Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Rodrigo Drumond
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Nascimento, Silvania Sousa do, Villani, Carlos Eduardo Porto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/233
Resumo: Neste trabalho buscamos compreender algumas características discursivas de uma prática docente em acordo com as diretrizes dos PCNs do Ensino Médio e focalizamos em licenciandos em Física, freqüentes na disciplina Prática de Ensino de Física, na qual é realizado o estágio curricular de docência. Primeiramente, buscamos sondar indiretamente as concepções pedagógicas de ciência dos licenciandos de maneira a verificar a sua compatibilidade com as diretrizes dos PCNs. Numa segunda etapa, selecionamos, dentre o grupo sondado, um licenciando cuja concepção pedagógica de ciência se mostrou mais compatível com tais diretrizes. Em seguida, a partir da transcrição de uma aula regida pelo licenciando selecionado, realizamos uma análise discursiva através de uma estrutura de análise de interações discursivas. Por fim, sugerimos que as análises discursivas de práticas docentes em acordo com os PCNs podem contribuir para o estabelecimento de um conhecimento de referência para licenciandos e professores de ciências, em particular, licenciandos e professores de física.
id UTFPR-7_229d1392e9eed34c8bcba706160207d2
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/233
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e pesoNeste trabalho buscamos compreender algumas características discursivas de uma prática docente em acordo com as diretrizes dos PCNs do Ensino Médio e focalizamos em licenciandos em Física, freqüentes na disciplina Prática de Ensino de Física, na qual é realizado o estágio curricular de docência. Primeiramente, buscamos sondar indiretamente as concepções pedagógicas de ciência dos licenciandos de maneira a verificar a sua compatibilidade com as diretrizes dos PCNs. Numa segunda etapa, selecionamos, dentre o grupo sondado, um licenciando cuja concepção pedagógica de ciência se mostrou mais compatível com tais diretrizes. Em seguida, a partir da transcrição de uma aula regida pelo licenciando selecionado, realizamos uma análise discursiva através de uma estrutura de análise de interações discursivas. Por fim, sugerimos que as análises discursivas de práticas docentes em acordo com os PCNs podem contribuir para o estabelecimento de um conhecimento de referência para licenciandos e professores de ciências, em particular, licenciandos e professores de física.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Vieira, Rodrigo DrumondNascimento, Silvania Sousa doVillani, Carlos Eduardo Porto2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/23310.3895/S1982-873X2008000200005Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 2 (2008)1982-873X10.3895/S1982-873X20080002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/233/205Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:33Zoai:periodicos.utfpr:article/233Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:33Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso
title Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso
spellingShingle Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso
Vieira, Rodrigo Drumond
title_short Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso
title_full Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso
title_fullStr Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso
title_full_unstemmed Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso
title_sort Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso
author Vieira, Rodrigo Drumond
author_facet Vieira, Rodrigo Drumond
Nascimento, Silvania Sousa do
Villani, Carlos Eduardo Porto
author_role author
author2 Nascimento, Silvania Sousa do
Villani, Carlos Eduardo Porto
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Rodrigo Drumond
Nascimento, Silvania Sousa do
Villani, Carlos Eduardo Porto
description Neste trabalho buscamos compreender algumas características discursivas de uma prática docente em acordo com as diretrizes dos PCNs do Ensino Médio e focalizamos em licenciandos em Física, freqüentes na disciplina Prática de Ensino de Física, na qual é realizado o estágio curricular de docência. Primeiramente, buscamos sondar indiretamente as concepções pedagógicas de ciência dos licenciandos de maneira a verificar a sua compatibilidade com as diretrizes dos PCNs. Numa segunda etapa, selecionamos, dentre o grupo sondado, um licenciando cuja concepção pedagógica de ciência se mostrou mais compatível com tais diretrizes. Em seguida, a partir da transcrição de uma aula regida pelo licenciando selecionado, realizamos uma análise discursiva através de uma estrutura de análise de interações discursivas. Por fim, sugerimos que as análises discursivas de práticas docentes em acordo com os PCNs podem contribuir para o estabelecimento de um conhecimento de referência para licenciandos e professores de ciências, em particular, licenciandos e professores de física.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/233
10.3895/S1982-873X2008000200005
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/233
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2008000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/233/205
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 2 (2008)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20080002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871034712064