Interfaces entre modos 1 e 2 de produção de conhecimento e o modelo da tripla hélice: considerações sobre a reconfiguração da pesquisa na Universidade Americana no século XX
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2576 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre distintas tendências históricas no processo de desenvolvimento da pesquisa científico-tecnológica no interior das universidades americanas. Para tal, aborda as interfaces que podem ser desenvolvidas entre diferentes modelos de produção – Modos 1 e 2, conforme proposto por Michael Gibbons, e o Modelo da Hélice Tríplice de Henry Etzkowitz, a fim de aclarar a reconfiguração da pesquisa intra-universitária ao longo do século XX. Sugere que o modo 1 de produção de conhecimento técnico-científico no interior das instituições de ensino superior nos Estados Unidos se consolidou a partir do financiamento do governo federal em pesquisa básica. Propõe que o modo 2 de produção de conhecimento, semelhante à parceria entre universidade, empresa e governo da hélice tríplice, notabiliza-se como o modelo contemporâneo de modo de produção de conhecimento técnico-científico recorrente no interior das instituições de ensino superior nos Estados Unidos. |
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Interfaces entre modos 1 e 2 de produção de conhecimento e o modelo da tripla hélice: considerações sobre a reconfiguração da pesquisa na Universidade Americana no século XXEste artigo tem como objetivo refletir sobre distintas tendências históricas no processo de desenvolvimento da pesquisa científico-tecnológica no interior das universidades americanas. Para tal, aborda as interfaces que podem ser desenvolvidas entre diferentes modelos de produção – Modos 1 e 2, conforme proposto por Michael Gibbons, e o Modelo da Hélice Tríplice de Henry Etzkowitz, a fim de aclarar a reconfiguração da pesquisa intra-universitária ao longo do século XX. Sugere que o modo 1 de produção de conhecimento técnico-científico no interior das instituições de ensino superior nos Estados Unidos se consolidou a partir do financiamento do governo federal em pesquisa básica. Propõe que o modo 2 de produção de conhecimento, semelhante à parceria entre universidade, empresa e governo da hélice tríplice, notabiliza-se como o modelo contemporâneo de modo de produção de conhecimento técnico-científico recorrente no interior das instituições de ensino superior nos Estados Unidos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2011-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/257610.3895/rts.v7n13.2576Revista Tecnologia e Sociedade; v. 7, n. 13 (2011)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 7, n. 13 (2011)1984-35261809-004410.3895/rts.v7n13reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2576/1680Direitos autorais 2011 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoura , Bruno Azevedo 2014-12-10T12:12:09Zoai:periodicos.utfpr:article/2576Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2014-12-10T12:12:09Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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