A Modelagem Computacional no Ensino de Física: Um Estudo Exploratório sobre o Oscilador Harmônico Simples
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2833 |
Resumo: | Este trabalho investigou a integração de um módulo educacional com base em atividades de modelagem computacional no estudo de um tópico específico de Ciências: o Oscilador Harmônico Simples (OHS). O estudo consistiu do planejamento, implementação, teste e avaliação do módulo educacional. Os instrumentos de coleta de dados foram divididos em duas partes: as atividades de modelagem e a planilha de avaliação do módulo educacional. O teste foi realizado com professores de Física do Ensino Médio cursando pós-graduação na Universidade Federal do Espírito Santo. Os dados da avaliação do módulo educacional demonstraram a adequação ao objetivo a que se propôs, sendo que, foram sugeridas modificações que foram implementadas para utilização futura. Por outro lado, os resultados das atividades de modelagem mostraram que os professores puderam confrontar o entendimento prévio sobre os conceitos abordados com os resultados da simulação e, em alguns casos, reforçar as concepções e em outros evoluí-las ao conhecimento científico. |
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A Modelagem Computacional no Ensino de Física: Um Estudo Exploratório sobre o Oscilador Harmônico SimplesEste trabalho investigou a integração de um módulo educacional com base em atividades de modelagem computacional no estudo de um tópico específico de Ciências: o Oscilador Harmônico Simples (OHS). O estudo consistiu do planejamento, implementação, teste e avaliação do módulo educacional. Os instrumentos de coleta de dados foram divididos em duas partes: as atividades de modelagem e a planilha de avaliação do módulo educacional. O teste foi realizado com professores de Física do Ensino Médio cursando pós-graduação na Universidade Federal do Espírito Santo. Os dados da avaliação do módulo educacional demonstraram a adequação ao objetivo a que se propôs, sendo que, foram sugeridas modificações que foram implementadas para utilização futura. Por outro lado, os resultados das atividades de modelagem mostraram que os professores puderam confrontar o entendimento prévio sobre os conceitos abordados com os resultados da simulação e, em alguns casos, reforçar as concepções e em outros evoluí-las ao conhecimento científico.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqCAPESFACITEC/PMV – Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia do Município de Vitória, ESFAPES – Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito SantoVerbeno, Carlos Henrique Santosda Silva, Rodrigo Marques AlmeidaMaziero, RômuloGomes, Thiéberson da SilvaFerracioli, Laércio2016-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/283310.3895/rbect.v9n2.2833Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2833/pdfDireitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-21T22:21:47Zoai:periodicos.utfpr:article/2833Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-12-21T22:21:47Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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