APLICAÇÃO DA TEORIA DAS OPÇÕES REAIS NA VALORAÇÃO DE UMA PATENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Leonardo Henrique Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: da Silva, Alexandre Stamford, Barros Júnior, José Pontes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/589
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo focar a Teoria das Opções Reais (TOR) aplicada à análise de investimentos em patentes, uma vez que ela configura-se como um método mais dinâmico para valoração de ativos reais, apresentando a capacidade de unificar estratégias e finanças, pois permite a ponderação em relação às opções inerentes ao processo decisório bem como adaptabilidade em relação às mudanças empresariais. Procurar-se-á prover uma evidência empírica através da aplicação desta metodologia na avaliação de uma patente, para tanto será utilizado o modelo do valor presente líquido expandido, pois ele evidencia as oportunidades de crescimento e as flexibilidades gerenciais inerentes a qualquer empreendimento. Destaca-se que para mensuração das flexibilidades gerenciais será empregado o modelo matemático de Black-Scholes (1973). Por fim, conclui-se que a valoração de uma patente fundamentada na TOR, embora complexa, deve ser utilizada como uma metodologia promissora por permitir aos gestores uma contribuição mais realista na tomada de decisões estratégicas. O produto final deste trabalho, ou seja, o valor da patente derivado da aplicação da TOR, permitiu iniciar rodadas de negociações entre a UFPE e diversos atores econômicos o que culminou na assinatura de um acordo de cooperação onde a patente foi licenciada para uma empresa brasileira que requereu os direitos nos Estados Unidos, Japão e União Europeia.
id UTFPR-5_fef45d8804c1697841baf7791e3b7c08
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/589
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling APLICAÇÃO DA TEORIA DAS OPÇÕES REAIS NA VALORAÇÃO DE UMA PATENTEO presente trabalho tem por objetivo focar a Teoria das Opções Reais (TOR) aplicada à análise de investimentos em patentes, uma vez que ela configura-se como um método mais dinâmico para valoração de ativos reais, apresentando a capacidade de unificar estratégias e finanças, pois permite a ponderação em relação às opções inerentes ao processo decisório bem como adaptabilidade em relação às mudanças empresariais. Procurar-se-á prover uma evidência empírica através da aplicação desta metodologia na avaliação de uma patente, para tanto será utilizado o modelo do valor presente líquido expandido, pois ele evidencia as oportunidades de crescimento e as flexibilidades gerenciais inerentes a qualquer empreendimento. Destaca-se que para mensuração das flexibilidades gerenciais será empregado o modelo matemático de Black-Scholes (1973). Por fim, conclui-se que a valoração de uma patente fundamentada na TOR, embora complexa, deve ser utilizada como uma metodologia promissora por permitir aos gestores uma contribuição mais realista na tomada de decisões estratégicas. O produto final deste trabalho, ou seja, o valor da patente derivado da aplicação da TOR, permitiu iniciar rodadas de negociações entre a UFPE e diversos atores econômicos o que culminou na assinatura de um acordo de cooperação onde a patente foi licenciada para uma empresa brasileira que requereu os direitos nos Estados Unidos, Japão e União Europeia.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fernandes, Leonardo Henrique Silvada Silva, Alexandre StamfordBarros Júnior, José Pontes de2011-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/58910.3895/S1808-04482011000200006Revista Gestão Industrial; v. 7, n. 2 (2011)1808-044810.3895/S1808-044820110002reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/589/681Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2011-07-14T23:57:48Zoai:periodicos.utfpr:article/589Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2011-07-14T23:57:48Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv APLICAÇÃO DA TEORIA DAS OPÇÕES REAIS NA VALORAÇÃO DE UMA PATENTE
title APLICAÇÃO DA TEORIA DAS OPÇÕES REAIS NA VALORAÇÃO DE UMA PATENTE
spellingShingle APLICAÇÃO DA TEORIA DAS OPÇÕES REAIS NA VALORAÇÃO DE UMA PATENTE
Fernandes, Leonardo Henrique Silva
title_short APLICAÇÃO DA TEORIA DAS OPÇÕES REAIS NA VALORAÇÃO DE UMA PATENTE
title_full APLICAÇÃO DA TEORIA DAS OPÇÕES REAIS NA VALORAÇÃO DE UMA PATENTE
title_fullStr APLICAÇÃO DA TEORIA DAS OPÇÕES REAIS NA VALORAÇÃO DE UMA PATENTE
title_full_unstemmed APLICAÇÃO DA TEORIA DAS OPÇÕES REAIS NA VALORAÇÃO DE UMA PATENTE
title_sort APLICAÇÃO DA TEORIA DAS OPÇÕES REAIS NA VALORAÇÃO DE UMA PATENTE
author Fernandes, Leonardo Henrique Silva
author_facet Fernandes, Leonardo Henrique Silva
da Silva, Alexandre Stamford
Barros Júnior, José Pontes de
author_role author
author2 da Silva, Alexandre Stamford
Barros Júnior, José Pontes de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Leonardo Henrique Silva
da Silva, Alexandre Stamford
Barros Júnior, José Pontes de
dc.subject.none.fl_str_mv
description O presente trabalho tem por objetivo focar a Teoria das Opções Reais (TOR) aplicada à análise de investimentos em patentes, uma vez que ela configura-se como um método mais dinâmico para valoração de ativos reais, apresentando a capacidade de unificar estratégias e finanças, pois permite a ponderação em relação às opções inerentes ao processo decisório bem como adaptabilidade em relação às mudanças empresariais. Procurar-se-á prover uma evidência empírica através da aplicação desta metodologia na avaliação de uma patente, para tanto será utilizado o modelo do valor presente líquido expandido, pois ele evidencia as oportunidades de crescimento e as flexibilidades gerenciais inerentes a qualquer empreendimento. Destaca-se que para mensuração das flexibilidades gerenciais será empregado o modelo matemático de Black-Scholes (1973). Por fim, conclui-se que a valoração de uma patente fundamentada na TOR, embora complexa, deve ser utilizada como uma metodologia promissora por permitir aos gestores uma contribuição mais realista na tomada de decisões estratégicas. O produto final deste trabalho, ou seja, o valor da patente derivado da aplicação da TOR, permitiu iniciar rodadas de negociações entre a UFPE e diversos atores econômicos o que culminou na assinatura de um acordo de cooperação onde a patente foi licenciada para uma empresa brasileira que requereu os direitos nos Estados Unidos, Japão e União Europeia.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/589
10.3895/S1808-04482011000200006
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/589
identifier_str_mv 10.3895/S1808-04482011000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/589/681
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 7, n. 2 (2011)
1808-0448
10.3895/S1808-044820110002
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237644568854528