Estudos do meio ambiente a partir de técnicas de sensoriamento remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schleich, Alisson Passos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Filho, Joao Bernardes da Rocha, Lahm, Regis Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13039
Resumo: O presente estudo é classificado como uma metanálise qualitativa, e trata do uso do sensoriamento remoto no ensino de ciências. Visa a explorar, por meio de revisão bibliográfica de artigos científicos, como são utilizados tais recursos no contexto educacional, identificando as contribuições da utilização dessas técnicas. Para tanto, foram selecionados oito artigos relacionados com o uso de sensoriamento remoto e a temática ambiental. Os dados revelaram que: o site Google Earth TM é o mais comumente utilizado; o desenvolvimento desse tipo de trabalho tem aumentado, e; são aplicados mais no ensino fundamental do que no ensino médio. Os trabalhos evidenciam, ainda, que essas atividades podem contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem, com potencial para geração de conhecimento por meio de análises de imagens, discussões e reflexões no que diz respeito à vida cotidiana dos alunos, favorecendo assim a desalienação e a disseminação de uma cultura de cidadania entre os estudantes.
id UTFPR-6_f79feaa856114048e9e3e4f590ea539b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13039
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Estudos do meio ambiente a partir de técnicas de sensoriamento remoto7.08.04.03-6 Tecnologia EducacionalEducação Ambiental Remota; Google Earth TM; Meio Ambiente via Satelite;O presente estudo é classificado como uma metanálise qualitativa, e trata do uso do sensoriamento remoto no ensino de ciências. Visa a explorar, por meio de revisão bibliográfica de artigos científicos, como são utilizados tais recursos no contexto educacional, identificando as contribuições da utilização dessas técnicas. Para tanto, foram selecionados oito artigos relacionados com o uso de sensoriamento remoto e a temática ambiental. Os dados revelaram que: o site Google Earth TM é o mais comumente utilizado; o desenvolvimento desse tipo de trabalho tem aumentado, e; são aplicados mais no ensino fundamental do que no ensino médio. Os trabalhos evidenciam, ainda, que essas atividades podem contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem, com potencial para geração de conhecimento por meio de análises de imagens, discussões e reflexões no que diz respeito à vida cotidiana dos alunos, favorecendo assim a desalienação e a disseminação de uma cultura de cidadania entre os estudantes.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do SulSchleich, Alisson PassosFilho, Joao Bernardes da RochaLahm, Regis Alexandre2022-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1303910.3895/rts.v18n54.13039Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 38-52Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 38-521984-35261809-004410.3895/rts.v18n54reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13039/9102Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:23Zoai:periodicos.utfpr:article/13039Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:23Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos do meio ambiente a partir de técnicas de sensoriamento remoto
title Estudos do meio ambiente a partir de técnicas de sensoriamento remoto
spellingShingle Estudos do meio ambiente a partir de técnicas de sensoriamento remoto
Schleich, Alisson Passos
7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional
Educação Ambiental Remota; Google Earth TM; Meio Ambiente via Satelite;
title_short Estudos do meio ambiente a partir de técnicas de sensoriamento remoto
title_full Estudos do meio ambiente a partir de técnicas de sensoriamento remoto
title_fullStr Estudos do meio ambiente a partir de técnicas de sensoriamento remoto
title_full_unstemmed Estudos do meio ambiente a partir de técnicas de sensoriamento remoto
title_sort Estudos do meio ambiente a partir de técnicas de sensoriamento remoto
author Schleich, Alisson Passos
author_facet Schleich, Alisson Passos
Filho, Joao Bernardes da Rocha
Lahm, Regis Alexandre
author_role author
author2 Filho, Joao Bernardes da Rocha
Lahm, Regis Alexandre
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul
dc.contributor.author.fl_str_mv Schleich, Alisson Passos
Filho, Joao Bernardes da Rocha
Lahm, Regis Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional
Educação Ambiental Remota; Google Earth TM; Meio Ambiente via Satelite;
topic 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional
Educação Ambiental Remota; Google Earth TM; Meio Ambiente via Satelite;
description O presente estudo é classificado como uma metanálise qualitativa, e trata do uso do sensoriamento remoto no ensino de ciências. Visa a explorar, por meio de revisão bibliográfica de artigos científicos, como são utilizados tais recursos no contexto educacional, identificando as contribuições da utilização dessas técnicas. Para tanto, foram selecionados oito artigos relacionados com o uso de sensoriamento remoto e a temática ambiental. Os dados revelaram que: o site Google Earth TM é o mais comumente utilizado; o desenvolvimento desse tipo de trabalho tem aumentado, e; são aplicados mais no ensino fundamental do que no ensino médio. Os trabalhos evidenciam, ainda, que essas atividades podem contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem, com potencial para geração de conhecimento por meio de análises de imagens, discussões e reflexões no que diz respeito à vida cotidiana dos alunos, favorecendo assim a desalienação e a disseminação de uma cultura de cidadania entre os estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13039
10.3895/rts.v18n54.13039
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13039
identifier_str_mv 10.3895/rts.v18n54.13039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13039/9102
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 38-52
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 38-52
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v18n54
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800237662560321536