A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13465 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de pesquisa que investigou o envolvimento de docentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com convênios e parcerias com instituições externas. Com base em pesquisa exploratória e qualitativa, ancorada em revisão de literatura e em entrevistas semiestruturadas, buscou-se compreender os impactos (positivos e negativos) dessa relação para as atividades de ensino e pesquisa. O foco foi o ponto de vista docentes da Faculdade de Educação (FE) e da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC). Os resultados indicam que, embora seja um tema que suscite muitas controvérsias, os docentes percebem que as parcerias podem agregar valores positivos para a Universidade, contribuindo para a circulação e o intercâmbio de recursos humanos, podendo inclusive colocar novos desafios e temas para serem investigados, entre outras contribuições. Entre os aspectos negativos apontados estão a sobrecarga de trabalho e a ausência em sala de aula. |
id |
UTFPR-6_dba70672ecd9d8d6450b8b3a3b0c6254 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13465 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)Educação, Planejamento e AvaliaçãoInteração;Universidade;Sociedade;MissãoO objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de pesquisa que investigou o envolvimento de docentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com convênios e parcerias com instituições externas. Com base em pesquisa exploratória e qualitativa, ancorada em revisão de literatura e em entrevistas semiestruturadas, buscou-se compreender os impactos (positivos e negativos) dessa relação para as atividades de ensino e pesquisa. O foco foi o ponto de vista docentes da Faculdade de Educação (FE) e da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC). Os resultados indicam que, embora seja um tema que suscite muitas controvérsias, os docentes percebem que as parcerias podem agregar valores positivos para a Universidade, contribuindo para a circulação e o intercâmbio de recursos humanos, podendo inclusive colocar novos desafios e temas para serem investigados, entre outras contribuições. Entre os aspectos negativos apontados estão a sobrecarga de trabalho e a ausência em sala de aula. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESSakashita, Claudia Naomide Campos, André SicaGimenez, Ana Maria Nunes2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1346510.3895/rts.v19n55.13465Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 264-277Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 264-2771984-35261809-004410.3895/rts.v19n55reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13465/9256Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:21Zoai:periodicos.utfpr:article/13465Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:21Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) |
title |
A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) |
spellingShingle |
A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Sakashita, Claudia Naomi Educação, Planejamento e Avaliação Interação;Universidade;Sociedade;Missão |
title_short |
A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) |
title_full |
A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) |
title_fullStr |
A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) |
title_full_unstemmed |
A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) |
title_sort |
A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) |
author |
Sakashita, Claudia Naomi |
author_facet |
Sakashita, Claudia Naomi de Campos, André Sica Gimenez, Ana Maria Nunes |
author_role |
author |
author2 |
de Campos, André Sica Gimenez, Ana Maria Nunes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sakashita, Claudia Naomi de Campos, André Sica Gimenez, Ana Maria Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, Planejamento e Avaliação Interação;Universidade;Sociedade;Missão |
topic |
Educação, Planejamento e Avaliação Interação;Universidade;Sociedade;Missão |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de pesquisa que investigou o envolvimento de docentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com convênios e parcerias com instituições externas. Com base em pesquisa exploratória e qualitativa, ancorada em revisão de literatura e em entrevistas semiestruturadas, buscou-se compreender os impactos (positivos e negativos) dessa relação para as atividades de ensino e pesquisa. O foco foi o ponto de vista docentes da Faculdade de Educação (FE) e da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC). Os resultados indicam que, embora seja um tema que suscite muitas controvérsias, os docentes percebem que as parcerias podem agregar valores positivos para a Universidade, contribuindo para a circulação e o intercâmbio de recursos humanos, podendo inclusive colocar novos desafios e temas para serem investigados, entre outras contribuições. Entre os aspectos negativos apontados estão a sobrecarga de trabalho e a ausência em sala de aula. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13465 10.3895/rts.v19n55.13465 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13465 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v19n55.13465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13465/9256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 264-277 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 264-277 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n55 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237662613798912 |