Análise de dados no apoio a gestão pública municipal: conhecendo as demandas da cidade de Curitiba pela “Central 156”
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10335 |
Resumo: | Apresenta algumas formas de análises de dados que podem suportar a gestão municipal. Ao analisar a cidade de Curitiba pela “Central 156”, buscou-se identificar padrões na participação da população em reivindicações, como: ‘consulta pública’, ‘denúncia’, ‘elogio’, ‘informação’, ‘recadastro’, ‘reclamação’, ‘solicitação’ e ‘sugestão’. Para isso, procedeu-se a coleta de dados – disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Curitiba. Após a união das bases, mês a mês, referentes ao ano de 2018, os dados foram submetidos aos programas MS-Excel e Weka. A partir da seleção de variáveis pelo método BestFirst foram executados algoritmos de associação (APRIORI) e classificação (PART), bem como análise estatística. As análises revelaram regras de que, por exemplo, sempre que o assunto é referente ao transporte público, há a requisição de reclamação, sugerindo um problema neste tipo de serviço. Outro resultado interessante é a relação existente entre o total de demandas por assunto iluminação pública e total de vítimas por homicídio doloso. Pesquisas futuras podem ainda aumentar o escopo da pesquisa, por meio, por exemplo de mineração de texto no campo de descrição da solicitação. |
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Análise de dados no apoio a gestão pública municipal: conhecendo as demandas da cidade de Curitiba pela “Central 156”Ciência da InformaçãoCentral 156; Prefeitura de Curitiba; Análise e mineração de dados.Apresenta algumas formas de análises de dados que podem suportar a gestão municipal. Ao analisar a cidade de Curitiba pela “Central 156”, buscou-se identificar padrões na participação da população em reivindicações, como: ‘consulta pública’, ‘denúncia’, ‘elogio’, ‘informação’, ‘recadastro’, ‘reclamação’, ‘solicitação’ e ‘sugestão’. Para isso, procedeu-se a coleta de dados – disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Curitiba. Após a união das bases, mês a mês, referentes ao ano de 2018, os dados foram submetidos aos programas MS-Excel e Weka. A partir da seleção de variáveis pelo método BestFirst foram executados algoritmos de associação (APRIORI) e classificação (PART), bem como análise estatística. As análises revelaram regras de que, por exemplo, sempre que o assunto é referente ao transporte público, há a requisição de reclamação, sugerindo um problema neste tipo de serviço. Outro resultado interessante é a relação existente entre o total de demandas por assunto iluminação pública e total de vítimas por homicídio doloso. Pesquisas futuras podem ainda aumentar o escopo da pesquisa, por meio, por exemplo de mineração de texto no campo de descrição da solicitação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Maia, MarceloMaia, MarcosTsunoda, Denise Fukumi2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1033510.3895/rts.v16n40.10335Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-18Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-181984-35261809-004410.3895/rts.v16n40reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10335/7417Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T13:08:48Zoai:periodicos.utfpr:article/10335Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2020-05-06T13:08:48Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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