A aceitação da Netflix no Brasil: um estudo utilizando equações estruturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5535 |
Resumo: | Este estudo utiliza um modelo de aceitação de tecnologias de informação para estudar os fatores que explicam a aceitação da Netflix no mercado brasileiro, e como a experiência modera a força das variáveis que explicam a intenção de uso. Um questionário online com 192 usuários foi utilizado para avaliar o modelo de investigação proposto. A análise se baseia na abordagem de equações estruturais baseado na variância. Os resultados indicam que a intenção é explicada, em ordem de importância, pela percepção de diversão, a percepção de utilidade e a percepção da facilidade de uso; sendo que, a experiência modera a força das duas últimas variáveis. |
id |
UTFPR-6_52d74aa1c47b161654da8e4ec61f2379 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5535 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A aceitação da Netflix no Brasil: um estudo utilizando equações estruturaisA aceitação da Netflix: um estudo utilizando equações estruturais6.00.00.00-7 Ciências Sociais Aplicadas, 6.02.00.00-6 AdministraçãoSistemas de Informação Hedônicos; Netflix; Experiência; BrasilSistemas de Informação Hedônicos; Netflix; Experiência; BrasilEste estudo utiliza um modelo de aceitação de tecnologias de informação para estudar os fatores que explicam a aceitação da Netflix no mercado brasileiro, e como a experiência modera a força das variáveis que explicam a intenção de uso. Um questionário online com 192 usuários foi utilizado para avaliar o modelo de investigação proposto. A análise se baseia na abordagem de equações estruturais baseado na variância. Os resultados indicam que a intenção é explicada, em ordem de importância, pela percepção de diversão, a percepção de utilidade e a percepção da facilidade de uso; sendo que, a experiência modera a força das duas últimas variáveis.Este estudo utiliza um modelo de aceitação de tecnologias de informação para estudar os fatores que explicam a aceitação da Netflix no mercado brasileiro, e como a experiência modera a força das variáveis que explicam a intenção de uso. Um questionário online com 192 usuários foi utilizado para avaliar o modelo de investigação proposto. A amostra foi do tipo não aleatória. A análise se baseia na abordagem de equações estruturais baseado na variância. Os resultados indicam que a intenção é explicada, em ordem de importância, pela percepção de diversão, a percepção de utilidade e a percepção da facilidade de uso; sendo que, a experiência modera a força das duas últimas variáveis.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidad Católica del Norte (Chile), Escuela de Ingeniería.Ramírez-Correa, Patricio EstebanMariano Mello, TarcillaMelo Mariano, Ari2018-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/553510.3895/rts.v14n30.5535Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018)1984-35261809-004410.3895/rts.v14n30reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5535/4720Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T17:17:19Zoai:periodicos.utfpr:article/5535Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2018-07-10T17:17:19Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aceitação da Netflix no Brasil: um estudo utilizando equações estruturais A aceitação da Netflix: um estudo utilizando equações estruturais |
title |
A aceitação da Netflix no Brasil: um estudo utilizando equações estruturais |
spellingShingle |
A aceitação da Netflix no Brasil: um estudo utilizando equações estruturais Ramírez-Correa, Patricio Esteban 6.00.00.00-7 Ciências Sociais Aplicadas, 6.02.00.00-6 Administração Sistemas de Informação Hedônicos; Netflix; Experiência; Brasil Sistemas de Informação Hedônicos; Netflix; Experiência; Brasil |
title_short |
A aceitação da Netflix no Brasil: um estudo utilizando equações estruturais |
title_full |
A aceitação da Netflix no Brasil: um estudo utilizando equações estruturais |
title_fullStr |
A aceitação da Netflix no Brasil: um estudo utilizando equações estruturais |
title_full_unstemmed |
A aceitação da Netflix no Brasil: um estudo utilizando equações estruturais |
title_sort |
A aceitação da Netflix no Brasil: um estudo utilizando equações estruturais |
author |
Ramírez-Correa, Patricio Esteban |
author_facet |
Ramírez-Correa, Patricio Esteban Mariano Mello, Tarcilla Melo Mariano, Ari |
author_role |
author |
author2 |
Mariano Mello, Tarcilla Melo Mariano, Ari |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidad Católica del Norte (Chile), Escuela de Ingeniería. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramírez-Correa, Patricio Esteban Mariano Mello, Tarcilla Melo Mariano, Ari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
6.00.00.00-7 Ciências Sociais Aplicadas, 6.02.00.00-6 Administração Sistemas de Informação Hedônicos; Netflix; Experiência; Brasil Sistemas de Informação Hedônicos; Netflix; Experiência; Brasil |
topic |
6.00.00.00-7 Ciências Sociais Aplicadas, 6.02.00.00-6 Administração Sistemas de Informação Hedônicos; Netflix; Experiência; Brasil Sistemas de Informação Hedônicos; Netflix; Experiência; Brasil |
description |
Este estudo utiliza um modelo de aceitação de tecnologias de informação para estudar os fatores que explicam a aceitação da Netflix no mercado brasileiro, e como a experiência modera a força das variáveis que explicam a intenção de uso. Um questionário online com 192 usuários foi utilizado para avaliar o modelo de investigação proposto. A análise se baseia na abordagem de equações estruturais baseado na variância. Os resultados indicam que a intenção é explicada, em ordem de importância, pela percepção de diversão, a percepção de utilidade e a percepção da facilidade de uso; sendo que, a experiência modera a força das duas últimas variáveis. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5535 10.3895/rts.v14n30.5535 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5535 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v14n30.5535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5535/4720 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v14n30 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223878016925696 |