A WebQuest e a Taxonomia Digital de Bloom como uma nova coreografia didática para a educação online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Rogério Antonio de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Padilha, Maria Auxiliadora Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/843
Resumo: Este artigo discutirá a metodologia da WebQuest, quanto a suas críticas, variedades, proposições e principais elementos estruturadores com o objetivo de situá-la no contexto das medias da Web 2.0 conforme a proposta da Taxonomia Digital de Bloom. Para isto discutiremos os questionamentos e proposições feitas a esta metodologia analisando uma parte da estrutura da WebQuest, a tarefa, de um curso de Educação a Distância, a partir das coreografias didáticas e da Taxonomia de Digital Bloom, que é uma atualização da Taxonomia de Bloom. A relevância deste artigo se dá no sentido de ampliar possibilidades pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem on-line como também em desenvolver parâmetros que favorecem a construção de metodologias mais significativas no ensino on-line. Na análise da tarefa da WQ estudada se percebe que esta não segue os padrões mínimos de qualidade no tocante à Taxonomia Digital de Bloom, o que nos levar a considerar a metodologia analisada como uma WebExercise.
id UTFPR-7_01fe4d52883a14887201fe85ef7156cb
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/843
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A WebQuest e a Taxonomia Digital de Bloom como uma nova coreografia didática para a educação onlineEste artigo discutirá a metodologia da WebQuest, quanto a suas críticas, variedades, proposições e principais elementos estruturadores com o objetivo de situá-la no contexto das medias da Web 2.0 conforme a proposta da Taxonomia Digital de Bloom. Para isto discutiremos os questionamentos e proposições feitas a esta metodologia analisando uma parte da estrutura da WebQuest, a tarefa, de um curso de Educação a Distância, a partir das coreografias didáticas e da Taxonomia de Digital Bloom, que é uma atualização da Taxonomia de Bloom. A relevância deste artigo se dá no sentido de ampliar possibilidades pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem on-line como também em desenvolver parâmetros que favorecem a construção de metodologias mais significativas no ensino on-line. Na análise da tarefa da WQ estudada se percebe que esta não segue os padrões mínimos de qualidade no tocante à Taxonomia Digital de Bloom, o que nos levar a considerar a metodologia analisada como uma WebExercise.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Paiva, Rogério Antonio dePadilha, Maria Auxiliadora Soares2012-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/84310.3895/S1982-873X2012000100006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 1 (2012)1982-873X10.3895/S1982-873X20120001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/843/793Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:39Zoai:periodicos.utfpr:article/843Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:39Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A WebQuest e a Taxonomia Digital de Bloom como uma nova coreografia didática para a educação online
title A WebQuest e a Taxonomia Digital de Bloom como uma nova coreografia didática para a educação online
spellingShingle A WebQuest e a Taxonomia Digital de Bloom como uma nova coreografia didática para a educação online
Paiva, Rogério Antonio de
title_short A WebQuest e a Taxonomia Digital de Bloom como uma nova coreografia didática para a educação online
title_full A WebQuest e a Taxonomia Digital de Bloom como uma nova coreografia didática para a educação online
title_fullStr A WebQuest e a Taxonomia Digital de Bloom como uma nova coreografia didática para a educação online
title_full_unstemmed A WebQuest e a Taxonomia Digital de Bloom como uma nova coreografia didática para a educação online
title_sort A WebQuest e a Taxonomia Digital de Bloom como uma nova coreografia didática para a educação online
author Paiva, Rogério Antonio de
author_facet Paiva, Rogério Antonio de
Padilha, Maria Auxiliadora Soares
author_role author
author2 Padilha, Maria Auxiliadora Soares
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Rogério Antonio de
Padilha, Maria Auxiliadora Soares
description Este artigo discutirá a metodologia da WebQuest, quanto a suas críticas, variedades, proposições e principais elementos estruturadores com o objetivo de situá-la no contexto das medias da Web 2.0 conforme a proposta da Taxonomia Digital de Bloom. Para isto discutiremos os questionamentos e proposições feitas a esta metodologia analisando uma parte da estrutura da WebQuest, a tarefa, de um curso de Educação a Distância, a partir das coreografias didáticas e da Taxonomia de Digital Bloom, que é uma atualização da Taxonomia de Bloom. A relevância deste artigo se dá no sentido de ampliar possibilidades pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem on-line como também em desenvolver parâmetros que favorecem a construção de metodologias mais significativas no ensino on-line. Na análise da tarefa da WQ estudada se percebe que esta não segue os padrões mínimos de qualidade no tocante à Taxonomia Digital de Bloom, o que nos levar a considerar a metodologia analisada como uma WebExercise.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-10
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/843
10.3895/S1982-873X2012000100006
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/843
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2012000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/843/793
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 1 (2012)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20120001
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713872088530944