Profissão docente: aspirações de estudantes do ensino médio sobre ser professor de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fillos, Leoni Malinoski
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Zen, Priscila Dombrovski, Caetano, Joyce Jaquelinne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2879
Resumo: Este artigo objetiva discutir a atratividade da carreira docente pela ótica de alunos do 3º ano do ensino médio, especialmente sobre ser professor de Matemática. Utilizando-se como instrumento um questionário com questões abertas e fechadas, buscou-se obter dados quantitativos a respeito das intenções profissionais de estudantes de cinco colégios de um município do Paraná e dados qualitativos sobre os motivos e influências que levaram esses estudantes a desejar ou não a carreira docente. Os dados indicam que os estudantes consideram a profissão docente importante e de muita responsabilidade, porém, a grande maioria não tem a intenção de seguir a carreira de professor, devido à falta de atratividade da profissão. Sobre o desígnio de ser professor de Matemática, o número é praticamente irrisório e as justificativas se resumem em não gostar da disciplina, ter muita dificuldade na assimilação dos conteúdos e não ver sentido do que aprendem na matemática escolar.
id UTFPR-7_0a9e51d979711abddf4959f243d12cb9
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2879
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Profissão docente: aspirações de estudantes do ensino médio sobre ser professor de MatemáticaEste artigo objetiva discutir a atratividade da carreira docente pela ótica de alunos do 3º ano do ensino médio, especialmente sobre ser professor de Matemática. Utilizando-se como instrumento um questionário com questões abertas e fechadas, buscou-se obter dados quantitativos a respeito das intenções profissionais de estudantes de cinco colégios de um município do Paraná e dados qualitativos sobre os motivos e influências que levaram esses estudantes a desejar ou não a carreira docente. Os dados indicam que os estudantes consideram a profissão docente importante e de muita responsabilidade, porém, a grande maioria não tem a intenção de seguir a carreira de professor, devido à falta de atratividade da profissão. Sobre o desígnio de ser professor de Matemática, o número é praticamente irrisório e as justificativas se resumem em não gostar da disciplina, ter muita dificuldade na assimilação dos conteúdos e não ver sentido do que aprendem na matemática escolar.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fillos, Leoni MalinoskiZen, Priscila DombrovskiCaetano, Joyce Jaquelinne2016-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/287910.3895/rbect.v9n2.2879Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2879/pdfDireitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-21T22:21:47Zoai:periodicos.utfpr:article/2879Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-12-21T22:21:47Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Profissão docente: aspirações de estudantes do ensino médio sobre ser professor de Matemática
title Profissão docente: aspirações de estudantes do ensino médio sobre ser professor de Matemática
spellingShingle Profissão docente: aspirações de estudantes do ensino médio sobre ser professor de Matemática
Fillos, Leoni Malinoski
title_short Profissão docente: aspirações de estudantes do ensino médio sobre ser professor de Matemática
title_full Profissão docente: aspirações de estudantes do ensino médio sobre ser professor de Matemática
title_fullStr Profissão docente: aspirações de estudantes do ensino médio sobre ser professor de Matemática
title_full_unstemmed Profissão docente: aspirações de estudantes do ensino médio sobre ser professor de Matemática
title_sort Profissão docente: aspirações de estudantes do ensino médio sobre ser professor de Matemática
author Fillos, Leoni Malinoski
author_facet Fillos, Leoni Malinoski
Zen, Priscila Dombrovski
Caetano, Joyce Jaquelinne
author_role author
author2 Zen, Priscila Dombrovski
Caetano, Joyce Jaquelinne
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fillos, Leoni Malinoski
Zen, Priscila Dombrovski
Caetano, Joyce Jaquelinne
description Este artigo objetiva discutir a atratividade da carreira docente pela ótica de alunos do 3º ano do ensino médio, especialmente sobre ser professor de Matemática. Utilizando-se como instrumento um questionário com questões abertas e fechadas, buscou-se obter dados quantitativos a respeito das intenções profissionais de estudantes de cinco colégios de um município do Paraná e dados qualitativos sobre os motivos e influências que levaram esses estudantes a desejar ou não a carreira docente. Os dados indicam que os estudantes consideram a profissão docente importante e de muita responsabilidade, porém, a grande maioria não tem a intenção de seguir a carreira de professor, devido à falta de atratividade da profissão. Sobre o desígnio de ser professor de Matemática, o número é praticamente irrisório e as justificativas se resumem em não gostar da disciplina, ter muita dificuldade na assimilação dos conteúdos e não ver sentido do que aprendem na matemática escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2879
10.3895/rbect.v9n2.2879
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2879
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v9n2.2879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2879/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2016)
1982-873X
10.3895/rbect.v9n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870987526144