Investigando o caráter situado do conhecimento: reflexões sobre epistemologias feministas e educação científica e tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2483 |
Resumo: | O afastamento histórico entre razão e emoção apartou os sujeitos feminino e masculino, construindo uma noção de objetividade que também isola em campos opostos a racionalidade científica e o compromisso social e emocional. Essa dicotomia tem alheado o gênero da construção do conhecimento científico, no que também colabora para um entendimento pouco crítico da relação entre a ciência, a tecnologia e a sociedade, tendendo a uma compreensão ingênua de que essas atividades são realizadas por um sujeito pretensamente neutro. Epistemologias feministas lançam olhares distintos sobre esses e outros aspectos, nem sempre se conciliam, há conflitos, semelhanças. Tentamos, a partir de alguns desses olhares, empreender uma análise a caminho de um conhecimento que é produto da interação entre sujeito e objeto do conhecimento - e ponto de partida para a possibilidade de uma dialogicidade. Em nossa leitura também verificamos algumas implicações da visão tradicional de ciência e tecnologia sobre a noção de objetividade e refletimos a respeito da mulher como um sujeito histórico e socialmente situado e a contribuição desse olhar para uma educação transformadora. Afinal, por que as decisões que levam em conta o caráter social e categorias como o gênero devem ser tomadas necessariamente como irracionais e não objetivas? |
id |
UTFPR-6_4410b828e61cce7d41bc507937b002ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2483 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigando o caráter situado do conhecimento: reflexões sobre epistemologias feministas e educação científica e tecnológicaO afastamento histórico entre razão e emoção apartou os sujeitos feminino e masculino, construindo uma noção de objetividade que também isola em campos opostos a racionalidade científica e o compromisso social e emocional. Essa dicotomia tem alheado o gênero da construção do conhecimento científico, no que também colabora para um entendimento pouco crítico da relação entre a ciência, a tecnologia e a sociedade, tendendo a uma compreensão ingênua de que essas atividades são realizadas por um sujeito pretensamente neutro. Epistemologias feministas lançam olhares distintos sobre esses e outros aspectos, nem sempre se conciliam, há conflitos, semelhanças. Tentamos, a partir de alguns desses olhares, empreender uma análise a caminho de um conhecimento que é produto da interação entre sujeito e objeto do conhecimento - e ponto de partida para a possibilidade de uma dialogicidade. Em nossa leitura também verificamos algumas implicações da visão tradicional de ciência e tecnologia sobre a noção de objetividade e refletimos a respeito da mulher como um sujeito histórico e socialmente situado e a contribuição desse olhar para uma educação transformadora. Afinal, por que as decisões que levam em conta o caráter social e categorias como o gênero devem ser tomadas necessariamente como irracionais e não objetivas?Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Cabral, Carla Giovana2006-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/248310.3895/rts.v2n3.2483Revista Tecnologia e Sociedade; v. 2, n. 3 (2006)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 2, n. 3 (2006)1984-35261809-004410.3895/rts.v2n3reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2483/1596Direitos autorais 2006 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-13T13:14:47Zoai:periodicos.utfpr:article/2483Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2014-12-13T13:14:47Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigando o caráter situado do conhecimento: reflexões sobre epistemologias feministas e educação científica e tecnológica |
title |
Investigando o caráter situado do conhecimento: reflexões sobre epistemologias feministas e educação científica e tecnológica |
spellingShingle |
Investigando o caráter situado do conhecimento: reflexões sobre epistemologias feministas e educação científica e tecnológica Cabral, Carla Giovana |
title_short |
Investigando o caráter situado do conhecimento: reflexões sobre epistemologias feministas e educação científica e tecnológica |
title_full |
Investigando o caráter situado do conhecimento: reflexões sobre epistemologias feministas e educação científica e tecnológica |
title_fullStr |
Investigando o caráter situado do conhecimento: reflexões sobre epistemologias feministas e educação científica e tecnológica |
title_full_unstemmed |
Investigando o caráter situado do conhecimento: reflexões sobre epistemologias feministas e educação científica e tecnológica |
title_sort |
Investigando o caráter situado do conhecimento: reflexões sobre epistemologias feministas e educação científica e tecnológica |
author |
Cabral, Carla Giovana |
author_facet |
Cabral, Carla Giovana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Carla Giovana |
description |
O afastamento histórico entre razão e emoção apartou os sujeitos feminino e masculino, construindo uma noção de objetividade que também isola em campos opostos a racionalidade científica e o compromisso social e emocional. Essa dicotomia tem alheado o gênero da construção do conhecimento científico, no que também colabora para um entendimento pouco crítico da relação entre a ciência, a tecnologia e a sociedade, tendendo a uma compreensão ingênua de que essas atividades são realizadas por um sujeito pretensamente neutro. Epistemologias feministas lançam olhares distintos sobre esses e outros aspectos, nem sempre se conciliam, há conflitos, semelhanças. Tentamos, a partir de alguns desses olhares, empreender uma análise a caminho de um conhecimento que é produto da interação entre sujeito e objeto do conhecimento - e ponto de partida para a possibilidade de uma dialogicidade. Em nossa leitura também verificamos algumas implicações da visão tradicional de ciência e tecnologia sobre a noção de objetividade e refletimos a respeito da mulher como um sujeito histórico e socialmente situado e a contribuição desse olhar para uma educação transformadora. Afinal, por que as decisões que levam em conta o caráter social e categorias como o gênero devem ser tomadas necessariamente como irracionais e não objetivas? |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2483 10.3895/rts.v2n3.2483 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2483 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v2n3.2483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2483/1596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2006 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2006 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 2, n. 3 (2006) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 2, n. 3 (2006) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v2n3 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223878105006080 |