Eletrificação em assentamentos da reforma agrária: um cenário possível para a adequação sociotécnica
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9774 |
Resumo: | Este artigo apresenta o estudo de caso da elaboração e realização do curso de extensão “Formação Crítica em Sistemas Técnicos de Energia – Introdução”, feito em parceria entre o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) e o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). Primeiro, partindo de uma análise ampla da questão energética, apresenta a visão histórica da eletrificação rural no Brasil e contextualiza como é o acesso a este recurso nos assentamentos. Após, traz contribuições dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia para apontar a Adequação Sociotécnica (AST) como alternativa para desenvolver um trabalho técnico coerente com a inclusão social. Em seguida, apresenta uma breve descrição e análise da experiência do curso, na qual se identificam algumas possibilidades e limites de adequação. Por fim, propõe algumas reflexões para a eletrificação nos assentamentos dentro do cenário atual. |
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Eletrificação em assentamentos da reforma agrária: um cenário possível para a adequação sociotécnica5.00.00.00-4Ciências Agrárias; 5.03.05.00-0Energização RuralEletrificação Rural; Reforma Agraria; Adequação SociotécnicaEste artigo apresenta o estudo de caso da elaboração e realização do curso de extensão “Formação Crítica em Sistemas Técnicos de Energia – Introdução”, feito em parceria entre o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) e o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). Primeiro, partindo de uma análise ampla da questão energética, apresenta a visão histórica da eletrificação rural no Brasil e contextualiza como é o acesso a este recurso nos assentamentos. Após, traz contribuições dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia para apontar a Adequação Sociotécnica (AST) como alternativa para desenvolver um trabalho técnico coerente com a inclusão social. Em seguida, apresenta uma breve descrição e análise da experiência do curso, na qual se identificam algumas possibilidades e limites de adequação. Por fim, propõe algumas reflexões para a eletrificação nos assentamentos dentro do cenário atual.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ravelo Franco, Nelson AndrésAlvear, Celso Alexandre Souza de2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/977410.3895/rts.v15n37.9774Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 37 (2019)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 37 (2019)1984-35261809-004410.3895/rts.v15n37reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9774/6451Direitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T19:36:32Zoai:periodicos.utfpr:article/9774Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2019-08-29T19:36:32Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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