Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1694 |
Resumo: | Este projeto objetivou sensibilizar a comunidade escolar de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental no município de Guaíba/RS, para incentivar adoção de atitudes sustentáveis na prática diária, contribuindo com a despoluição do ambiente em que vive, valorizando o destino correto dos resíduos descartados e aumentando a conscientização em relação ao consumismo exagerado, aplicando a prática dos 3R’s, possibilitando alternativas de economia ou de reaproveitamento dos recursos naturais. Enfatizou mudanças de pequenos hábitos, iniciando na escola, com a participação de alunos do Ensino Fundamental e da modalidade EJA promovendo, após, expansão para toda comunidade escolar e inclusão da comunidade do entorno da escola, utilizando metodologias lúdicas e práticas sustentáveis. Os resultados obtidos foram positivos, resultando em reflexão sobre práticas ambientais, a implantação de práticas de reciclagem e reutilização na escola e comunidade, contemplando a Educação Ambiental (EA) formal com a comunidade escolar e EA não formal com a comunidade do entorno. |
id |
UTFPR-7_2855c6af6b99723d041e0cbc420a997b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1694 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno Este projeto objetivou sensibilizar a comunidade escolar de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental no município de Guaíba/RS, para incentivar adoção de atitudes sustentáveis na prática diária, contribuindo com a despoluição do ambiente em que vive, valorizando o destino correto dos resíduos descartados e aumentando a conscientização em relação ao consumismo exagerado, aplicando a prática dos 3R’s, possibilitando alternativas de economia ou de reaproveitamento dos recursos naturais. Enfatizou mudanças de pequenos hábitos, iniciando na escola, com a participação de alunos do Ensino Fundamental e da modalidade EJA promovendo, após, expansão para toda comunidade escolar e inclusão da comunidade do entorno da escola, utilizando metodologias lúdicas e práticas sustentáveis. Os resultados obtidos foram positivos, resultando em reflexão sobre práticas ambientais, a implantação de práticas de reciclagem e reutilização na escola e comunidade, contemplando a Educação Ambiental (EA) formal com a comunidade escolar e EA não formal com a comunidade do entorno. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Prochnow, Tania RenataDamasceno, Karina A. Latorre CastroFarias, Maria Eloisa2014-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/169410.3895/S1982-873X2014000200008Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 2 (2014)1982-873X10.3895/S1982-873X20140002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1694/1274Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T12:48:07Zoai:periodicos.utfpr:article/1694Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2014-09-26T12:48:07Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno |
title |
Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno |
spellingShingle |
Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno Prochnow, Tania Renata |
title_short |
Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno |
title_full |
Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno |
title_fullStr |
Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno |
title_full_unstemmed |
Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno |
title_sort |
Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno |
author |
Prochnow, Tania Renata |
author_facet |
Prochnow, Tania Renata Damasceno, Karina A. Latorre Castro Farias, Maria Eloisa |
author_role |
author |
author2 |
Damasceno, Karina A. Latorre Castro Farias, Maria Eloisa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prochnow, Tania Renata Damasceno, Karina A. Latorre Castro Farias, Maria Eloisa |
description |
Este projeto objetivou sensibilizar a comunidade escolar de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental no município de Guaíba/RS, para incentivar adoção de atitudes sustentáveis na prática diária, contribuindo com a despoluição do ambiente em que vive, valorizando o destino correto dos resíduos descartados e aumentando a conscientização em relação ao consumismo exagerado, aplicando a prática dos 3R’s, possibilitando alternativas de economia ou de reaproveitamento dos recursos naturais. Enfatizou mudanças de pequenos hábitos, iniciando na escola, com a participação de alunos do Ensino Fundamental e da modalidade EJA promovendo, após, expansão para toda comunidade escolar e inclusão da comunidade do entorno da escola, utilizando metodologias lúdicas e práticas sustentáveis. Os resultados obtidos foram positivos, resultando em reflexão sobre práticas ambientais, a implantação de práticas de reciclagem e reutilização na escola e comunidade, contemplando a Educação Ambiental (EA) formal com a comunidade escolar e EA não formal com a comunidade do entorno. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1694 10.3895/S1982-873X2014000200008 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1694 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2014000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1694/1274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 2 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140002 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713869694631936 |