A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sakashita, Claudia Naomi
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Campos, André Sica, Gimenez, Ana Maria Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13465
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de pesquisa que investigou o envolvimento de docentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com convênios e parcerias com instituições externas. Com base em pesquisa exploratória e qualitativa, ancorada em revisão de literatura e em entrevistas semiestruturadas, buscou-se compreender os impactos (positivos e negativos) dessa relação para as atividades de ensino e pesquisa. O foco foi o ponto de vista docentes da Faculdade de Educação (FE) e da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC). Os resultados indicam que, embora seja um tema que suscite muitas controvérsias, os docentes percebem que as parcerias podem agregar valores positivos para a Universidade, contribuindo para a circulação e o intercâmbio de recursos humanos, podendo inclusive colocar novos desafios e temas para serem investigados, entre outras contribuições. Entre os aspectos negativos apontados estão a sobrecarga de trabalho e a ausência em sala de aula.  
id UTFPR-6_dba70672ecd9d8d6450b8b3a3b0c6254
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13465
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)Educação, Planejamento e AvaliaçãoInteração;Universidade;Sociedade;MissãoO objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de pesquisa que investigou o envolvimento de docentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com convênios e parcerias com instituições externas. Com base em pesquisa exploratória e qualitativa, ancorada em revisão de literatura e em entrevistas semiestruturadas, buscou-se compreender os impactos (positivos e negativos) dessa relação para as atividades de ensino e pesquisa. O foco foi o ponto de vista docentes da Faculdade de Educação (FE) e da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC). Os resultados indicam que, embora seja um tema que suscite muitas controvérsias, os docentes percebem que as parcerias podem agregar valores positivos para a Universidade, contribuindo para a circulação e o intercâmbio de recursos humanos, podendo inclusive colocar novos desafios e temas para serem investigados, entre outras contribuições. Entre os aspectos negativos apontados estão a sobrecarga de trabalho e a ausência em sala de aula.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESSakashita, Claudia Naomide Campos, André SicaGimenez, Ana Maria Nunes2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1346510.3895/rts.v19n55.13465Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 264-277Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 264-2771984-35261809-004410.3895/rts.v19n55reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13465/9256Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:21Zoai:periodicos.utfpr:article/13465Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:21Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
title A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
spellingShingle A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Sakashita, Claudia Naomi
Educação, Planejamento e Avaliação
Interação;Universidade;Sociedade;Missão
title_short A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
title_full A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
title_fullStr A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
title_full_unstemmed A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
title_sort A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
author Sakashita, Claudia Naomi
author_facet Sakashita, Claudia Naomi
de Campos, André Sica
Gimenez, Ana Maria Nunes
author_role author
author2 de Campos, André Sica
Gimenez, Ana Maria Nunes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Sakashita, Claudia Naomi
de Campos, André Sica
Gimenez, Ana Maria Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Planejamento e Avaliação
Interação;Universidade;Sociedade;Missão
topic Educação, Planejamento e Avaliação
Interação;Universidade;Sociedade;Missão
description O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de pesquisa que investigou o envolvimento de docentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com convênios e parcerias com instituições externas. Com base em pesquisa exploratória e qualitativa, ancorada em revisão de literatura e em entrevistas semiestruturadas, buscou-se compreender os impactos (positivos e negativos) dessa relação para as atividades de ensino e pesquisa. O foco foi o ponto de vista docentes da Faculdade de Educação (FE) e da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC). Os resultados indicam que, embora seja um tema que suscite muitas controvérsias, os docentes percebem que as parcerias podem agregar valores positivos para a Universidade, contribuindo para a circulação e o intercâmbio de recursos humanos, podendo inclusive colocar novos desafios e temas para serem investigados, entre outras contribuições. Entre os aspectos negativos apontados estão a sobrecarga de trabalho e a ausência em sala de aula.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13465
10.3895/rts.v19n55.13465
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13465
identifier_str_mv 10.3895/rts.v19n55.13465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13465/9256
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 264-277
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 264-277
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v19n55
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800237662613798912