UMA NOVA ABORDAGEM HEURÍSTICA PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Thiago André
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Scarpin, Cassius Tadeu, Steiner, Maria Teresinha Arns
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/729
Resumo: Este trabalho apresenta uma nova abordagem heurística para a resolução do Problema do Roteamento de Veículos Capacitados (PRVC). O método emprega uma estratégia em dois estágios, que consiste primeiramente em agrupar os clientes de acordo com a demanda e, posteriormente, construir as rotas para os grupos formados. Para o primeiro estágio, desenvolveu-se uma heurística de ajuste para o algoritmo clássico de agrupamento proposto por Teitz e Bart (1968). No segundo estágio, as rotas iniciais são geradas pela heurística de inserção mais econômica e refinadas pelas heurísticas de melhoria 2-opt e 3-opt. A abordagem proposta foi testada para instâncias clássicas da literatura, e comparadas com o desempenho de procedimentos exatos e heurísticos existentes, produzindo resultados interessantes, tanto em termos de eficácia quanto de eficiência.
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