As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa – estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12431 |
Resumo: | A popularização da conectividade e o advento das redes sociais permitiram níveis de interação entre indivíduos e comunidades até então inimagináveis, no entanto, nos últimos anos essas redes tomaram um foco um pouco diferente. O crescimento das redes sociais oportunizou a divulgação de pesquisas e trabalhos específicos até então contidos em instituições, empresas e grupos fechados. O Facebook passou a ser uma das mais importantes e interessantes ferramentas de interação social, pois além da popularidade e capilaridade, possui mecanismos que possibilitam a avaliação do impacto e do crescimento de determinadas publicações de um grupo por meio de gráficos que permitem a mensurar sua evolução na visualização na rede social. Este tipo de ferramenta também é interessante, pois possibilita que o grupo tenha uma orientação de nível de divulgação científica através das redes sociais estão sendo positivas ou negativas, permitindo também ter uma percepção de quanto foi a abrangência de visualização de um determinado assunto. Com isto, este estudo elegeu a ferramenta Facebook para avaliar a capacidade de dissipação e divulgação de informações de teor científico promovidos por grupos de pesquisa e verificar o potencial de impacto de tais informações frente ao interesse social. Os resultados obtidos demonstram resultados bastante positivos na divulgação científica por meio das redes sociais, assim possibilitando que a informação científica possa através de ferramenta de fácil acesso via redes sociais possa popular a ciência e ser útil a sociedade como um todo. |
id |
UTFPR-6_4c5cd5a4e646a03c2748696380fc8328 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/12431 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa – estudo de casoCiências Sociais AplicadasRedes sociais; Grupo de pesquisa; Divulgação científicaA popularização da conectividade e o advento das redes sociais permitiram níveis de interação entre indivíduos e comunidades até então inimagináveis, no entanto, nos últimos anos essas redes tomaram um foco um pouco diferente. O crescimento das redes sociais oportunizou a divulgação de pesquisas e trabalhos específicos até então contidos em instituições, empresas e grupos fechados. O Facebook passou a ser uma das mais importantes e interessantes ferramentas de interação social, pois além da popularidade e capilaridade, possui mecanismos que possibilitam a avaliação do impacto e do crescimento de determinadas publicações de um grupo por meio de gráficos que permitem a mensurar sua evolução na visualização na rede social. Este tipo de ferramenta também é interessante, pois possibilita que o grupo tenha uma orientação de nível de divulgação científica através das redes sociais estão sendo positivas ou negativas, permitindo também ter uma percepção de quanto foi a abrangência de visualização de um determinado assunto. Com isto, este estudo elegeu a ferramenta Facebook para avaliar a capacidade de dissipação e divulgação de informações de teor científico promovidos por grupos de pesquisa e verificar o potencial de impacto de tais informações frente ao interesse social. Os resultados obtidos demonstram resultados bastante positivos na divulgação científica por meio das redes sociais, assim possibilitando que a informação científica possa através de ferramenta de fácil acesso via redes sociais possa popular a ciência e ser útil a sociedade como um todo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil. Código de Financiamento 001Schiavi, Marcela TaianeCamargo, Gerson MarceloHoffmann, Wanda Aparecida Machado2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1243110.3895/rts.v17n48.12431Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 223-238Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 223-2381984-35261809-004410.3895/rts.v17n48reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12431/8417Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-01T11:00:13Zoai:periodicos.utfpr:article/12431Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2021-07-01T11:00:13Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa – estudo de caso |
title |
As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa – estudo de caso |
spellingShingle |
As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa – estudo de caso Schiavi, Marcela Taiane Ciências Sociais Aplicadas Redes sociais; Grupo de pesquisa; Divulgação científica |
title_short |
As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa – estudo de caso |
title_full |
As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa – estudo de caso |
title_fullStr |
As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa – estudo de caso |
title_full_unstemmed |
As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa – estudo de caso |
title_sort |
As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa – estudo de caso |
author |
Schiavi, Marcela Taiane |
author_facet |
Schiavi, Marcela Taiane Camargo, Gerson Marcelo Hoffmann, Wanda Aparecida Machado |
author_role |
author |
author2 |
Camargo, Gerson Marcelo Hoffmann, Wanda Aparecida Machado |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil. Código de Financiamento 001 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schiavi, Marcela Taiane Camargo, Gerson Marcelo Hoffmann, Wanda Aparecida Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas Redes sociais; Grupo de pesquisa; Divulgação científica |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas Redes sociais; Grupo de pesquisa; Divulgação científica |
description |
A popularização da conectividade e o advento das redes sociais permitiram níveis de interação entre indivíduos e comunidades até então inimagináveis, no entanto, nos últimos anos essas redes tomaram um foco um pouco diferente. O crescimento das redes sociais oportunizou a divulgação de pesquisas e trabalhos específicos até então contidos em instituições, empresas e grupos fechados. O Facebook passou a ser uma das mais importantes e interessantes ferramentas de interação social, pois além da popularidade e capilaridade, possui mecanismos que possibilitam a avaliação do impacto e do crescimento de determinadas publicações de um grupo por meio de gráficos que permitem a mensurar sua evolução na visualização na rede social. Este tipo de ferramenta também é interessante, pois possibilita que o grupo tenha uma orientação de nível de divulgação científica através das redes sociais estão sendo positivas ou negativas, permitindo também ter uma percepção de quanto foi a abrangência de visualização de um determinado assunto. Com isto, este estudo elegeu a ferramenta Facebook para avaliar a capacidade de dissipação e divulgação de informações de teor científico promovidos por grupos de pesquisa e verificar o potencial de impacto de tais informações frente ao interesse social. Os resultados obtidos demonstram resultados bastante positivos na divulgação científica por meio das redes sociais, assim possibilitando que a informação científica possa através de ferramenta de fácil acesso via redes sociais possa popular a ciência e ser útil a sociedade como um todo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12431 10.3895/rts.v17n48.12431 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12431 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v17n48.12431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12431/8417 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 223-238 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 223-238 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v17n48 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223876093837313 |