As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa – estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schiavi, Marcela Taiane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Camargo, Gerson Marcelo, Hoffmann, Wanda Aparecida Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12431
Resumo: A popularização da conectividade e o advento das redes sociais permitiram níveis de interação entre indivíduos e comunidades até então inimagináveis, no entanto, nos últimos anos essas redes tomaram um foco um pouco diferente. O crescimento das redes sociais oportunizou a divulgação de pesquisas e trabalhos específicos até então contidos em instituições, empresas e grupos fechados. O Facebook passou a ser uma das mais importantes e interessantes ferramentas de interação social, pois além da popularidade e capilaridade, possui mecanismos que possibilitam a avaliação do impacto e do crescimento de determinadas publicações de um grupo por meio de gráficos que permitem a mensurar sua evolução na visualização na rede social. Este tipo de ferramenta também é interessante, pois possibilita que o grupo tenha uma orientação de nível de divulgação científica através das redes sociais estão sendo positivas ou negativas, permitindo também ter uma percepção de quanto foi a abrangência de visualização de um determinado assunto. Com isto, este estudo elegeu a ferramenta Facebook para avaliar a capacidade de dissipação e divulgação de informações de teor científico promovidos por grupos de pesquisa e verificar o potencial de impacto de tais informações frente ao interesse social. Os resultados obtidos demonstram resultados bastante positivos na divulgação científica por meio das redes sociais, assim possibilitando que a informação científica possa através de ferramenta de fácil acesso via redes sociais possa popular a ciência e ser útil a sociedade como um todo.
id UTFPR-6_4c5cd5a4e646a03c2748696380fc8328
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/12431
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa – estudo de casoCiências Sociais AplicadasRedes sociais; Grupo de pesquisa; Divulgação científicaA popularização da conectividade e o advento das redes sociais permitiram níveis de interação entre indivíduos e comunidades até então inimagináveis, no entanto, nos últimos anos essas redes tomaram um foco um pouco diferente. O crescimento das redes sociais oportunizou a divulgação de pesquisas e trabalhos específicos até então contidos em instituições, empresas e grupos fechados. O Facebook passou a ser uma das mais importantes e interessantes ferramentas de interação social, pois além da popularidade e capilaridade, possui mecanismos que possibilitam a avaliação do impacto e do crescimento de determinadas publicações de um grupo por meio de gráficos que permitem a mensurar sua evolução na visualização na rede social. Este tipo de ferramenta também é interessante, pois possibilita que o grupo tenha uma orientação de nível de divulgação científica através das redes sociais estão sendo positivas ou negativas, permitindo também ter uma percepção de quanto foi a abrangência de visualização de um determinado assunto. Com isto, este estudo elegeu a ferramenta Facebook para avaliar a capacidade de dissipação e divulgação de informações de teor científico promovidos por grupos de pesquisa e verificar o potencial de impacto de tais informações frente ao interesse social. Os resultados obtidos demonstram resultados bastante positivos na divulgação científica por meio das redes sociais, assim possibilitando que a informação científica possa através de ferramenta de fácil acesso via redes sociais possa popular a ciência e ser útil a sociedade como um todo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil. Código de Financiamento 001Schiavi, Marcela TaianeCamargo, Gerson MarceloHoffmann, Wanda Aparecida Machado2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1243110.3895/rts.v17n48.12431Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 223-238Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 223-2381984-35261809-004410.3895/rts.v17n48reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12431/8417Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-01T11:00:13Zoai:periodicos.utfpr:article/12431Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2021-07-01T11:00:13Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa – estudo de caso
title As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa – estudo de caso
spellingShingle As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa – estudo de caso
Schiavi, Marcela Taiane
Ciências Sociais Aplicadas
Redes sociais; Grupo de pesquisa; Divulgação científica
title_short As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa – estudo de caso
title_full As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa – estudo de caso
title_fullStr As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa – estudo de caso
title_full_unstemmed As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa – estudo de caso
title_sort As redes sociais como uma ferramenta de pesquisa para avaliar o impacto da divulgação de grupos de pesquisa – estudo de caso
author Schiavi, Marcela Taiane
author_facet Schiavi, Marcela Taiane
Camargo, Gerson Marcelo
Hoffmann, Wanda Aparecida Machado
author_role author
author2 Camargo, Gerson Marcelo
Hoffmann, Wanda Aparecida Machado
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil. Código de Financiamento 001
dc.contributor.author.fl_str_mv Schiavi, Marcela Taiane
Camargo, Gerson Marcelo
Hoffmann, Wanda Aparecida Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Redes sociais; Grupo de pesquisa; Divulgação científica
topic Ciências Sociais Aplicadas
Redes sociais; Grupo de pesquisa; Divulgação científica
description A popularização da conectividade e o advento das redes sociais permitiram níveis de interação entre indivíduos e comunidades até então inimagináveis, no entanto, nos últimos anos essas redes tomaram um foco um pouco diferente. O crescimento das redes sociais oportunizou a divulgação de pesquisas e trabalhos específicos até então contidos em instituições, empresas e grupos fechados. O Facebook passou a ser uma das mais importantes e interessantes ferramentas de interação social, pois além da popularidade e capilaridade, possui mecanismos que possibilitam a avaliação do impacto e do crescimento de determinadas publicações de um grupo por meio de gráficos que permitem a mensurar sua evolução na visualização na rede social. Este tipo de ferramenta também é interessante, pois possibilita que o grupo tenha uma orientação de nível de divulgação científica através das redes sociais estão sendo positivas ou negativas, permitindo também ter uma percepção de quanto foi a abrangência de visualização de um determinado assunto. Com isto, este estudo elegeu a ferramenta Facebook para avaliar a capacidade de dissipação e divulgação de informações de teor científico promovidos por grupos de pesquisa e verificar o potencial de impacto de tais informações frente ao interesse social. Os resultados obtidos demonstram resultados bastante positivos na divulgação científica por meio das redes sociais, assim possibilitando que a informação científica possa através de ferramenta de fácil acesso via redes sociais possa popular a ciência e ser útil a sociedade como um todo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12431
10.3895/rts.v17n48.12431
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12431
identifier_str_mv 10.3895/rts.v17n48.12431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12431/8417
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 223-238
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 223-238
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v17n48
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223876093837313