Sistemas inteligentes? Humanos dependentes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonventi Jr, Waldemar
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3566
Resumo: Discute-se o impacto das tecnologias de informação e comunicação, estendendo-se aos dispositivos e sistemas industriais mais complexos. São apresentados os sistemas inteligentes e seu contraponto mercadológico: sistemas divulgados como inteligentes. Textos acadêmicos sobre inteligência artificial são referenciados como base conceitual para a análise dos impactos sociais das tecnologias inteligentes ou assim divulgadas. Questões sobre raciocínio e busca de soluções, utilizando o jogo de xadrez como comparação entre seres humanos e computadores, procuram lançar luz sobre os processos mentais que são relacionados com comportamento inteligente. Questiona-se a dependência ou confiança das pessoas em deixarem decisões mais complexas para tais dispositivos ou sistemas, desde simples cálculos aritméticos até inferências e proposta de ações estratégicas, passando pela interação entre sistemas inteligentes e seres humanos para melhorar a eficiência de tarefas complexas em geral. Por fim, são postas questões reflexivas sobre a real possibilidade da inteligência artificial suplantar a humana, criando involuntariamente uma realidade virtual e como atualmente a tecnologia possivelmente está criando esta realidade e uma nova forma de dependência.
id UTFPR-6_fc50498ef290795ba89fd7328829bb07
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/3566
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Sistemas inteligentes? Humanos dependentes?Discute-se o impacto das tecnologias de informação e comunicação, estendendo-se aos dispositivos e sistemas industriais mais complexos. São apresentados os sistemas inteligentes e seu contraponto mercadológico: sistemas divulgados como inteligentes. Textos acadêmicos sobre inteligência artificial são referenciados como base conceitual para a análise dos impactos sociais das tecnologias inteligentes ou assim divulgadas. Questões sobre raciocínio e busca de soluções, utilizando o jogo de xadrez como comparação entre seres humanos e computadores, procuram lançar luz sobre os processos mentais que são relacionados com comportamento inteligente. Questiona-se a dependência ou confiança das pessoas em deixarem decisões mais complexas para tais dispositivos ou sistemas, desde simples cálculos aritméticos até inferências e proposta de ações estratégicas, passando pela interação entre sistemas inteligentes e seres humanos para melhorar a eficiência de tarefas complexas em geral. Por fim, são postas questões reflexivas sobre a real possibilidade da inteligência artificial suplantar a humana, criando involuntariamente uma realidade virtual e como atualmente a tecnologia possivelmente está criando esta realidade e uma nova forma de dependência.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Bonventi Jr, Waldemar2015-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/356610.3895/rts.v11n23.3566Revista Tecnologia e Sociedade; v. 11, n. 23 (2015)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 11, n. 23 (2015)1984-35261809-004410.3895/rts.v11n23reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3566/2345Direitos autorais 2015 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-28T18:14:33Zoai:periodicos.utfpr:article/3566Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2015-11-28T18:14:33Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas inteligentes? Humanos dependentes?
title Sistemas inteligentes? Humanos dependentes?
spellingShingle Sistemas inteligentes? Humanos dependentes?
Bonventi Jr, Waldemar
title_short Sistemas inteligentes? Humanos dependentes?
title_full Sistemas inteligentes? Humanos dependentes?
title_fullStr Sistemas inteligentes? Humanos dependentes?
title_full_unstemmed Sistemas inteligentes? Humanos dependentes?
title_sort Sistemas inteligentes? Humanos dependentes?
author Bonventi Jr, Waldemar
author_facet Bonventi Jr, Waldemar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonventi Jr, Waldemar
description Discute-se o impacto das tecnologias de informação e comunicação, estendendo-se aos dispositivos e sistemas industriais mais complexos. São apresentados os sistemas inteligentes e seu contraponto mercadológico: sistemas divulgados como inteligentes. Textos acadêmicos sobre inteligência artificial são referenciados como base conceitual para a análise dos impactos sociais das tecnologias inteligentes ou assim divulgadas. Questões sobre raciocínio e busca de soluções, utilizando o jogo de xadrez como comparação entre seres humanos e computadores, procuram lançar luz sobre os processos mentais que são relacionados com comportamento inteligente. Questiona-se a dependência ou confiança das pessoas em deixarem decisões mais complexas para tais dispositivos ou sistemas, desde simples cálculos aritméticos até inferências e proposta de ações estratégicas, passando pela interação entre sistemas inteligentes e seres humanos para melhorar a eficiência de tarefas complexas em geral. Por fim, são postas questões reflexivas sobre a real possibilidade da inteligência artificial suplantar a humana, criando involuntariamente uma realidade virtual e como atualmente a tecnologia possivelmente está criando esta realidade e uma nova forma de dependência.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3566
10.3895/rts.v11n23.3566
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3566
identifier_str_mv 10.3895/rts.v11n23.3566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3566/2345
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 11, n. 23 (2015)
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 11, n. 23 (2015)
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v11n23
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223877507317760