A construção de um instrumento para análise das representações sociais de docentes engenheiros quanto a CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comiotto, Tatiana
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/616
Resumo:  Este artigo aponta para a análise das categorias de Serge Moscovici e a metodologia de Denise Abric que serão utilizados para subsidiar a reflexão de como construir um instrumento de pesquisa para analisar as representações sociais dos professores-engenheiros quanto às concepções de Ciência, Tecnologia e Sociedade e quais as implicações destas concepções em suas práticas pedagógicas. O artigo desenvolve teoricamente algumas considerações a respeito da teoria das representações sociais, das posturas do engenheiro docente e suas práticas pedagógicas. Aborda a perspectiva CTS e dispõem sobre uma proposta de construção de um instrumento de pesquisa que tem por objetivo analisar as concepções de CTS e de prática pedagógica dos engenheiros docentes. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e o resultado esperado é que seja possível a aplicação de um instrumento que apresente as concepções de professores engenheiros quanto a CTS e prática pedagógica. 
id UTFPR-7_200144109f741ef029ac0eabdf7488cf
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/616
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A construção de um instrumento para análise das representações sociais de docentes engenheiros quanto a CTS Este artigo aponta para a análise das categorias de Serge Moscovici e a metodologia de Denise Abric que serão utilizados para subsidiar a reflexão de como construir um instrumento de pesquisa para analisar as representações sociais dos professores-engenheiros quanto às concepções de Ciência, Tecnologia e Sociedade e quais as implicações destas concepções em suas práticas pedagógicas. O artigo desenvolve teoricamente algumas considerações a respeito da teoria das representações sociais, das posturas do engenheiro docente e suas práticas pedagógicas. Aborda a perspectiva CTS e dispõem sobre uma proposta de construção de um instrumento de pesquisa que tem por objetivo analisar as concepções de CTS e de prática pedagógica dos engenheiros docentes. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e o resultado esperado é que seja possível a aplicação de um instrumento que apresente as concepções de professores engenheiros quanto a CTS e prática pedagógica.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Comiotto, Tatiana2010-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/61610.3895/S1982-873X2010000100004Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 1 (2010)1982-873X10.3895/S1982-873X20100001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/616/465Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:35Zoai:periodicos.utfpr:article/616Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:35Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de um instrumento para análise das representações sociais de docentes engenheiros quanto a CTS
title A construção de um instrumento para análise das representações sociais de docentes engenheiros quanto a CTS
spellingShingle A construção de um instrumento para análise das representações sociais de docentes engenheiros quanto a CTS
Comiotto, Tatiana
title_short A construção de um instrumento para análise das representações sociais de docentes engenheiros quanto a CTS
title_full A construção de um instrumento para análise das representações sociais de docentes engenheiros quanto a CTS
title_fullStr A construção de um instrumento para análise das representações sociais de docentes engenheiros quanto a CTS
title_full_unstemmed A construção de um instrumento para análise das representações sociais de docentes engenheiros quanto a CTS
title_sort A construção de um instrumento para análise das representações sociais de docentes engenheiros quanto a CTS
author Comiotto, Tatiana
author_facet Comiotto, Tatiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Comiotto, Tatiana
description  Este artigo aponta para a análise das categorias de Serge Moscovici e a metodologia de Denise Abric que serão utilizados para subsidiar a reflexão de como construir um instrumento de pesquisa para analisar as representações sociais dos professores-engenheiros quanto às concepções de Ciência, Tecnologia e Sociedade e quais as implicações destas concepções em suas práticas pedagógicas. O artigo desenvolve teoricamente algumas considerações a respeito da teoria das representações sociais, das posturas do engenheiro docente e suas práticas pedagógicas. Aborda a perspectiva CTS e dispõem sobre uma proposta de construção de um instrumento de pesquisa que tem por objetivo analisar as concepções de CTS e de prática pedagógica dos engenheiros docentes. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e o resultado esperado é que seja possível a aplicação de um instrumento que apresente as concepções de professores engenheiros quanto a CTS e prática pedagógica. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/616
10.3895/S1982-873X2010000100004
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/616
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2010000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/616/465
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 1 (2010)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20100001
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870575435776