Powtoon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Priscylla Dietz Ferreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sabota, Barbra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4646
Resumo: Este artigo discute a aplicação de princípios construcionistas (Papert, 2008) para entender o potencial do aplicativo PowToon para mediação de aprendizagem. O aplicativo disponibiliza ferramentas para a criação de animações. Inicialmente, o texto relaciona autores que tratam dos temas aprendizagem, mediação e o uso de TDIC buscando fomentar o debate sobre a educação escolar. Posteriormente o estudo descreve e procede a análise fundamentada do aplicativo. Como abordagem metodológica, é utilizada a pesquisa documental em uma abordagem qualitativa interpretativa para análise de nosso objeto. Conclui-se que o aplicativo pode se tornar uma ferramenta educacional que proporciona autonomia do aluno para construção do conhecimento.
id UTFPR-6_86e6f88af3d03d9d71e359268b0ad3bd
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4646
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Powtoon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagemEducação; TecnologiaConstrucionismo; Aprendizagem; Tecnologia; PowToonEste artigo discute a aplicação de princípios construcionistas (Papert, 2008) para entender o potencial do aplicativo PowToon para mediação de aprendizagem. O aplicativo disponibiliza ferramentas para a criação de animações. Inicialmente, o texto relaciona autores que tratam dos temas aprendizagem, mediação e o uso de TDIC buscando fomentar o debate sobre a educação escolar. Posteriormente o estudo descreve e procede a análise fundamentada do aplicativo. Como abordagem metodológica, é utilizada a pesquisa documental em uma abordagem qualitativa interpretativa para análise de nosso objeto. Conclui-se que o aplicativo pode se tornar uma ferramenta educacional que proporciona autonomia do aluno para construção do conhecimento.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Amaral, Priscylla Dietz FerreiraSabota, Barbra2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/464610.3895/rts.v13n28.4646Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)1984-35261809-004410.3895/rts.v13n28reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4646/3637Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-10T12:45:10Zoai:periodicos.utfpr:article/4646Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2017-05-10T12:45:10Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Powtoon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagem
title Powtoon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagem
spellingShingle Powtoon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagem
Amaral, Priscylla Dietz Ferreira
Educação; Tecnologia
Construcionismo; Aprendizagem; Tecnologia; PowToon
title_short Powtoon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagem
title_full Powtoon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagem
title_fullStr Powtoon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagem
title_full_unstemmed Powtoon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagem
title_sort Powtoon: análise do aplicativo web e seu potencial mediador na aprendizagem
author Amaral, Priscylla Dietz Ferreira
author_facet Amaral, Priscylla Dietz Ferreira
Sabota, Barbra
author_role author
author2 Sabota, Barbra
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Priscylla Dietz Ferreira
Sabota, Barbra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tecnologia
Construcionismo; Aprendizagem; Tecnologia; PowToon
topic Educação; Tecnologia
Construcionismo; Aprendizagem; Tecnologia; PowToon
description Este artigo discute a aplicação de princípios construcionistas (Papert, 2008) para entender o potencial do aplicativo PowToon para mediação de aprendizagem. O aplicativo disponibiliza ferramentas para a criação de animações. Inicialmente, o texto relaciona autores que tratam dos temas aprendizagem, mediação e o uso de TDIC buscando fomentar o debate sobre a educação escolar. Posteriormente o estudo descreve e procede a análise fundamentada do aplicativo. Como abordagem metodológica, é utilizada a pesquisa documental em uma abordagem qualitativa interpretativa para análise de nosso objeto. Conclui-se que o aplicativo pode se tornar uma ferramenta educacional que proporciona autonomia do aluno para construção do conhecimento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4646
10.3895/rts.v13n28.4646
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4646
identifier_str_mv 10.3895/rts.v13n28.4646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4646/3637
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v13n28
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223877515706368