Sistema nacional de aprendizado: a mudança econômica em economias retardatárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prizon, Ivan
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Adriano José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3648
Resumo: Este artigo trata de como a evolução das Tecnologias Sociais (TS) em um ambiente institucional pode reduzir o hiato tecnológico entre os países industrializado e de industrialização tardia. As TS’s são relações organizacionais que moldam e são moldadas pelas instituições e que através do processo de aprendizado podem levar a um aumento da capacidade de absorção tecnológica. O conceito de Sistema Nacional de Aprendizado (SNA) é referenciado para compreensão da dinâmica dos atores sociais e sua trajetória de desenvolvimento individual e coletivo. O artigo utiliza-se das abordagens institucionalista e evolucionária como forma de correlacionar a mudança técnica e institucional, considerando-as como fator fundamental para o desenvolvimento capitalista, a partir de processos inovativos. A perspectiva de economias retardatárias é importante para a compreensão da não estaticidade econômica dos países e tendo assim a diminuição do hiato tecnológico como algo passível de ser atingido.
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