann Neto, Francisco José, da Silva, Rafael Mozart, Costa, Priscila Coutinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2693
Resumo: Os portos são elementos-chave na rede global de transporte marítimo, sendo responsáveis pela interface terra-mar. Para a adequada gestão portuária, é necessária a compreensão do porto em um sentido mais amplo, considerando os diferentes atores que participam da cadeia logístico-portuária e as diversas atividades desenvolvidas no porto. Entre tais atividades, estão os serviços marítimos que antecedem a atracação dos navios nos portos e, particularmente, os serviços de praticagem, os quais são fundamentais para garantir a segurança e eficiência das operações portuárias e influenciam os custos de escala dos navios. Nos últimos anos, vêm se aprofundando a discussão sobre a adequação do modelo de praticagem brasileiro e sobre seu alinhamento com os modelos existentes em outros países. Nesse sentido, uma questão importante diz respeito à relação entre o modelo de praticagem adotado e os resultados obtidos, especificamente no que se refere aos preços dos serviços e à taxa de ocupação do sistema. Dado esse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar comparativamente os serviços de praticagem nos portos de Santos, Valência e Barcelona, tomando-se como base um modelo conceitual de análise da governança portuária e seguindo uma abordagem qualitativa-exploratória. Os resultados indicam que a falta de regulação econômica dos serviços de praticagem no Brasil tem acarretado preços elevados por manobra e baixa produtividade por prático no porto de Santos, o que se torna visível mediante a comparação com os portos espanhóis estudados.
id UTFPR-5_b4fcad92ebac44ef28dccd6e03ba5cd4
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2693
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling GOVERNANÇA E REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PORTUÁRIOS: ESTUDO COMPARATIVO DOS SERVIÇOS DE PRATICAGEM EM PORTOS BRASILEIROS E ESPANHÓISOs portos são elementos-chave na rede global de transporte marítimo, sendo responsáveis pela interface terra-mar. Para a adequada gestão portuária, é necessária a compreensão do porto em um sentido mais amplo, considerando os diferentes atores que participam da cadeia logístico-portuária e as diversas atividades desenvolvidas no porto. Entre tais atividades, estão os serviços marítimos que antecedem a atracação dos navios nos portos e, particularmente, os serviços de praticagem, os quais são fundamentais para garantir a segurança e eficiência das operações portuárias e influenciam os custos de escala dos navios. Nos últimos anos, vêm se aprofundando a discussão sobre a adequação do modelo de praticagem brasileiro e sobre seu alinhamento com os modelos existentes em outros países. Nesse sentido, uma questão importante diz respeito à relação entre o modelo de praticagem adotado e os resultados obtidos, especificamente no que se refere aos preços dos serviços e à taxa de ocupação do sistema. Dado esse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar comparativamente os serviços de praticagem nos portos de Santos, Valência e Barcelona, tomando-se como base um modelo conceitual de análise da governança portuária e seguindo uma abordagem qualitativa-exploratória. Os resultados indicam que a falta de regulação econômica dos serviços de praticagem no Brasil tem acarretado preços elevados por manobra e baixa produtividade por prático no porto de Santos, o que se torna visível mediante a comparação com os portos espanhóis estudados.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Bergmann Borges Vieira, GuilhermeSenna, Luiz Afonso dos SantosKliemann Neto, Francisco Joséda Silva, Rafael MozartCosta, Priscila Coutinho2015-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/269310.3895/gi.v11n3.2693Revista Gestão Industrial; v. 11, n. 3 (2015)1808-044810.3895/gi.v11n3reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2693/2195Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-01T14:03:38Zoai:periodicos.utfpr:article/2693Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2015-10-01T14:03:38Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv GOVERNANÇA E REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PORTUÁRIOS: ESTUDO COMPARATIVO DOS SERVIÇOS DE PRATICAGEM EM PORTOS BRASILEIROS E ESPANHÓIS
title GOVERNANÇA E REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PORTUÁRIOS: ESTUDO COMPARATIVO DOS SERVIÇOS DE PRATICAGEM EM PORTOS BRASILEIROS E ESPANHÓIS
spellingShingle GOVERNANÇA E REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PORTUÁRIOS: ESTUDO COMPARATIVO DOS SERVIÇOS DE PRATICAGEM EM PORTOS BRASILEIROS E ESPANHÓIS
Bergmann Borges Vieira, Guilherme
title_short GOVERNANÇA E REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PORTUÁRIOS: ESTUDO COMPARATIVO DOS SERVIÇOS DE PRATICAGEM EM PORTOS BRASILEIROS E ESPANHÓIS
title_full GOVERNANÇA E REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PORTUÁRIOS: ESTUDO COMPARATIVO DOS SERVIÇOS DE PRATICAGEM EM PORTOS BRASILEIROS E ESPANHÓIS
title_fullStr GOVERNANÇA E REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PORTUÁRIOS: ESTUDO COMPARATIVO DOS SERVIÇOS DE PRATICAGEM EM PORTOS BRASILEIROS E ESPANHÓIS
title_full_unstemmed GOVERNANÇA E REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PORTUÁRIOS: ESTUDO COMPARATIVO DOS SERVIÇOS DE PRATICAGEM EM PORTOS BRASILEIROS E ESPANHÓIS
title_sort GOVERNANÇA E REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PORTUÁRIOS: ESTUDO COMPARATIVO DOS SERVIÇOS DE PRATICAGEM EM PORTOS BRASILEIROS E ESPANHÓIS
author Bergmann Borges Vieira, Guilherme
author_facet Bergmann Borges Vieira, Guilherme
Senna, Luiz Afonso dos Santos
Kliemann Neto, Francisco José
da Silva, Rafael Mozart
Costa, Priscila Coutinho
author_role author
author2 Senna, Luiz Afonso dos Santos
Kliemann Neto, Francisco José
da Silva, Rafael Mozart
Costa, Priscila Coutinho
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergmann Borges Vieira, Guilherme
Senna, Luiz Afonso dos Santos
Kliemann Neto, Francisco José
da Silva, Rafael Mozart
Costa, Priscila Coutinho
dc.subject.none.fl_str_mv
description Os portos são elementos-chave na rede global de transporte marítimo, sendo responsáveis pela interface terra-mar. Para a adequada gestão portuária, é necessária a compreensão do porto em um sentido mais amplo, considerando os diferentes atores que participam da cadeia logístico-portuária e as diversas atividades desenvolvidas no porto. Entre tais atividades, estão os serviços marítimos que antecedem a atracação dos navios nos portos e, particularmente, os serviços de praticagem, os quais são fundamentais para garantir a segurança e eficiência das operações portuárias e influenciam os custos de escala dos navios. Nos últimos anos, vêm se aprofundando a discussão sobre a adequação do modelo de praticagem brasileiro e sobre seu alinhamento com os modelos existentes em outros países. Nesse sentido, uma questão importante diz respeito à relação entre o modelo de praticagem adotado e os resultados obtidos, especificamente no que se refere aos preços dos serviços e à taxa de ocupação do sistema. Dado esse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar comparativamente os serviços de praticagem nos portos de Santos, Valência e Barcelona, tomando-se como base um modelo conceitual de análise da governança portuária e seguindo uma abordagem qualitativa-exploratória. Os resultados indicam que a falta de regulação econômica dos serviços de praticagem no Brasil tem acarretado preços elevados por manobra e baixa produtividade por prático no porto de Santos, o que se torna visível mediante a comparação com os portos espanhóis estudados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2693
10.3895/gi.v11n3.2693
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2693
identifier_str_mv 10.3895/gi.v11n3.2693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2693/2195
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 11, n. 3 (2015)
1808-0448
10.3895/gi.v11n3
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237642249404416