Pesquisas acadêmicas sobre biodiesel no Brasil: uma análise dos grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Angela Machado
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fernandes, Fábio Matos, Silva, Marcelo Santana, Soares, Paula Meyer, Konishi, Fabio, Torres, Ednildo Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2644
Resumo: Preocupações com a segurança energética e mudanças climáticas têm incentivado muitos países a investimentos em energias renováveis. O Brasil possui uma longa e larga experiência na produção de biocombustíveis, sendo hoje líder de produção de etanol de cana-de-açúcar no mundo. Em 2004, o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) foi lançado, introduzindo o biodiesel em sua matriz energética em 2005. Neste contexto, buscando obter um mapeamento a cerca de indicadores científicos e tecnológicos sobre o biodiesel no Brasil, o presente trabalho abordou a temática do biodiesel como cerne, tendo desenvolvido um estudo centrado em uma metodologia, que contemplou a avaliação de indicadores estratificados por cada uma das 05 (cinco) regiões geográficas do país, considerando para isso: (i) número de pessoal; e, (ii) número de grupos e linhas de pesquisa formados. A pesquisa adota procedimentos descritivos, qualitativos e exploratórios, incluindo investigação bibliográfica e uma prospecção dos censos disponibilizados no Diretório dos Grupos e Linhas de Pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) até 2013. Observou-se como principais resultados, que ao contrário dos países desenvolvidos, a pesquisa científica e tecnológica no Brasil no tocante ao biodisel se concentra nas Universidades, sendo ainda incipiente para interações com o setor produtivo, sugerindo que a expressiva produção de biodiesel ainda não seja indutor fundamental para o setor de PD&I em biocombustíveis no Brasil.
id UTFPR-6_e15a7f12fed412dd252e053c1018da70
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2644
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Pesquisas acadêmicas sobre biodiesel no Brasil: uma análise dos grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Preocupações com a segurança energética e mudanças climáticas têm incentivado muitos países a investimentos em energias renováveis. O Brasil possui uma longa e larga experiência na produção de biocombustíveis, sendo hoje líder de produção de etanol de cana-de-açúcar no mundo. Em 2004, o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) foi lançado, introduzindo o biodiesel em sua matriz energética em 2005. Neste contexto, buscando obter um mapeamento a cerca de indicadores científicos e tecnológicos sobre o biodiesel no Brasil, o presente trabalho abordou a temática do biodiesel como cerne, tendo desenvolvido um estudo centrado em uma metodologia, que contemplou a avaliação de indicadores estratificados por cada uma das 05 (cinco) regiões geográficas do país, considerando para isso: (i) número de pessoal; e, (ii) número de grupos e linhas de pesquisa formados. A pesquisa adota procedimentos descritivos, qualitativos e exploratórios, incluindo investigação bibliográfica e uma prospecção dos censos disponibilizados no Diretório dos Grupos e Linhas de Pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) até 2013. Observou-se como principais resultados, que ao contrário dos países desenvolvidos, a pesquisa científica e tecnológica no Brasil no tocante ao biodisel se concentra nas Universidades, sendo ainda incipiente para interações com o setor produtivo, sugerindo que a expressiva produção de biodiesel ainda não seja indutor fundamental para o setor de PD&I em biocombustíveis no Brasil.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rocha, Angela MachadoFernandes, Fábio MatosSilva, Marcelo SantanaSoares, Paula MeyerKonishi, FabioTorres, Ednildo Andrade2014-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/264410.3895/rts.v10n20.2644Revista Tecnologia e Sociedade; v. 10, n. 20 (2014)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 10, n. 20 (2014)1984-35261809-004410.3895/rts.v10n20reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2644/1743Direitos autorais 2014 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-09T15:56:54Zoai:periodicos.utfpr:article/2644Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2014-12-09T15:56:54Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisas acadêmicas sobre biodiesel no Brasil: uma análise dos grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
title Pesquisas acadêmicas sobre biodiesel no Brasil: uma análise dos grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
spellingShingle Pesquisas acadêmicas sobre biodiesel no Brasil: uma análise dos grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Rocha, Angela Machado
title_short Pesquisas acadêmicas sobre biodiesel no Brasil: uma análise dos grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
title_full Pesquisas acadêmicas sobre biodiesel no Brasil: uma análise dos grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
title_fullStr Pesquisas acadêmicas sobre biodiesel no Brasil: uma análise dos grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
title_full_unstemmed Pesquisas acadêmicas sobre biodiesel no Brasil: uma análise dos grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
title_sort Pesquisas acadêmicas sobre biodiesel no Brasil: uma análise dos grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
author Rocha, Angela Machado
author_facet Rocha, Angela Machado
Fernandes, Fábio Matos
Silva, Marcelo Santana
Soares, Paula Meyer
Konishi, Fabio
Torres, Ednildo Andrade
author_role author
author2 Fernandes, Fábio Matos
Silva, Marcelo Santana
Soares, Paula Meyer
Konishi, Fabio
Torres, Ednildo Andrade
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Angela Machado
Fernandes, Fábio Matos
Silva, Marcelo Santana
Soares, Paula Meyer
Konishi, Fabio
Torres, Ednildo Andrade
description Preocupações com a segurança energética e mudanças climáticas têm incentivado muitos países a investimentos em energias renováveis. O Brasil possui uma longa e larga experiência na produção de biocombustíveis, sendo hoje líder de produção de etanol de cana-de-açúcar no mundo. Em 2004, o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) foi lançado, introduzindo o biodiesel em sua matriz energética em 2005. Neste contexto, buscando obter um mapeamento a cerca de indicadores científicos e tecnológicos sobre o biodiesel no Brasil, o presente trabalho abordou a temática do biodiesel como cerne, tendo desenvolvido um estudo centrado em uma metodologia, que contemplou a avaliação de indicadores estratificados por cada uma das 05 (cinco) regiões geográficas do país, considerando para isso: (i) número de pessoal; e, (ii) número de grupos e linhas de pesquisa formados. A pesquisa adota procedimentos descritivos, qualitativos e exploratórios, incluindo investigação bibliográfica e uma prospecção dos censos disponibilizados no Diretório dos Grupos e Linhas de Pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) até 2013. Observou-se como principais resultados, que ao contrário dos países desenvolvidos, a pesquisa científica e tecnológica no Brasil no tocante ao biodisel se concentra nas Universidades, sendo ainda incipiente para interações com o setor produtivo, sugerindo que a expressiva produção de biodiesel ainda não seja indutor fundamental para o setor de PD&I em biocombustíveis no Brasil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2644
10.3895/rts.v10n20.2644
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2644
identifier_str_mv 10.3895/rts.v10n20.2644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2644/1743
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 10, n. 20 (2014)
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 10, n. 20 (2014)
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v10n20
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223874604859392