Powtoon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4646 |
Resumo: | Este artigo discute a aplicação de princípios construcionistas (Papert, 2008) para entender o potencial do aplicativo PowToon para mediação de aprendizagem. O aplicativo disponibiliza ferramentas para a criação de animações. Inicialmente, o texto relaciona autores que tratam dos temas aprendizagem, mediação e o uso de TDIC buscando fomentar o debate sobre a educação escolar. Posteriormente o estudo descreve e procede a análise fundamentada do aplicativo. Como abordagem metodológica, é utilizada a pesquisa documental em uma abordagem qualitativa interpretativa para análise de nosso objeto. Conclui-se que o aplicativo pode se tornar uma ferramenta educacional que proporciona autonomia do aluno para construção do conhecimento. |
id |
UTFPR-6_86e6f88af3d03d9d71e359268b0ad3bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4646 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Powtoon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagemEducação; TecnologiaConstrucionismo; Aprendizagem; Tecnologia; PowToonEste artigo discute a aplicação de princípios construcionistas (Papert, 2008) para entender o potencial do aplicativo PowToon para mediação de aprendizagem. O aplicativo disponibiliza ferramentas para a criação de animações. Inicialmente, o texto relaciona autores que tratam dos temas aprendizagem, mediação e o uso de TDIC buscando fomentar o debate sobre a educação escolar. Posteriormente o estudo descreve e procede a análise fundamentada do aplicativo. Como abordagem metodológica, é utilizada a pesquisa documental em uma abordagem qualitativa interpretativa para análise de nosso objeto. Conclui-se que o aplicativo pode se tornar uma ferramenta educacional que proporciona autonomia do aluno para construção do conhecimento.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Amaral, Priscylla Dietz FerreiraSabota, Barbra2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/464610.3895/rts.v13n28.4646Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)1984-35261809-004410.3895/rts.v13n28reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4646/3637Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-10T12:45:10Zoai:periodicos.utfpr:article/4646Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2017-05-10T12:45:10Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Powtoon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagem |
title |
Powtoon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagem |
spellingShingle |
Powtoon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagem Amaral, Priscylla Dietz Ferreira Educação; Tecnologia Construcionismo; Aprendizagem; Tecnologia; PowToon |
title_short |
Powtoon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagem |
title_full |
Powtoon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagem |
title_fullStr |
Powtoon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Powtoon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagem |
title_sort |
Powtoon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagem |
author |
Amaral, Priscylla Dietz Ferreira |
author_facet |
Amaral, Priscylla Dietz Ferreira Sabota, Barbra |
author_role |
author |
author2 |
Sabota, Barbra |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Priscylla Dietz Ferreira Sabota, Barbra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Tecnologia Construcionismo; Aprendizagem; Tecnologia; PowToon |
topic |
Educação; Tecnologia Construcionismo; Aprendizagem; Tecnologia; PowToon |
description |
Este artigo discute a aplicação de princípios construcionistas (Papert, 2008) para entender o potencial do aplicativo PowToon para mediação de aprendizagem. O aplicativo disponibiliza ferramentas para a criação de animações. Inicialmente, o texto relaciona autores que tratam dos temas aprendizagem, mediação e o uso de TDIC buscando fomentar o debate sobre a educação escolar. Posteriormente o estudo descreve e procede a análise fundamentada do aplicativo. Como abordagem metodológica, é utilizada a pesquisa documental em uma abordagem qualitativa interpretativa para análise de nosso objeto. Conclui-se que o aplicativo pode se tornar uma ferramenta educacional que proporciona autonomia do aluno para construção do conhecimento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4646 10.3895/rts.v13n28.4646 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4646 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v13n28.4646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4646/3637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v13n28 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223877515706368 |