A viabilidade das redes de compras para PME’S da construção civil paranaense
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2645 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é avaliar a evolução das redes de compras na construção civil paranaense. Caracteriza-se por uma investigação exploratória descritiva por meio de estudo de caso. Analisou-se a rede de cooperação “Bem Viver” localizada no Oeste do Paraná, através de uma amostragem de seis (06) lojas em seis (06) cidades. A rede de cooperação se define como um processo de captação, articulação e otimização de energias, recursos e competências, capaz de gerar um sistema de relacionamento que organiza indivíduos e empresas de forma igualitária. Os resultados apontam que a maioria das empresas participantes das redes tem interesse em participar dessa parceria por conseguirem dessa forma maior abrangência econômica, produtiva e maior diversidade em seus produtos, além de menor custo na aquisição de suas compras. Os principais benefícios obtidos ao ingressar na rede foram redução de custos e aumento do poder de negociação com fornecedores, bem como, qualificação dos colaboradores, marketing e consultoria financeira. |
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A viabilidade das redes de compras para PME’S da construção civil paranaenseO objetivo do presente artigo é avaliar a evolução das redes de compras na construção civil paranaense. Caracteriza-se por uma investigação exploratória descritiva por meio de estudo de caso. Analisou-se a rede de cooperação “Bem Viver” localizada no Oeste do Paraná, através de uma amostragem de seis (06) lojas em seis (06) cidades. A rede de cooperação se define como um processo de captação, articulação e otimização de energias, recursos e competências, capaz de gerar um sistema de relacionamento que organiza indivíduos e empresas de forma igualitária. Os resultados apontam que a maioria das empresas participantes das redes tem interesse em participar dessa parceria por conseguirem dessa forma maior abrangência econômica, produtiva e maior diversidade em seus produtos, além de menor custo na aquisição de suas compras. Os principais benefícios obtidos ao ingressar na rede foram redução de custos e aumento do poder de negociação com fornecedores, bem como, qualificação dos colaboradores, marketing e consultoria financeira.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2014-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/264510.3895/rts.v10n20.2645Revista Tecnologia e Sociedade; v. 10, n. 20 (2014)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 10, n. 20 (2014)1984-35261809-004410.3895/rts.v10n20reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2645/1745Direitos autorais 2014 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves , Joecimara Miquilino Braun , Mirian Beatriz Schneider 2014-12-09T15:56:54Zoai:periodicos.utfpr:article/2645Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2014-12-09T15:56:54Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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