As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Herivelto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/702
Resumo: O objetivo do presente artigo foi identificar os fatores associados aos sentimentos de satisfação e insatisfação de professores do ensino médio de escolas públicas de Curitiba. A satisfação no trabalho é definida como uma reação afetiva de um indivíduo em relação ao seu trabalho. Para as finalidades desse estudo, adotamos três dimensões para analisar a satisfação do professor no trabalho: a) a dimensão intrínseca, b) a dimensão extrínseca e c) a dimensão da organização da escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva do tipo levantamento quantitativo. O estudo foi realizado em 10 escolas públicas da região de Curitiba. A amostra constituiu-se de 163 professores do ensino médio. Os principais resultados mostraram que as maiores fontes de satisfação dos professores são fatores ligados ao sentimento de competência, relacionamento com os alunos e a própria prática pedagógica. Dentre as fontes de insatisfação estão a falta de reconhecimento profissional, a quantidade de trabalho burocrático e a quantidade de alunos na sala de aula. 
id UTFPR-7_0aef899765109304233c64b2feff86be
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/702
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio O objetivo do presente artigo foi identificar os fatores associados aos sentimentos de satisfação e insatisfação de professores do ensino médio de escolas públicas de Curitiba. A satisfação no trabalho é definida como uma reação afetiva de um indivíduo em relação ao seu trabalho. Para as finalidades desse estudo, adotamos três dimensões para analisar a satisfação do professor no trabalho: a) a dimensão intrínseca, b) a dimensão extrínseca e c) a dimensão da organização da escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva do tipo levantamento quantitativo. O estudo foi realizado em 10 escolas públicas da região de Curitiba. A amostra constituiu-se de 163 professores do ensino médio. Os principais resultados mostraram que as maiores fontes de satisfação dos professores são fatores ligados ao sentimento de competência, relacionamento com os alunos e a própria prática pedagógica. Dentre as fontes de insatisfação estão a falta de reconhecimento profissional, a quantidade de trabalho burocrático e a quantidade de alunos na sala de aula. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Moreira, Herivelto2010-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/70210.3895/S1982-873X2010000200001Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 2 (2010)1982-873X10.3895/S1982-873X20100002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/702/545Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:35Zoai:periodicos.utfpr:article/702Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:35Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio
title As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio
spellingShingle As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio
Moreira, Herivelto
title_short As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio
title_full As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio
title_fullStr As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio
title_full_unstemmed As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio
title_sort As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio
author Moreira, Herivelto
author_facet Moreira, Herivelto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Herivelto
description O objetivo do presente artigo foi identificar os fatores associados aos sentimentos de satisfação e insatisfação de professores do ensino médio de escolas públicas de Curitiba. A satisfação no trabalho é definida como uma reação afetiva de um indivíduo em relação ao seu trabalho. Para as finalidades desse estudo, adotamos três dimensões para analisar a satisfação do professor no trabalho: a) a dimensão intrínseca, b) a dimensão extrínseca e c) a dimensão da organização da escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva do tipo levantamento quantitativo. O estudo foi realizado em 10 escolas públicas da região de Curitiba. A amostra constituiu-se de 163 professores do ensino médio. Os principais resultados mostraram que as maiores fontes de satisfação dos professores são fatores ligados ao sentimento de competência, relacionamento com os alunos e a própria prática pedagógica. Dentre as fontes de insatisfação estão a falta de reconhecimento profissional, a quantidade de trabalho burocrático e a quantidade de alunos na sala de aula. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/702
10.3895/S1982-873X2010000200001
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/702
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2010000200001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/702/545
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 2 (2010)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20100002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870176976896