METODOLOGIAS PROSPECTIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO AUTO-REGRESSIVO PARA PREVISÃO DE DEMANDA NUMA INDÚSTRIA DE PLÁSTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Márcio Botelho da Fonseca
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silva, Luiz Bueno da, Gomes, Ildo Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/291
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar duas metodologias prospectivas e suas principais aplicações. Primeiro, apresenta-se o Método DELPHI, utilizado especialmente na elaboração de políticas de inovação e em ações de gestão nos níveis macro, de governo, meso, de Instituições de Ensino e Pesquisa, e micro, de empresas, num horizonte de planejamento a longo termo. Segundo, após uma breve explanação sobre séries temporais, desenvolve-se um modelo auto-regressivo para previsão de demanda de uma indústria de plástico da Paraíba. Concluindo, avaliou-se que o modelo auto-regressivo de segunda ordem era o mais ajustado à série de dados da empresa e verificou-se ainda que a previsão de vendas, embora oscilando fortemente ao longo do tempo, estimou valores próximos à demanda real, indicando a utilidade da Metodologia de Box-Jenkins para previsões de curto prazo. Para um horizonte de planejamento em longo prazo, recomenda-se a utilização do método DELPHI.
id UTFPR-5_ea63b71720a9f267430cda4c7bed631a
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/291
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling METODOLOGIAS PROSPECTIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO AUTO-REGRESSIVO PARA PREVISÃO DE DEMANDA NUMA INDÚSTRIA DE PLÁSTICOEste artigo tem como objetivo apresentar duas metodologias prospectivas e suas principais aplicações. Primeiro, apresenta-se o Método DELPHI, utilizado especialmente na elaboração de políticas de inovação e em ações de gestão nos níveis macro, de governo, meso, de Instituições de Ensino e Pesquisa, e micro, de empresas, num horizonte de planejamento a longo termo. Segundo, após uma breve explanação sobre séries temporais, desenvolve-se um modelo auto-regressivo para previsão de demanda de uma indústria de plástico da Paraíba. Concluindo, avaliou-se que o modelo auto-regressivo de segunda ordem era o mais ajustado à série de dados da empresa e verificou-se ainda que a previsão de vendas, embora oscilando fortemente ao longo do tempo, estimou valores próximos à demanda real, indicando a utilidade da Metodologia de Box-Jenkins para previsões de curto prazo. Para um horizonte de planejamento em longo prazo, recomenda-se a utilização do método DELPHI.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lima, Márcio Botelho da FonsecaSilva, Luiz Bueno daGomes, Ildo Fernandes2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/29110.3895/S1808-04482009000100005Revista Gestão Industrial; v. 5, n. 1 (2009)1808-044810.3895/S1808-044820090001reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/291/327Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2009-03-27T20:14:16Zoai:periodicos.utfpr:article/291Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2009-03-27T20:14:16Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS PROSPECTIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO AUTO-REGRESSIVO PARA PREVISÃO DE DEMANDA NUMA INDÚSTRIA DE PLÁSTICO
title METODOLOGIAS PROSPECTIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO AUTO-REGRESSIVO PARA PREVISÃO DE DEMANDA NUMA INDÚSTRIA DE PLÁSTICO
spellingShingle METODOLOGIAS PROSPECTIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO AUTO-REGRESSIVO PARA PREVISÃO DE DEMANDA NUMA INDÚSTRIA DE PLÁSTICO
Lima, Márcio Botelho da Fonseca
title_short METODOLOGIAS PROSPECTIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO AUTO-REGRESSIVO PARA PREVISÃO DE DEMANDA NUMA INDÚSTRIA DE PLÁSTICO
title_full METODOLOGIAS PROSPECTIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO AUTO-REGRESSIVO PARA PREVISÃO DE DEMANDA NUMA INDÚSTRIA DE PLÁSTICO
title_fullStr METODOLOGIAS PROSPECTIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO AUTO-REGRESSIVO PARA PREVISÃO DE DEMANDA NUMA INDÚSTRIA DE PLÁSTICO
title_full_unstemmed METODOLOGIAS PROSPECTIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO AUTO-REGRESSIVO PARA PREVISÃO DE DEMANDA NUMA INDÚSTRIA DE PLÁSTICO
title_sort METODOLOGIAS PROSPECTIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO AUTO-REGRESSIVO PARA PREVISÃO DE DEMANDA NUMA INDÚSTRIA DE PLÁSTICO
author Lima, Márcio Botelho da Fonseca
author_facet Lima, Márcio Botelho da Fonseca
Silva, Luiz Bueno da
Gomes, Ildo Fernandes
author_role author
author2 Silva, Luiz Bueno da
Gomes, Ildo Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Márcio Botelho da Fonseca
Silva, Luiz Bueno da
Gomes, Ildo Fernandes
description Este artigo tem como objetivo apresentar duas metodologias prospectivas e suas principais aplicações. Primeiro, apresenta-se o Método DELPHI, utilizado especialmente na elaboração de políticas de inovação e em ações de gestão nos níveis macro, de governo, meso, de Instituições de Ensino e Pesquisa, e micro, de empresas, num horizonte de planejamento a longo termo. Segundo, após uma breve explanação sobre séries temporais, desenvolve-se um modelo auto-regressivo para previsão de demanda de uma indústria de plástico da Paraíba. Concluindo, avaliou-se que o modelo auto-regressivo de segunda ordem era o mais ajustado à série de dados da empresa e verificou-se ainda que a previsão de vendas, embora oscilando fortemente ao longo do tempo, estimou valores próximos à demanda real, indicando a utilidade da Metodologia de Box-Jenkins para previsões de curto prazo. Para um horizonte de planejamento em longo prazo, recomenda-se a utilização do método DELPHI.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/291
10.3895/S1808-04482009000100005
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/291
identifier_str_mv 10.3895/S1808-04482009000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/291/327
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 5, n. 1 (2009)
1808-0448
10.3895/S1808-044820090001
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237645072171008