UMA NOVA ABORDAGEM HEURÍSTICA PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/729 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma nova abordagem heurística para a resolução do Problema do Roteamento de Veículos Capacitados (PRVC). O método emprega uma estratégia em dois estágios, que consiste primeiramente em agrupar os clientes de acordo com a demanda e, posteriormente, construir as rotas para os grupos formados. Para o primeiro estágio, desenvolveu-se uma heurística de ajuste para o algoritmo clássico de agrupamento proposto por Teitz e Bart (1968). No segundo estágio, as rotas iniciais são geradas pela heurística de inserção mais econômica e refinadas pelas heurísticas de melhoria 2-opt e 3-opt. A abordagem proposta foi testada para instâncias clássicas da literatura, e comparadas com o desempenho de procedimentos exatos e heurísticos existentes, produzindo resultados interessantes, tanto em termos de eficácia quanto de eficiência. |
id |
UTFPR-5_e175a8afe9c35b18890d374abd27788d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/729 |
network_acronym_str |
UTFPR-5 |
network_name_str |
Revista Gestão Industrial |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA NOVA ABORDAGEM HEURÍSTICA PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOSPes OpEste trabalho apresenta uma nova abordagem heurística para a resolução do Problema do Roteamento de Veículos Capacitados (PRVC). O método emprega uma estratégia em dois estágios, que consiste primeiramente em agrupar os clientes de acordo com a demanda e, posteriormente, construir as rotas para os grupos formados. Para o primeiro estágio, desenvolveu-se uma heurística de ajuste para o algoritmo clássico de agrupamento proposto por Teitz e Bart (1968). No segundo estágio, as rotas iniciais são geradas pela heurística de inserção mais econômica e refinadas pelas heurísticas de melhoria 2-opt e 3-opt. A abordagem proposta foi testada para instâncias clássicas da literatura, e comparadas com o desempenho de procedimentos exatos e heurísticos existentes, produzindo resultados interessantes, tanto em termos de eficácia quanto de eficiência.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoGuimarães, Thiago AndréScarpin, Cassius TadeuSteiner, Maria Teresinha Arns2011-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/72910.3895/S1808-04482011000300007Revista Gestão Industrial; v. 7, n. 3 (2011)1808-044810.3895/S1808-044820110003reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/729/708Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2011-10-07T22:34:55Zoai:periodicos.utfpr:article/729Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2011-10-07T22:34:55Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA NOVA ABORDAGEM HEURÍSTICA PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOS |
title |
UMA NOVA ABORDAGEM HEURÍSTICA PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOS |
spellingShingle |
UMA NOVA ABORDAGEM HEURÍSTICA PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOS Guimarães, Thiago André Pes Op |
title_short |
UMA NOVA ABORDAGEM HEURÍSTICA PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOS |
title_full |
UMA NOVA ABORDAGEM HEURÍSTICA PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOS |
title_fullStr |
UMA NOVA ABORDAGEM HEURÍSTICA PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOS |
title_full_unstemmed |
UMA NOVA ABORDAGEM HEURÍSTICA PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOS |
title_sort |
UMA NOVA ABORDAGEM HEURÍSTICA PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOS |
author |
Guimarães, Thiago André |
author_facet |
Guimarães, Thiago André Scarpin, Cassius Tadeu Steiner, Maria Teresinha Arns |
author_role |
author |
author2 |
Scarpin, Cassius Tadeu Steiner, Maria Teresinha Arns |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Thiago André Scarpin, Cassius Tadeu Steiner, Maria Teresinha Arns |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pes Op |
topic |
Pes Op |
description |
Este trabalho apresenta uma nova abordagem heurística para a resolução do Problema do Roteamento de Veículos Capacitados (PRVC). O método emprega uma estratégia em dois estágios, que consiste primeiramente em agrupar os clientes de acordo com a demanda e, posteriormente, construir as rotas para os grupos formados. Para o primeiro estágio, desenvolveu-se uma heurística de ajuste para o algoritmo clássico de agrupamento proposto por Teitz e Bart (1968). No segundo estágio, as rotas iniciais são geradas pela heurística de inserção mais econômica e refinadas pelas heurísticas de melhoria 2-opt e 3-opt. A abordagem proposta foi testada para instâncias clássicas da literatura, e comparadas com o desempenho de procedimentos exatos e heurísticos existentes, produzindo resultados interessantes, tanto em termos de eficácia quanto de eficiência. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/729 10.3895/S1808-04482011000300007 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/729 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1808-04482011000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/729/708 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial; v. 7, n. 3 (2011) 1808-0448 10.3895/S1808-044820110003 reponame:Revista Gestão Industrial instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Gestão Industrial |
collection |
Revista Gestão Industrial |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistagi@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237645083705344 |