Processo coletivo de aprendizagem e inovação territorial: limites e possibilidades de desenvolvimento local - região do Imbirussú, Campo Grande-MS, 2008-2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piccolo , Aparecida Cristina Campello Curado
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Castilho , Maria Augusta de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2613
Resumo: Investigar práticas educativas presentes no cotidiano escolar da Educação Básica e procurar concretamente articular a prática à teoria revelou-se campo fértil na construção de Projeto Político Pedagógico Escolar, pois tal prática favorece reflexões continuadas sobre as possibilidades e os limites presentes na educação escolar. No caso desta pesquisa, entre as interações: Escola -Comunidade Escolar e Tecnologias Sociais, como potencialidades de Desenvolvimento Local. O universo selecionado para a pesquisa foi o da Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho e sua comunidade escolar de entorno, localizada no Bairro Nova Campo na cidade de Grande-MS. O estudo foi pautado no método indutivo, com observações in loco e tendo como aporte teórico bibliográfico autores renomados que serviram de apoio para o desenvolvimento do presente artigo. As reflexões sobre tecnologias sociais e as ações do educador/educando, permeiam princípios pedagógicos que podem gerar a produção do conhecimento no âmbito escolar do Ensino Fundamental brasileiro.
id UTFPR-6_48bb181491a91ca6dd84379cc387508a
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2613
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Processo coletivo de aprendizagem e inovação territorial: limites e possibilidades de desenvolvimento local - região do Imbirussú, Campo Grande-MS, 2008-2012Investigar práticas educativas presentes no cotidiano escolar da Educação Básica e procurar concretamente articular a prática à teoria revelou-se campo fértil na construção de Projeto Político Pedagógico Escolar, pois tal prática favorece reflexões continuadas sobre as possibilidades e os limites presentes na educação escolar. No caso desta pesquisa, entre as interações: Escola -Comunidade Escolar e Tecnologias Sociais, como potencialidades de Desenvolvimento Local. O universo selecionado para a pesquisa foi o da Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho e sua comunidade escolar de entorno, localizada no Bairro Nova Campo na cidade de Grande-MS. O estudo foi pautado no método indutivo, com observações in loco e tendo como aporte teórico bibliográfico autores renomados que serviram de apoio para o desenvolvimento do presente artigo. As reflexões sobre tecnologias sociais e as ações do educador/educando, permeiam princípios pedagógicos que podem gerar a produção do conhecimento no âmbito escolar do Ensino Fundamental brasileiro.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2013-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/261310.3895/rts.v9n17.2613Revista Tecnologia e Sociedade; v. 9, n. 17 (2013)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 9, n. 17 (2013)1984-35261809-004410.3895/rts.v9n17reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2613/1719Direitos autorais 2013 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPiccolo , Aparecida Cristina Campello Curado Castilho , Maria Augusta de 2014-12-09T15:51:04Zoai:periodicos.utfpr:article/2613Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2014-12-09T15:51:04Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo coletivo de aprendizagem e inovação territorial: limites e possibilidades de desenvolvimento local - região do Imbirussú, Campo Grande-MS, 2008-2012
title Processo coletivo de aprendizagem e inovação territorial: limites e possibilidades de desenvolvimento local - região do Imbirussú, Campo Grande-MS, 2008-2012
spellingShingle Processo coletivo de aprendizagem e inovação territorial: limites e possibilidades de desenvolvimento local - região do Imbirussú, Campo Grande-MS, 2008-2012
Piccolo , Aparecida Cristina Campello Curado
title_short Processo coletivo de aprendizagem e inovação territorial: limites e possibilidades de desenvolvimento local - região do Imbirussú, Campo Grande-MS, 2008-2012
title_full Processo coletivo de aprendizagem e inovação territorial: limites e possibilidades de desenvolvimento local - região do Imbirussú, Campo Grande-MS, 2008-2012
title_fullStr Processo coletivo de aprendizagem e inovação territorial: limites e possibilidades de desenvolvimento local - região do Imbirussú, Campo Grande-MS, 2008-2012
title_full_unstemmed Processo coletivo de aprendizagem e inovação territorial: limites e possibilidades de desenvolvimento local - região do Imbirussú, Campo Grande-MS, 2008-2012
title_sort Processo coletivo de aprendizagem e inovação territorial: limites e possibilidades de desenvolvimento local - região do Imbirussú, Campo Grande-MS, 2008-2012
author Piccolo , Aparecida Cristina Campello Curado
author_facet Piccolo , Aparecida Cristina Campello Curado
Castilho , Maria Augusta de
author_role author
author2 Castilho , Maria Augusta de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piccolo , Aparecida Cristina Campello Curado
Castilho , Maria Augusta de
description Investigar práticas educativas presentes no cotidiano escolar da Educação Básica e procurar concretamente articular a prática à teoria revelou-se campo fértil na construção de Projeto Político Pedagógico Escolar, pois tal prática favorece reflexões continuadas sobre as possibilidades e os limites presentes na educação escolar. No caso desta pesquisa, entre as interações: Escola -Comunidade Escolar e Tecnologias Sociais, como potencialidades de Desenvolvimento Local. O universo selecionado para a pesquisa foi o da Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho e sua comunidade escolar de entorno, localizada no Bairro Nova Campo na cidade de Grande-MS. O estudo foi pautado no método indutivo, com observações in loco e tendo como aporte teórico bibliográfico autores renomados que serviram de apoio para o desenvolvimento do presente artigo. As reflexões sobre tecnologias sociais e as ações do educador/educando, permeiam princípios pedagógicos que podem gerar a produção do conhecimento no âmbito escolar do Ensino Fundamental brasileiro.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2613
10.3895/rts.v9n17.2613
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2613
identifier_str_mv 10.3895/rts.v9n17.2613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2613/1719
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2013 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2013 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 9, n. 17 (2013)
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 9, n. 17 (2013)
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v9n17
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223877604835328