Livro didático e sua acepção enquanto tecnologia: um debate a partir do pensamento de Vieira Pinto
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15870 |
Resumo: | Neste artigo elaboramos um ensaio para discutir o livro didático (LD) enquanto tecnologia a partir das considerações do filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto compendiadas em sua obra “O conceito de tecnologia”, com objetivo de apontar os aspectos ideológicos que ele transporta. Para tanto, nos propomos a abordar os condicionamentos históricos da constituição do LD e as políticas educacionais que organizam sua produção e distribuição nos ambientes escolares. Destacamos as acepções do conceito de tecnologia elaboradas por Vieira Pinto e problematizamos essas acepções ao considerar o LD como tecnologia, apontando para o caráter ideológico que o configura, cujas evidências são exploradas diante da sua captura como mercadoria. Por fim, foram ressaltados os condicionamentos que engendram a materialização do LD e sua legitimação nas ações pedagógicas, tendo em conta o modo de produção material da vida social estabelecido, o qual, atualmente, é o modo capitalista. |
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Livro didático e sua acepção enquanto tecnologia: um debate a partir do pensamento de Vieira PintoEducação. Planejamento e Avaliação EducacionalTecnologia; Vieira Pinto; Políticas educacionais; Livro didático; Caráter ideológicoNeste artigo elaboramos um ensaio para discutir o livro didático (LD) enquanto tecnologia a partir das considerações do filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto compendiadas em sua obra “O conceito de tecnologia”, com objetivo de apontar os aspectos ideológicos que ele transporta. Para tanto, nos propomos a abordar os condicionamentos históricos da constituição do LD e as políticas educacionais que organizam sua produção e distribuição nos ambientes escolares. Destacamos as acepções do conceito de tecnologia elaboradas por Vieira Pinto e problematizamos essas acepções ao considerar o LD como tecnologia, apontando para o caráter ideológico que o configura, cujas evidências são exploradas diante da sua captura como mercadoria. Por fim, foram ressaltados os condicionamentos que engendram a materialização do LD e sua legitimação nas ações pedagógicas, tendo em conta o modo de produção material da vida social estabelecido, o qual, atualmente, é o modo capitalista. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Santos, Daniel TebaldiPerovano, Ana PaulaAndrade, Luciana Vieira2023-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1587010.3895/rts.v19n57.15870Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 439-456Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 439-4561984-35261809-004410.3895/rts.v19n57reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15870/9776Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:17Zoai:periodicos.utfpr:article/15870Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:17Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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Neste artigo elaboramos um ensaio para discutir o livro didático (LD) enquanto tecnologia a partir das considerações do filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto compendiadas em sua obra “O conceito de tecnologia”, com objetivo de apontar os aspectos ideológicos que ele transporta. Para tanto, nos propomos a abordar os condicionamentos históricos da constituição do LD e as políticas educacionais que organizam sua produção e distribuição nos ambientes escolares. Destacamos as acepções do conceito de tecnologia elaboradas por Vieira Pinto e problematizamos essas acepções ao considerar o LD como tecnologia, apontando para o caráter ideológico que o configura, cujas evidências são exploradas diante da sua captura como mercadoria. Por fim, foram ressaltados os condicionamentos que engendram a materialização do LD e sua legitimação nas ações pedagógicas, tendo em conta o modo de produção material da vida social estabelecido, o qual, atualmente, é o modo capitalista. |
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