O ensino profissionalizante na sociedade moderna industrial: um olhar histórico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2530 |
Resumo: | Este artigo pretende retratar historicamente, determinadas experiências de ensinos profissionais ao longo da formação da sociedade moderna, descrevendo suas características na relação educação, trabalho e sociedade. O objetivo central é apontar em recortes específicos de educação profissional, a existência de algo em comum ocasionado pela herança pós Revolução Industrial: a manutenção e reprodução das relações de classes e do sistema capitalista vigente, privilegiando uma minoria nos aspectos políticos, sociais e econômicos e, consequentemente, excluindo uma maioria das esferas descritas. A escrita se baseará numa metodologia histórica processual, partindo do ensino profissional francês do século XIX, percorrendo por outros recortes específicos até chegar à Lei n. 5.692/71. Como resultado tem se a idéia de que o ensino profissional foi utilizado para garantir o funcionamento da estrutura social capitalista, baseado numa sociedade exploratória e desigual. |
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