Enfoque CTS, o ensino médico e a ética de responsabilidade de Hans Jonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zimmermann, Marlene Harger
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3879
Resumo: A educação tecnológica no enfoque CTS assume importância ao remeter a interdisciplinaridade como riqueza na construção de pontes interligando diversos saberes no atendimento da complexidade inerente ao ser humano e a vida em sociedade. A presente reflexão teórica aponta para o urgente posicionamento dos atores sociais, entre eles o médico, diante da falácia de que a tecnologia é neutra não apresentando consequências. Mergulhados na sociedade tecnocrata com repercussões da medicina tecnocêntrica por meio do profissional médico tecnotrônico; a ética de Hans Jonas é aliada na tentativa de mudanças na formação do médico. Urgente suscitar reflexões sobre consequências que a tecnologia oferece a humanidade quando desprovida de aspectos humanos, sociais e ambientais. Compete à universidade salutar interlocução remetendo à necessidade de mudanças na tentativa de formar o profissional médico mais humanizado, preocupado com a manutenção da vida do homem na sociedade.
id UTFPR-7_16e64ad2e39bdfde798c34bf9e575247
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/3879
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Enfoque CTS, o ensino médico e a ética de responsabilidade de Hans Jonas9.05.00.00-8Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Ética; Educação médica; Responsabilidade social.A educação tecnológica no enfoque CTS assume importância ao remeter a interdisciplinaridade como riqueza na construção de pontes interligando diversos saberes no atendimento da complexidade inerente ao ser humano e a vida em sociedade. A presente reflexão teórica aponta para o urgente posicionamento dos atores sociais, entre eles o médico, diante da falácia de que a tecnologia é neutra não apresentando consequências. Mergulhados na sociedade tecnocrata com repercussões da medicina tecnocêntrica por meio do profissional médico tecnotrônico; a ética de Hans Jonas é aliada na tentativa de mudanças na formação do médico. Urgente suscitar reflexões sobre consequências que a tecnologia oferece a humanidade quando desprovida de aspectos humanos, sociais e ambientais. Compete à universidade salutar interlocução remetendo à necessidade de mudanças na tentativa de formar o profissional médico mais humanizado, preocupado com a manutenção da vida do homem na sociedade.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESZimmermann, Marlene HargerSilveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/387910.3895/rbect.v10n2.3879Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3879/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/3879Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfoque CTS, o ensino médico e a ética de responsabilidade de Hans Jonas
title Enfoque CTS, o ensino médico e a ética de responsabilidade de Hans Jonas
spellingShingle Enfoque CTS, o ensino médico e a ética de responsabilidade de Hans Jonas
Zimmermann, Marlene Harger
9.05.00.00-8
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Ética; Educação médica; Responsabilidade social.
title_short Enfoque CTS, o ensino médico e a ética de responsabilidade de Hans Jonas
title_full Enfoque CTS, o ensino médico e a ética de responsabilidade de Hans Jonas
title_fullStr Enfoque CTS, o ensino médico e a ética de responsabilidade de Hans Jonas
title_full_unstemmed Enfoque CTS, o ensino médico e a ética de responsabilidade de Hans Jonas
title_sort Enfoque CTS, o ensino médico e a ética de responsabilidade de Hans Jonas
author Zimmermann, Marlene Harger
author_facet Zimmermann, Marlene Harger
Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
author_role author
author2 Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Zimmermann, Marlene Harger
Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
dc.subject.por.fl_str_mv 9.05.00.00-8
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Ética; Educação médica; Responsabilidade social.
topic 9.05.00.00-8
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Ética; Educação médica; Responsabilidade social.
description A educação tecnológica no enfoque CTS assume importância ao remeter a interdisciplinaridade como riqueza na construção de pontes interligando diversos saberes no atendimento da complexidade inerente ao ser humano e a vida em sociedade. A presente reflexão teórica aponta para o urgente posicionamento dos atores sociais, entre eles o médico, diante da falácia de que a tecnologia é neutra não apresentando consequências. Mergulhados na sociedade tecnocrata com repercussões da medicina tecnocêntrica por meio do profissional médico tecnotrônico; a ética de Hans Jonas é aliada na tentativa de mudanças na formação do médico. Urgente suscitar reflexões sobre consequências que a tecnologia oferece a humanidade quando desprovida de aspectos humanos, sociais e ambientais. Compete à universidade salutar interlocução remetendo à necessidade de mudanças na tentativa de formar o profissional médico mais humanizado, preocupado com a manutenção da vida do homem na sociedade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3879
10.3895/rbect.v10n2.3879
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3879
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n2.3879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3879/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713869653737472