ELEMENTOS PRELIMINARES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/430 |
Resumo: | O conhecimento é, atualmente, um fator imprescindível para a sobrevivência e sucesso das organizações. Pesquisadores têm desenvolvido estudos que resultam na elaboração de conceitos, sistemas e modelos de Gestão de Conhecimento que agregam valor aos produtos e serviços oferecidos, bem como em aumentar a eficiência das organizações, tornando-as mais competitivas. Este artigo, realizado a partir de uma pesquisa de natureza exploratória, introduz a definição de Gestão do Conhecimento e pretende identificar indícios que revelem a existência de elementos que fazem parte do processo de Gestão de Conhecimento e colaborem para a melhoria da qualidade de ensino e aumento de produtividade. Também propõe investigar as características de alguns modelos de Gestão de Conhecimento no contexto acadêmico e suas peculiaridades, fazer uma análise comparativa entre alguns deles, assim como originar uma perspectiva que contribua para a criação de um novo modelo de Gestão de Conhecimento para Instituições de Ensino Superior. |
id |
UTFPR-5_f0878bc4523c7c5b49a27953b6de4943 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/430 |
network_acronym_str |
UTFPR-5 |
network_name_str |
Revista Gestão Industrial |
repository_id_str |
|
spelling |
ELEMENTOS PRELIMINARES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORO conhecimento é, atualmente, um fator imprescindível para a sobrevivência e sucesso das organizações. Pesquisadores têm desenvolvido estudos que resultam na elaboração de conceitos, sistemas e modelos de Gestão de Conhecimento que agregam valor aos produtos e serviços oferecidos, bem como em aumentar a eficiência das organizações, tornando-as mais competitivas. Este artigo, realizado a partir de uma pesquisa de natureza exploratória, introduz a definição de Gestão do Conhecimento e pretende identificar indícios que revelem a existência de elementos que fazem parte do processo de Gestão de Conhecimento e colaborem para a melhoria da qualidade de ensino e aumento de produtividade. Também propõe investigar as características de alguns modelos de Gestão de Conhecimento no contexto acadêmico e suas peculiaridades, fazer uma análise comparativa entre alguns deles, assim como originar uma perspectiva que contribua para a criação de um novo modelo de Gestão de Conhecimento para Instituições de Ensino Superior.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Cajueiro, Sra Joyce GomesSicsú, Abraham BenzaquemRibeiro, Ana Regina Bezerra2009-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/43010.3895/S1808-04482009000300012Revista Gestão Industrial; v. 5, n. 3 (2009)1808-044810.3895/S1808-044820090003reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/430/318Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2009-09-30T18:29:09Zoai:periodicos.utfpr:article/430Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2009-09-30T18:29:09Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ELEMENTOS PRELIMINARES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title |
ELEMENTOS PRELIMINARES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
ELEMENTOS PRELIMINARES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Cajueiro, Sra Joyce Gomes |
title_short |
ELEMENTOS PRELIMINARES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title_full |
ELEMENTOS PRELIMINARES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
ELEMENTOS PRELIMINARES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
ELEMENTOS PRELIMINARES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
ELEMENTOS PRELIMINARES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
author |
Cajueiro, Sra Joyce Gomes |
author_facet |
Cajueiro, Sra Joyce Gomes Sicsú, Abraham Benzaquem Ribeiro, Ana Regina Bezerra |
author_role |
author |
author2 |
Sicsú, Abraham Benzaquem Ribeiro, Ana Regina Bezerra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cajueiro, Sra Joyce Gomes Sicsú, Abraham Benzaquem Ribeiro, Ana Regina Bezerra |
description |
O conhecimento é, atualmente, um fator imprescindível para a sobrevivência e sucesso das organizações. Pesquisadores têm desenvolvido estudos que resultam na elaboração de conceitos, sistemas e modelos de Gestão de Conhecimento que agregam valor aos produtos e serviços oferecidos, bem como em aumentar a eficiência das organizações, tornando-as mais competitivas. Este artigo, realizado a partir de uma pesquisa de natureza exploratória, introduz a definição de Gestão do Conhecimento e pretende identificar indícios que revelem a existência de elementos que fazem parte do processo de Gestão de Conhecimento e colaborem para a melhoria da qualidade de ensino e aumento de produtividade. Também propõe investigar as características de alguns modelos de Gestão de Conhecimento no contexto acadêmico e suas peculiaridades, fazer uma análise comparativa entre alguns deles, assim como originar uma perspectiva que contribua para a criação de um novo modelo de Gestão de Conhecimento para Instituições de Ensino Superior. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/430 10.3895/S1808-04482009000300012 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/430 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1808-04482009000300012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/430/318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial; v. 5, n. 3 (2009) 1808-0448 10.3895/S1808-044820090003 reponame:Revista Gestão Industrial instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Gestão Industrial |
collection |
Revista Gestão Industrial |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistagi@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237642699243520 |