PREVISÃO DE DEMANDA NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perini, Noéle Bissoli
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bertolde, Adelmo Inácio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3196
Resumo: A previsão de demanda se tornou um dos principais fatores na gestão das empresas, revelando-se como uma alternativa estratégica para enfrentar as oscilações da demanda e, assim, evitar prejuízos. A indústria de petróleo possui grande importância para a economia nacional, contribuindo com a geração de empregos diretos e indiretos. Por isso, estudos sobre o consumo dos derivados combustíveis de petróleo auxiliam nas projeções e planejamentos desse setor. Além de que a previsão de vendas é uma importante ferramenta gerencial. Desta forma, este artigo tem como objetivo ajustar um modelo de previsão da demanda, mais adequado à demanda de gasolina no estado do Espírito Santo, com base nos dados de consumo mensais do período de janeiro de 2000 à março de 2015. Para a realização deste estudo primeiramente foi apresentada a revisão bibliográfica dos principais tipos e técnicas de previsão de demanda. Posteriormente, empregaram-se técnicas quantitativas de previsão da demanda (média móvel, média exponencial móvel, equação linear para a tendência, ajustamento exponencial para a tendência, sazonalidade simples e sazonalidade com tendência), e por meio dos parâmetros referentes ao erro acumulado e Desvio Médio Absoluto (MAD), compararam-se os métodos, e foi possível identificar que as principais técnicas de previsão foram a Média Exponencial Móvel e o Ajustamento Exponencial para a Tendência.
id UTFPR-5_cb04efa52ece6d26e234eff9f2a8d4f7
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/3196
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling PREVISÃO DE DEMANDA NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTOG Produção; G Estratégica e OrganizacionalA previsão de demanda se tornou um dos principais fatores na gestão das empresas, revelando-se como uma alternativa estratégica para enfrentar as oscilações da demanda e, assim, evitar prejuízos. A indústria de petróleo possui grande importância para a economia nacional, contribuindo com a geração de empregos diretos e indiretos. Por isso, estudos sobre o consumo dos derivados combustíveis de petróleo auxiliam nas projeções e planejamentos desse setor. Além de que a previsão de vendas é uma importante ferramenta gerencial. Desta forma, este artigo tem como objetivo ajustar um modelo de previsão da demanda, mais adequado à demanda de gasolina no estado do Espírito Santo, com base nos dados de consumo mensais do período de janeiro de 2000 à março de 2015. Para a realização deste estudo primeiramente foi apresentada a revisão bibliográfica dos principais tipos e técnicas de previsão de demanda. Posteriormente, empregaram-se técnicas quantitativas de previsão da demanda (média móvel, média exponencial móvel, equação linear para a tendência, ajustamento exponencial para a tendência, sazonalidade simples e sazonalidade com tendência), e por meio dos parâmetros referentes ao erro acumulado e Desvio Médio Absoluto (MAD), compararam-se os métodos, e foi possível identificar que as principais técnicas de previsão foram a Média Exponencial Móvel e o Ajustamento Exponencial para a Tendência.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Perini, Noéle BissoliBertolde, Adelmo Inácio2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/319610.3895/gi.v12n1.3196Revista Gestão Industrial; v. 12, n. 1 (2016)1808-044810.3895/gi.v12n1reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3196/2578Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-31T19:51:59Zoai:periodicos.utfpr:article/3196Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2016-03-31T19:51:59Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv PREVISÃO DE DEMANDA NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
title PREVISÃO DE DEMANDA NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
spellingShingle PREVISÃO DE DEMANDA NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Perini, Noéle Bissoli
G Produção; G Estratégica e Organizacional
title_short PREVISÃO DE DEMANDA NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
title_full PREVISÃO DE DEMANDA NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
title_fullStr PREVISÃO DE DEMANDA NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
title_full_unstemmed PREVISÃO DE DEMANDA NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
title_sort PREVISÃO DE DEMANDA NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
author Perini, Noéle Bissoli
author_facet Perini, Noéle Bissoli
Bertolde, Adelmo Inácio
author_role author
author2 Bertolde, Adelmo Inácio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Perini, Noéle Bissoli
Bertolde, Adelmo Inácio
dc.subject.por.fl_str_mv G Produção; G Estratégica e Organizacional
topic G Produção; G Estratégica e Organizacional
description A previsão de demanda se tornou um dos principais fatores na gestão das empresas, revelando-se como uma alternativa estratégica para enfrentar as oscilações da demanda e, assim, evitar prejuízos. A indústria de petróleo possui grande importância para a economia nacional, contribuindo com a geração de empregos diretos e indiretos. Por isso, estudos sobre o consumo dos derivados combustíveis de petróleo auxiliam nas projeções e planejamentos desse setor. Além de que a previsão de vendas é uma importante ferramenta gerencial. Desta forma, este artigo tem como objetivo ajustar um modelo de previsão da demanda, mais adequado à demanda de gasolina no estado do Espírito Santo, com base nos dados de consumo mensais do período de janeiro de 2000 à março de 2015. Para a realização deste estudo primeiramente foi apresentada a revisão bibliográfica dos principais tipos e técnicas de previsão de demanda. Posteriormente, empregaram-se técnicas quantitativas de previsão da demanda (média móvel, média exponencial móvel, equação linear para a tendência, ajustamento exponencial para a tendência, sazonalidade simples e sazonalidade com tendência), e por meio dos parâmetros referentes ao erro acumulado e Desvio Médio Absoluto (MAD), compararam-se os métodos, e foi possível identificar que as principais técnicas de previsão foram a Média Exponencial Móvel e o Ajustamento Exponencial para a Tendência.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3196
10.3895/gi.v12n1.3196
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3196
identifier_str_mv 10.3895/gi.v12n1.3196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3196/2578
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 12, n. 1 (2016)
1808-0448
10.3895/gi.v12n1
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237644008914944