INDICADORES RELEVANTES PARA O SUCESSO DO COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO TÁCITO NAS EMPRESAS: EVIDÊNCIAS EMPÍRICO-EXPLORATÓRIAS EM PME’S CATARINENSES
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Data de Publicação: | 2015 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2413 |
Resumo: | As pequenas e médias empresas brasileiras, inseridas num mercado altamente competitivo, enfrentando concorrentes de todos os portes e nacionalidades, precisam estar sempre atentas às características intrínsecas dos segmentos em que atuam, de forma a sustentar ou ampliar as suas vantagens competitivas [NORTH, DA SILVA NETO, DÁVILA CALLE, 2013]. Para isso, entre tantas outras competências, o empresário precisa agir com muita visão, velocidade, flexibilidade e percepção na gestão de seu capital intelectual, visando superar os desafios da nova sociedade conhecimento, caracterizada por mudanças rápidas e radicais. Nesse sentido, o presente artigo apresenta algumas formas de interação social em pequenas e médias empresas que, por meio de estímulos, motivação e incentivos, potencializam o compartilhamento e a reutilização de conhecimentos tácitos, fazendo com que a maioria dos funcionários se sintam reconhecidos e úteis à empresa. Um estudo de caso foi realizado em 09 pequenas e médias indústrias de Jaraguá do Sul, no Estado de Santa Catarina, município de economia pujante e com uma das maiores taxas de sobrevivência de empresas no âmbito nacional, onde foi evidenciado indicadores relevantes para o sucesso do compartilhamento do conhecimento tácito em empresas deste porte. |
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INDICADORES RELEVANTES PARA O SUCESSO DO COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO TÁCITO NAS EMPRESAS: EVIDÊNCIAS EMPÍRICO-EXPLORATÓRIAS EM PME’S CATARINENSESG Estratégica e Organizacional; G do ConhecimentoAs pequenas e médias empresas brasileiras, inseridas num mercado altamente competitivo, enfrentando concorrentes de todos os portes e nacionalidades, precisam estar sempre atentas às características intrínsecas dos segmentos em que atuam, de forma a sustentar ou ampliar as suas vantagens competitivas [NORTH, DA SILVA NETO, DÁVILA CALLE, 2013]. Para isso, entre tantas outras competências, o empresário precisa agir com muita visão, velocidade, flexibilidade e percepção na gestão de seu capital intelectual, visando superar os desafios da nova sociedade conhecimento, caracterizada por mudanças rápidas e radicais. Nesse sentido, o presente artigo apresenta algumas formas de interação social em pequenas e médias empresas que, por meio de estímulos, motivação e incentivos, potencializam o compartilhamento e a reutilização de conhecimentos tácitos, fazendo com que a maioria dos funcionários se sintam reconhecidos e úteis à empresa. Um estudo de caso foi realizado em 09 pequenas e médias indústrias de Jaraguá do Sul, no Estado de Santa Catarina, município de economia pujante e com uma das maiores taxas de sobrevivência de empresas no âmbito nacional, onde foi evidenciado indicadores relevantes para o sucesso do compartilhamento do conhecimento tácito em empresas deste porte.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Willerding, Inara Antunes VieiraNeto, Emílio da Silva Netodos Santos, NeriLapolli, Édis Mafra2015-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/241310.3895/gi.v11n2.2413Revista Gestão Industrial; v. 11, n. 2 (2015)1808-044810.3895/gi.v11n2reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2413/2168Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-18T17:51:37Zoai:periodicos.utfpr:article/2413Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2015-08-18T17:51:37Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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