ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
DOI: | 10.3895/S1808-04482011000300011 |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/794 |
Resumo: | As empresas necessitam constantemente refletir sobre o tamanho de sua estrutura, ambiente de concorrência, diversificação de produtos e serviços, bem como, parcerias estratégicas, visando sua sustentabilidade no longo prazo. Dentre os vários ramos de atividade, a indústria calçadista é um dos que ao longo das últimas décadas encontra-se num alto nível de pressão competitiva. Por isto, o presente estudo tem por objetivo apresentar os modelos de integração vertical e as cadeias de valor de duas empresas de destaque no setor calçadista, para evidenciar suas diferenças e abordagens estratégicas. Como resultado, identifica-se que as mesmas estabeleceram estratégias diferentes para o desenvolvimento de suas cadeias produtivas e que cada uma utilizou sua competência para criar uma vantagem competitiva no mercado onde atuam, sendo ambas reconhecidas mediante a consolidação de suas marcas no mercado nacional e internacional. A essência da construção de suas cadeias de valor, esta relacionada às diferenças na atuação destas empresas, sendo que uma tem como característica grandes volumes de venda e tecnologia proprietária na confecção de calçados sintéticos e a outra a construção e a manutenção de uma grife de calçados femininos. Pode-se afirmar que a primeira possui um maior grau de integração e a segunda menor, porém ambas alcançam sucesso com essas abordagens. |
id |
UTFPR-5_d4509e9cad065d47460998c220fa3390 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/794 |
network_acronym_str |
UTFPR-5 |
network_name_str |
Revista Gestão Industrial |
spelling |
ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTAG Estratégica e OrganizacionalAs empresas necessitam constantemente refletir sobre o tamanho de sua estrutura, ambiente de concorrência, diversificação de produtos e serviços, bem como, parcerias estratégicas, visando sua sustentabilidade no longo prazo. Dentre os vários ramos de atividade, a indústria calçadista é um dos que ao longo das últimas décadas encontra-se num alto nível de pressão competitiva. Por isto, o presente estudo tem por objetivo apresentar os modelos de integração vertical e as cadeias de valor de duas empresas de destaque no setor calçadista, para evidenciar suas diferenças e abordagens estratégicas. Como resultado, identifica-se que as mesmas estabeleceram estratégias diferentes para o desenvolvimento de suas cadeias produtivas e que cada uma utilizou sua competência para criar uma vantagem competitiva no mercado onde atuam, sendo ambas reconhecidas mediante a consolidação de suas marcas no mercado nacional e internacional. A essência da construção de suas cadeias de valor, esta relacionada às diferenças na atuação destas empresas, sendo que uma tem como característica grandes volumes de venda e tecnologia proprietária na confecção de calçados sintéticos e a outra a construção e a manutenção de uma grife de calçados femininos. Pode-se afirmar que a primeira possui um maior grau de integração e a segunda menor, porém ambas alcançam sucesso com essas abordagens.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Schneider, Luiz CarlosDiehl, Carlos AlbertoHansen, Peter Bent2011-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/79410.3895/S1808-04482011000300011Revista Gestão Industrial; v. 7, n. 3 (2011)1808-044810.3895/S1808-044820110003reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/794/712https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/794/62Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2011-10-07T22:34:56Zoai:periodicos.utfpr:article/794Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2011-10-07T22:34:56Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA |
title |
ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA |
spellingShingle |
ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA Schneider, Luiz Carlos G Estratégica e Organizacional Schneider, Luiz Carlos G Estratégica e Organizacional |
title_short |
ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA |
title_full |
ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA |
title_fullStr |
ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA |
title_sort |
ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA |
author |
Schneider, Luiz Carlos |
author_facet |
Schneider, Luiz Carlos Schneider, Luiz Carlos Diehl, Carlos Alberto Hansen, Peter Bent Diehl, Carlos Alberto Hansen, Peter Bent |
author_role |
author |
author2 |
Diehl, Carlos Alberto Hansen, Peter Bent |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Luiz Carlos Diehl, Carlos Alberto Hansen, Peter Bent |
dc.subject.por.fl_str_mv |
G Estratégica e Organizacional |
topic |
G Estratégica e Organizacional |
description |
As empresas necessitam constantemente refletir sobre o tamanho de sua estrutura, ambiente de concorrência, diversificação de produtos e serviços, bem como, parcerias estratégicas, visando sua sustentabilidade no longo prazo. Dentre os vários ramos de atividade, a indústria calçadista é um dos que ao longo das últimas décadas encontra-se num alto nível de pressão competitiva. Por isto, o presente estudo tem por objetivo apresentar os modelos de integração vertical e as cadeias de valor de duas empresas de destaque no setor calçadista, para evidenciar suas diferenças e abordagens estratégicas. Como resultado, identifica-se que as mesmas estabeleceram estratégias diferentes para o desenvolvimento de suas cadeias produtivas e que cada uma utilizou sua competência para criar uma vantagem competitiva no mercado onde atuam, sendo ambas reconhecidas mediante a consolidação de suas marcas no mercado nacional e internacional. A essência da construção de suas cadeias de valor, esta relacionada às diferenças na atuação destas empresas, sendo que uma tem como característica grandes volumes de venda e tecnologia proprietária na confecção de calçados sintéticos e a outra a construção e a manutenção de uma grife de calçados femininos. Pode-se afirmar que a primeira possui um maior grau de integração e a segunda menor, porém ambas alcançam sucesso com essas abordagens. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/794 10.3895/S1808-04482011000300011 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/794 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1808-04482011000300011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/794/712 https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/794/62 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial; v. 7, n. 3 (2011) 1808-0448 10.3895/S1808-044820110003 reponame:Revista Gestão Industrial instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Gestão Industrial |
collection |
Revista Gestão Industrial |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistagi@utfpr.edu.br |
_version_ |
1822179253856239616 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.3895/S1808-04482011000300011 |