Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1946 |
Resumo: | O questionário de pesquisa é uma das ferramentas mais utilizadas por pesquisadores em Ciências Sociais. Por isso, a elaboração das perguntas é etapa crucial para a obtenção de um bom questionário, isto é, de um questionário que cumpra seu papel na coleta de dados de maneira a revelar, da melhor forma possível, a realidade dos fatos ocorridos dentro do alvo do estudo proposto. Neste artigo, tecemos algumas considerações, através de esquemas e exemplos, para a formulação de um questionário de pesquisa profícuo. A nossa experiência com alunos da graduação em Biologia e da pós-graduação em ensino de Ciências de UERJ nos fornece as informações sobre os erros mais comuns, e a base para a adoção dos procedimentos mais adequados na colaboração para minimizar tais erros, e facilitar a construção de questionários de pesquisa. |
id |
UTFPR-7_118e0dfe5f305a9ca01d9fd254591e58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1946 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisaO questionário de pesquisa é uma das ferramentas mais utilizadas por pesquisadores em Ciências Sociais. Por isso, a elaboração das perguntas é etapa crucial para a obtenção de um bom questionário, isto é, de um questionário que cumpra seu papel na coleta de dados de maneira a revelar, da melhor forma possível, a realidade dos fatos ocorridos dentro do alvo do estudo proposto. Neste artigo, tecemos algumas considerações, através de esquemas e exemplos, para a formulação de um questionário de pesquisa profícuo. A nossa experiência com alunos da graduação em Biologia e da pós-graduação em ensino de Ciências de UERJ nos fornece as informações sobre os erros mais comuns, e a base para a adoção dos procedimentos mais adequados na colaboração para minimizar tais erros, e facilitar a construção de questionários de pesquisa.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Melo, Waisenhowerk Vieira deBianchi, Cristina dos Santos2015-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/194610.3895/rbect.v8n3.1946Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1946/2179Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-18T13:37:34Zoai:periodicos.utfpr:article/1946Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-11-18T13:37:34Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa |
title |
Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa |
spellingShingle |
Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa Melo, Waisenhowerk Vieira de |
title_short |
Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa |
title_full |
Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa |
title_fullStr |
Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa |
title_full_unstemmed |
Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa |
title_sort |
Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa |
author |
Melo, Waisenhowerk Vieira de |
author_facet |
Melo, Waisenhowerk Vieira de Bianchi, Cristina dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Bianchi, Cristina dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Waisenhowerk Vieira de Bianchi, Cristina dos Santos |
description |
O questionário de pesquisa é uma das ferramentas mais utilizadas por pesquisadores em Ciências Sociais. Por isso, a elaboração das perguntas é etapa crucial para a obtenção de um bom questionário, isto é, de um questionário que cumpra seu papel na coleta de dados de maneira a revelar, da melhor forma possível, a realidade dos fatos ocorridos dentro do alvo do estudo proposto. Neste artigo, tecemos algumas considerações, através de esquemas e exemplos, para a formulação de um questionário de pesquisa profícuo. A nossa experiência com alunos da graduação em Biologia e da pós-graduação em ensino de Ciências de UERJ nos fornece as informações sobre os erros mais comuns, e a base para a adoção dos procedimentos mais adequados na colaboração para minimizar tais erros, e facilitar a construção de questionários de pesquisa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1946 10.3895/rbect.v8n3.1946 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1946 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v8n3.1946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1946/2179 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870601650176 |