ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Diehl, Carlos Alberto, Hansen, Peter Bent
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
DOI: 10.3895/S1808-04482011000300011
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/794
Resumo: As empresas necessitam constantemente refletir sobre o tamanho de sua estrutura, ambiente de concorrência, diversificação de produtos e serviços, bem como, parcerias estratégicas, visando sua sustentabilidade no longo prazo. Dentre os vários ramos de atividade, a indústria calçadista é um dos que ao longo das últimas décadas encontra-se num alto nível de pressão competitiva. Por isto, o presente estudo tem por objetivo apresentar os modelos de integração vertical e as cadeias de valor de duas empresas de destaque no setor calçadista, para evidenciar suas diferenças e abordagens estratégicas. Como resultado, identifica-se que as mesmas estabeleceram estratégias diferentes para o desenvolvimento de suas cadeias produtivas e que cada uma utilizou sua competência para criar uma vantagem competitiva no mercado onde atuam, sendo ambas reconhecidas mediante a consolidação de suas marcas no mercado nacional e internacional. A essência da construção de suas cadeias de valor, esta relacionada às diferenças na atuação destas empresas, sendo que uma tem como característica grandes volumes de venda e tecnologia proprietária na confecção de calçados sintéticos e a outra a construção e a manutenção de uma grife de calçados femininos. Pode-se afirmar que a primeira possui um maior grau de integração e a segunda menor, porém ambas alcançam sucesso com essas abordagens.
id UTFPR-5_d4509e9cad065d47460998c220fa3390
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/794
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
spelling ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTAG Estratégica e OrganizacionalAs empresas necessitam constantemente refletir sobre o tamanho de sua estrutura, ambiente de concorrência, diversificação de produtos e serviços, bem como, parcerias estratégicas, visando sua sustentabilidade no longo prazo. Dentre os vários ramos de atividade, a indústria calçadista é um dos que ao longo das últimas décadas encontra-se num alto nível de pressão competitiva. Por isto, o presente estudo tem por objetivo apresentar os modelos de integração vertical e as cadeias de valor de duas empresas de destaque no setor calçadista, para evidenciar suas diferenças e abordagens estratégicas. Como resultado, identifica-se que as mesmas estabeleceram estratégias diferentes para o desenvolvimento de suas cadeias produtivas e que cada uma utilizou sua competência para criar uma vantagem competitiva no mercado onde atuam, sendo ambas reconhecidas mediante a consolidação de suas marcas no mercado nacional e internacional. A essência da construção de suas cadeias de valor, esta relacionada às diferenças na atuação destas empresas, sendo que uma tem como característica grandes volumes de venda e tecnologia proprietária na confecção de calçados sintéticos e a outra a construção e a manutenção de uma grife de calçados femininos. Pode-se afirmar que a primeira possui um maior grau de integração e a segunda menor, porém ambas alcançam sucesso com essas abordagens.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Schneider, Luiz CarlosDiehl, Carlos AlbertoHansen, Peter Bent2011-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/79410.3895/S1808-04482011000300011Revista Gestão Industrial; v. 7, n. 3 (2011)1808-044810.3895/S1808-044820110003reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/794/712https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/794/62Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2011-10-07T22:34:56Zoai:periodicos.utfpr:article/794Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2011-10-07T22:34:56Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA
title ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA
spellingShingle ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA
ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA
Schneider, Luiz Carlos
G Estratégica e Organizacional
Schneider, Luiz Carlos
G Estratégica e Organizacional
title_short ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA
title_full ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA
title_fullStr ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA
ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA
title_full_unstemmed ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA
ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA
title_sort ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR EM DUAS EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA
author Schneider, Luiz Carlos
author_facet Schneider, Luiz Carlos
Schneider, Luiz Carlos
Diehl, Carlos Alberto
Hansen, Peter Bent
Diehl, Carlos Alberto
Hansen, Peter Bent
author_role author
author2 Diehl, Carlos Alberto
Hansen, Peter Bent
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Luiz Carlos
Diehl, Carlos Alberto
Hansen, Peter Bent
dc.subject.por.fl_str_mv G Estratégica e Organizacional
topic G Estratégica e Organizacional
description As empresas necessitam constantemente refletir sobre o tamanho de sua estrutura, ambiente de concorrência, diversificação de produtos e serviços, bem como, parcerias estratégicas, visando sua sustentabilidade no longo prazo. Dentre os vários ramos de atividade, a indústria calçadista é um dos que ao longo das últimas décadas encontra-se num alto nível de pressão competitiva. Por isto, o presente estudo tem por objetivo apresentar os modelos de integração vertical e as cadeias de valor de duas empresas de destaque no setor calçadista, para evidenciar suas diferenças e abordagens estratégicas. Como resultado, identifica-se que as mesmas estabeleceram estratégias diferentes para o desenvolvimento de suas cadeias produtivas e que cada uma utilizou sua competência para criar uma vantagem competitiva no mercado onde atuam, sendo ambas reconhecidas mediante a consolidação de suas marcas no mercado nacional e internacional. A essência da construção de suas cadeias de valor, esta relacionada às diferenças na atuação destas empresas, sendo que uma tem como característica grandes volumes de venda e tecnologia proprietária na confecção de calçados sintéticos e a outra a construção e a manutenção de uma grife de calçados femininos. Pode-se afirmar que a primeira possui um maior grau de integração e a segunda menor, porém ambas alcançam sucesso com essas abordagens.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/794
10.3895/S1808-04482011000300011
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/794
identifier_str_mv 10.3895/S1808-04482011000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/794/712
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/794/62
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 7, n. 3 (2011)
1808-0448
10.3895/S1808-044820110003
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1822179253856239616
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.3895/S1808-04482011000300011