A Modelagem Computacional no Ensino de Física: Um Estudo Exploratório sobre o Oscilador Harmônico Simples

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verbeno, Carlos Henrique Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: da Silva, Rodrigo Marques Almeida, Maziero, Rômulo, Gomes, Thiéberson da Silva, Ferracioli, Laércio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2833
Resumo: Este trabalho investigou a integração de um módulo educacional com base em atividades de modelagem computacional no estudo de um tópico específico de Ciências: o Oscilador Harmônico Simples (OHS). O estudo consistiu do planejamento, implementação, teste e avaliação do módulo educacional. Os instrumentos de coleta de dados foram divididos em duas partes: as atividades de modelagem e a planilha de avaliação do módulo educacional. O teste foi realizado com professores de Física do Ensino Médio cursando pós-graduação na Universidade Federal do Espírito Santo. Os dados da avaliação do módulo educacional demonstraram a adequação ao objetivo a que se propôs, sendo que, foram sugeridas modificações que foram implementadas para utilização futura. Por outro lado, os resultados das atividades de modelagem mostraram que os professores puderam confrontar o entendimento prévio sobre os conceitos abordados com os resultados da simulação e, em alguns casos, reforçar as concepções e em outros evoluí-las ao conhecimento científico.
id UTFPR-7_16842ede55e5e0c19e6ebbba1d0ab530
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2833
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A Modelagem Computacional no Ensino de Física: Um Estudo Exploratório sobre o Oscilador Harmônico SimplesEste trabalho investigou a integração de um módulo educacional com base em atividades de modelagem computacional no estudo de um tópico específico de Ciências: o Oscilador Harmônico Simples (OHS). O estudo consistiu do planejamento, implementação, teste e avaliação do módulo educacional. Os instrumentos de coleta de dados foram divididos em duas partes: as atividades de modelagem e a planilha de avaliação do módulo educacional. O teste foi realizado com professores de Física do Ensino Médio cursando pós-graduação na Universidade Federal do Espírito Santo. Os dados da avaliação do módulo educacional demonstraram a adequação ao objetivo a que se propôs, sendo que, foram sugeridas modificações que foram implementadas para utilização futura. Por outro lado, os resultados das atividades de modelagem mostraram que os professores puderam confrontar o entendimento prévio sobre os conceitos abordados com os resultados da simulação e, em alguns casos, reforçar as concepções e em outros evoluí-las ao conhecimento científico.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqCAPESFACITEC/PMV – Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia do Município de Vitória, ESFAPES – Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito SantoVerbeno, Carlos Henrique Santosda Silva, Rodrigo Marques AlmeidaMaziero, RômuloGomes, Thiéberson da SilvaFerracioli, Laércio2016-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/283310.3895/rbect.v9n2.2833Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2833/pdfDireitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-21T22:21:47Zoai:periodicos.utfpr:article/2833Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-12-21T22:21:47Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A Modelagem Computacional no Ensino de Física: Um Estudo Exploratório sobre o Oscilador Harmônico Simples
title A Modelagem Computacional no Ensino de Física: Um Estudo Exploratório sobre o Oscilador Harmônico Simples
spellingShingle A Modelagem Computacional no Ensino de Física: Um Estudo Exploratório sobre o Oscilador Harmônico Simples
Verbeno, Carlos Henrique Santos
title_short A Modelagem Computacional no Ensino de Física: Um Estudo Exploratório sobre o Oscilador Harmônico Simples
title_full A Modelagem Computacional no Ensino de Física: Um Estudo Exploratório sobre o Oscilador Harmônico Simples
title_fullStr A Modelagem Computacional no Ensino de Física: Um Estudo Exploratório sobre o Oscilador Harmônico Simples
title_full_unstemmed A Modelagem Computacional no Ensino de Física: Um Estudo Exploratório sobre o Oscilador Harmônico Simples
title_sort A Modelagem Computacional no Ensino de Física: Um Estudo Exploratório sobre o Oscilador Harmônico Simples
author Verbeno, Carlos Henrique Santos
author_facet Verbeno, Carlos Henrique Santos
da Silva, Rodrigo Marques Almeida
Maziero, Rômulo
Gomes, Thiéberson da Silva
Ferracioli, Laércio
author_role author
author2 da Silva, Rodrigo Marques Almeida
Maziero, Rômulo
Gomes, Thiéberson da Silva
Ferracioli, Laércio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
CAPES
FACITEC/PMV – Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia do Município de Vitória, ES
FAPES – Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
dc.contributor.author.fl_str_mv Verbeno, Carlos Henrique Santos
da Silva, Rodrigo Marques Almeida
Maziero, Rômulo
Gomes, Thiéberson da Silva
Ferracioli, Laércio
description Este trabalho investigou a integração de um módulo educacional com base em atividades de modelagem computacional no estudo de um tópico específico de Ciências: o Oscilador Harmônico Simples (OHS). O estudo consistiu do planejamento, implementação, teste e avaliação do módulo educacional. Os instrumentos de coleta de dados foram divididos em duas partes: as atividades de modelagem e a planilha de avaliação do módulo educacional. O teste foi realizado com professores de Física do Ensino Médio cursando pós-graduação na Universidade Federal do Espírito Santo. Os dados da avaliação do módulo educacional demonstraram a adequação ao objetivo a que se propôs, sendo que, foram sugeridas modificações que foram implementadas para utilização futura. Por outro lado, os resultados das atividades de modelagem mostraram que os professores puderam confrontar o entendimento prévio sobre os conceitos abordados com os resultados da simulação e, em alguns casos, reforçar as concepções e em outros evoluí-las ao conhecimento científico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2833
10.3895/rbect.v9n2.2833
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2833
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v9n2.2833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2833/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2016)
1982-873X
10.3895/rbect.v9n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870092042240