Investimentos em educação no Brasil: uma exploração panorâmica acerca de políticas públicas
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13282 |
Resumo: | No cenário de déficit fiscal no Brasil, nos últimos anos, sucessivas gestões vêm adotando medidas de austeridade fiscal em despesas na União, especialmente na área da educação – com destaque especial para a EC 95 de 2016, que estabeleceu o Novo Regime Fiscal. Essa pesquisa, de caráter exploratório, objetiva caracterizar panoramicamente os investimentos em educação no Brasil ao longo dos últimos anos, à luz da discussão de políticas públicas para desenvolvimento. As medidas adotadas nos últimos anos conduzem a uma polêmica discussão, que devem considerar o contexto econômico. Considerou-se que a questão vai além da discussão da assertividade ou não da estratégia, exigindo mais profundidade de discussão. Observou-se que não é suficiente a simples dedicação de mais recursos para a área, em tentativa de superar a problemática existente. Nesse sentido, a operacionalização financeira da pasta demanda observação qualitativa e não meramente quantitativa. |
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Investimentos em educação no Brasil: uma exploração panorâmica acerca de políticas públicas6.05.00.00-0 Planejamento Urbano e Regional e 6.05.03.00-9 Serviços Urbanos e RegionaisEducação; Políticas Públicas; Orçamento da União; Investimentos; DesenvolvimentoNo cenário de déficit fiscal no Brasil, nos últimos anos, sucessivas gestões vêm adotando medidas de austeridade fiscal em despesas na União, especialmente na área da educação – com destaque especial para a EC 95 de 2016, que estabeleceu o Novo Regime Fiscal. Essa pesquisa, de caráter exploratório, objetiva caracterizar panoramicamente os investimentos em educação no Brasil ao longo dos últimos anos, à luz da discussão de políticas públicas para desenvolvimento. As medidas adotadas nos últimos anos conduzem a uma polêmica discussão, que devem considerar o contexto econômico. Considerou-se que a questão vai além da discussão da assertividade ou não da estratégia, exigindo mais profundidade de discussão. Observou-se que não é suficiente a simples dedicação de mais recursos para a área, em tentativa de superar a problemática existente. Nesse sentido, a operacionalização financeira da pasta demanda observação qualitativa e não meramente quantitativa.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Gomes da Costa, LeonardoAndruski Guimarães, InácioMaynardes Dallabona Fariniuk, Tharsila2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1328210.3895/rts.v17n48.13282Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 301-314Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 301-3141984-35261809-004410.3895/rts.v17n48reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13282/8407Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-01T11:00:13Zoai:periodicos.utfpr:article/13282Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2021-07-01T11:00:13Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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