Impactos de projeto de ensino para melhoria dos índices de reprovação no ciclo básico em curso de engenharia
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14339 |
Resumo: | A diminuição de taxas de reprovação é um desafio às instituições de ensino de engenharia. Este trabalho propôs a implementação de um projeto de ensino que atuasse diretamente no nivelamento dos conhecimentos básicos de matemática, principal fator de reprovação no ciclo básico. O projeto, denominado Cálculo X, foi focado no suporte no suporte das disciplinas de Cálculo 1 e Geometria Analítica e Álgebra Linear (GAAL) para o curso de Engenharia de Produção de um Instituto Federal. As coletas de dados indicaram uma média de 90% estudantes associados ao Cálculo X são oriundos de escola pública, consideram-se com pouca ou moderada afinidade com a área de matemática e que ainda 63% consideram-se tímidos e com dificuldade de interagir em sala para tirar dúvidas do conteúdo. Com isso, apurou-se também que, as turmas de ingressantes no segundo semestre do ano letivo, possuem maior dificuldade em matemática e consequentemente, possuem maiores índices de reprovação, principalmente na disciplina de Cálculo 1, o que se agrava com a rotação de docentes da área. Além disso, percebe-se a necessidade de efetivar programas e ações institucionais contínuas contra a reprovação e que possibilitem entender e monitorar os perfis dos ingressantes. |
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Impactos de projeto de ensino para melhoria dos índices de reprovação no ciclo básico em curso de engenharia3.08.00.00-5 Engenharia de Produção; Ensino.Programas Institucionais; Tutorias; Matemática básica; Institutos FederaisA diminuição de taxas de reprovação é um desafio às instituições de ensino de engenharia. Este trabalho propôs a implementação de um projeto de ensino que atuasse diretamente no nivelamento dos conhecimentos básicos de matemática, principal fator de reprovação no ciclo básico. O projeto, denominado Cálculo X, foi focado no suporte no suporte das disciplinas de Cálculo 1 e Geometria Analítica e Álgebra Linear (GAAL) para o curso de Engenharia de Produção de um Instituto Federal. As coletas de dados indicaram uma média de 90% estudantes associados ao Cálculo X são oriundos de escola pública, consideram-se com pouca ou moderada afinidade com a área de matemática e que ainda 63% consideram-se tímidos e com dificuldade de interagir em sala para tirar dúvidas do conteúdo. Com isso, apurou-se também que, as turmas de ingressantes no segundo semestre do ano letivo, possuem maior dificuldade em matemática e consequentemente, possuem maiores índices de reprovação, principalmente na disciplina de Cálculo 1, o que se agrava com a rotação de docentes da área. Além disso, percebe-se a necessidade de efetivar programas e ações institucionais contínuas contra a reprovação e que possibilitem entender e monitorar os perfis dos ingressantes.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lima Junior, Wilson RodriguesLonghini, Tatielle MenolliSilva, Willerson Custódio da2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1433910.3895/rts.v19n55.14339Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 117-135Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 117-1351984-35261809-004410.3895/rts.v19n55reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14339/9246Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:22Zoai:periodicos.utfpr:article/14339Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:22Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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