MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO ENXUTA: REVISÃO E ANÁLISE CRÍTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilar, Flora Magna do Monte
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Luciano Costa, Gohr, Cláudia Fabiana, Silva, Mateus Marcelino da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3225
Resumo: Um dos fatores críticos de sucesso para a manutenção da produção enxuta é o uso de métodos que permitam avaliar a evolução do sistema à medida que é implementado. No entanto, a produção científica sobre os métodos de avaliação ainda está numa fase inicial, carecendo de uma sistematização da literatura que permita gerar o estado da arte sobre o tema. Diante dessa necessidade, este artigo tem como principal objetivo fazer uma revisão da literatura sobre os métodos para avaliação da produção enxuta, de forma a sistematizar o conhecimento já publicado e identificar lacunas de pesquisa que possam guiar o desenvolvimento futuro do assunto. Para isso, foram adotados procedimentos de revisão sistemática para a busca e a análise dos artigos, restringindo o escopo na identificação de características úteis para o desenvolvimento de métodos de avaliação da produção enxuta. A pesquisa gerou um portfólio de 19 artigos, publicados entre os anos de 2002 e 2014. Os artigos selecionados apresentavam métodos de avaliação que foram analisados segundo quatro parâmetros: adequação ao sistema produtivo, avaliação ponderada de práticas, identificação de níveis de implementação e usabilidade. Os resultados demonstram, por um lado, que os métodos atuais apresentam procedimentos sofisticados que continuam evoluindo. Por outro lado, é possível observar que a adequação ao sistema produtivo e a avaliação sistêmica e ponderada das práticas ainda são requisitos negligenciados e que sinalizam o caminho para pesquisas futuras.
id UTFPR-5_cfdfb2a9fe42328bd44347e4ec3dc5f8
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/3225
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO ENXUTA: REVISÃO E ANÁLISE CRÍTICAGestão da ProduçãoUm dos fatores críticos de sucesso para a manutenção da produção enxuta é o uso de métodos que permitam avaliar a evolução do sistema à medida que é implementado. No entanto, a produção científica sobre os métodos de avaliação ainda está numa fase inicial, carecendo de uma sistematização da literatura que permita gerar o estado da arte sobre o tema. Diante dessa necessidade, este artigo tem como principal objetivo fazer uma revisão da literatura sobre os métodos para avaliação da produção enxuta, de forma a sistematizar o conhecimento já publicado e identificar lacunas de pesquisa que possam guiar o desenvolvimento futuro do assunto. Para isso, foram adotados procedimentos de revisão sistemática para a busca e a análise dos artigos, restringindo o escopo na identificação de características úteis para o desenvolvimento de métodos de avaliação da produção enxuta. A pesquisa gerou um portfólio de 19 artigos, publicados entre os anos de 2002 e 2014. Os artigos selecionados apresentavam métodos de avaliação que foram analisados segundo quatro parâmetros: adequação ao sistema produtivo, avaliação ponderada de práticas, identificação de níveis de implementação e usabilidade. Os resultados demonstram, por um lado, que os métodos atuais apresentam procedimentos sofisticados que continuam evoluindo. Por outro lado, é possível observar que a adequação ao sistema produtivo e a avaliação sistêmica e ponderada das práticas ainda são requisitos negligenciados e que sinalizam o caminho para pesquisas futuras.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqVilar, Flora Magna do MonteSantos, Luciano CostaGohr, Cláudia FabianaSilva, Mateus Marcelino da2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/322510.3895/gi.v12n1.3225Revista Gestão Industrial; v. 12, n. 1 (2016)1808-044810.3895/gi.v12n1reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3225/2579Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-31T19:51:58Zoai:periodicos.utfpr:article/3225Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2016-03-31T19:51:58Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO ENXUTA: REVISÃO E ANÁLISE CRÍTICA
title MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO ENXUTA: REVISÃO E ANÁLISE CRÍTICA
spellingShingle MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO ENXUTA: REVISÃO E ANÁLISE CRÍTICA
Vilar, Flora Magna do Monte
Gestão da Produção
title_short MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO ENXUTA: REVISÃO E ANÁLISE CRÍTICA
title_full MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO ENXUTA: REVISÃO E ANÁLISE CRÍTICA
title_fullStr MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO ENXUTA: REVISÃO E ANÁLISE CRÍTICA
title_full_unstemmed MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO ENXUTA: REVISÃO E ANÁLISE CRÍTICA
title_sort MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO ENXUTA: REVISÃO E ANÁLISE CRÍTICA
author Vilar, Flora Magna do Monte
author_facet Vilar, Flora Magna do Monte
Santos, Luciano Costa
Gohr, Cláudia Fabiana
Silva, Mateus Marcelino da
author_role author
author2 Santos, Luciano Costa
Gohr, Cláudia Fabiana
Silva, Mateus Marcelino da
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilar, Flora Magna do Monte
Santos, Luciano Costa
Gohr, Cláudia Fabiana
Silva, Mateus Marcelino da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da Produção
topic Gestão da Produção
description Um dos fatores críticos de sucesso para a manutenção da produção enxuta é o uso de métodos que permitam avaliar a evolução do sistema à medida que é implementado. No entanto, a produção científica sobre os métodos de avaliação ainda está numa fase inicial, carecendo de uma sistematização da literatura que permita gerar o estado da arte sobre o tema. Diante dessa necessidade, este artigo tem como principal objetivo fazer uma revisão da literatura sobre os métodos para avaliação da produção enxuta, de forma a sistematizar o conhecimento já publicado e identificar lacunas de pesquisa que possam guiar o desenvolvimento futuro do assunto. Para isso, foram adotados procedimentos de revisão sistemática para a busca e a análise dos artigos, restringindo o escopo na identificação de características úteis para o desenvolvimento de métodos de avaliação da produção enxuta. A pesquisa gerou um portfólio de 19 artigos, publicados entre os anos de 2002 e 2014. Os artigos selecionados apresentavam métodos de avaliação que foram analisados segundo quatro parâmetros: adequação ao sistema produtivo, avaliação ponderada de práticas, identificação de níveis de implementação e usabilidade. Os resultados demonstram, por um lado, que os métodos atuais apresentam procedimentos sofisticados que continuam evoluindo. Por outro lado, é possível observar que a adequação ao sistema produtivo e a avaliação sistêmica e ponderada das práticas ainda são requisitos negligenciados e que sinalizam o caminho para pesquisas futuras.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3225
10.3895/gi.v12n1.3225
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3225
identifier_str_mv 10.3895/gi.v12n1.3225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3225/2579
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 12, n. 1 (2016)
1808-0448
10.3895/gi.v12n1
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237644612894720