ELEMENTOS PRELIMINARES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cajueiro, Sra Joyce Gomes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Sicsú, Abraham Benzaquem, Ribeiro, Ana Regina Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/430
Resumo: O conhecimento é, atualmente, um fator imprescindível para a sobrevivência e sucesso das organizações. Pesquisadores têm desenvolvido estudos que resultam na elaboração de conceitos, sistemas e modelos de Gestão de Conhecimento que agregam valor aos produtos e serviços oferecidos, bem como em aumentar a eficiência das organizações, tornando-as mais competitivas. Este artigo, realizado a partir de uma pesquisa de natureza exploratória, introduz a definição de Gestão do Conhecimento e pretende identificar indícios que revelem a existência de elementos que fazem parte do processo de Gestão de Conhecimento e colaborem para a melhoria da qualidade de ensino e aumento de produtividade. Também propõe investigar as características de alguns modelos de Gestão de Conhecimento no contexto acadêmico e suas peculiaridades, fazer uma análise comparativa entre alguns deles, assim como originar uma perspectiva que contribua para a criação de um novo modelo de Gestão de Conhecimento para Instituições de Ensino Superior.
id UTFPR-5_f0878bc4523c7c5b49a27953b6de4943
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/430
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling ELEMENTOS PRELIMINARES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORO conhecimento é, atualmente, um fator imprescindível para a sobrevivência e sucesso das organizações. Pesquisadores têm desenvolvido estudos que resultam na elaboração de conceitos, sistemas e modelos de Gestão de Conhecimento que agregam valor aos produtos e serviços oferecidos, bem como em aumentar a eficiência das organizações, tornando-as mais competitivas. Este artigo, realizado a partir de uma pesquisa de natureza exploratória, introduz a definição de Gestão do Conhecimento e pretende identificar indícios que revelem a existência de elementos que fazem parte do processo de Gestão de Conhecimento e colaborem para a melhoria da qualidade de ensino e aumento de produtividade. Também propõe investigar as características de alguns modelos de Gestão de Conhecimento no contexto acadêmico e suas peculiaridades, fazer uma análise comparativa entre alguns deles, assim como originar uma perspectiva que contribua para a criação de um novo modelo de Gestão de Conhecimento para Instituições de Ensino Superior.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Cajueiro, Sra Joyce GomesSicsú, Abraham BenzaquemRibeiro, Ana Regina Bezerra2009-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/43010.3895/S1808-04482009000300012Revista Gestão Industrial; v. 5, n. 3 (2009)1808-044810.3895/S1808-044820090003reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/430/318Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2009-09-30T18:29:09Zoai:periodicos.utfpr:article/430Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2009-09-30T18:29:09Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ELEMENTOS PRELIMINARES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title ELEMENTOS PRELIMINARES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle ELEMENTOS PRELIMINARES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Cajueiro, Sra Joyce Gomes
title_short ELEMENTOS PRELIMINARES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full ELEMENTOS PRELIMINARES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr ELEMENTOS PRELIMINARES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed ELEMENTOS PRELIMINARES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_sort ELEMENTOS PRELIMINARES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
author Cajueiro, Sra Joyce Gomes
author_facet Cajueiro, Sra Joyce Gomes
Sicsú, Abraham Benzaquem
Ribeiro, Ana Regina Bezerra
author_role author
author2 Sicsú, Abraham Benzaquem
Ribeiro, Ana Regina Bezerra
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cajueiro, Sra Joyce Gomes
Sicsú, Abraham Benzaquem
Ribeiro, Ana Regina Bezerra
description O conhecimento é, atualmente, um fator imprescindível para a sobrevivência e sucesso das organizações. Pesquisadores têm desenvolvido estudos que resultam na elaboração de conceitos, sistemas e modelos de Gestão de Conhecimento que agregam valor aos produtos e serviços oferecidos, bem como em aumentar a eficiência das organizações, tornando-as mais competitivas. Este artigo, realizado a partir de uma pesquisa de natureza exploratória, introduz a definição de Gestão do Conhecimento e pretende identificar indícios que revelem a existência de elementos que fazem parte do processo de Gestão de Conhecimento e colaborem para a melhoria da qualidade de ensino e aumento de produtividade. Também propõe investigar as características de alguns modelos de Gestão de Conhecimento no contexto acadêmico e suas peculiaridades, fazer uma análise comparativa entre alguns deles, assim como originar uma perspectiva que contribua para a criação de um novo modelo de Gestão de Conhecimento para Instituições de Ensino Superior.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/430
10.3895/S1808-04482009000300012
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/430
identifier_str_mv 10.3895/S1808-04482009000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/430/318
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 5, n. 3 (2009)
1808-0448
10.3895/S1808-044820090003
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237642699243520