Concepções Espontâneas em Física: Calouros de um Curso de Licenciatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/704 |
Resumo: | No presente artigo apresentamos os resultados e algumas considerações sobre um levantamento de concepções espontâneas de alunos ingressantes em um Curso de Licenciatura em Física. Com esse estudo objetivamos, inicialmente, fazer um breve levantamento das concepções alternativas dos estudantes sobre alguns tópicos conceituais de mecânica e eletrodinâmica e, posteriormente, comparar nossos resultados com algumas evidências manifestadas na literatura. Para isso, elaboramos um instrumento investigativo, composto por 07 questões, que foi aplicado aos alunos da disciplina de Introdução à Física, durante três semestres consecutivos. Constatamos que os alunos, mesmo já tendo passado por uma escolarização formal e estudado os princípios fiscos investigados, utilizam concepções tidas como de senso comum para explicar as situações problematizadas. Portanto, reforçamos a posição de que as concepções espontâneas dos alunos não podem ser ignoradas durante o processo de escolarização, seja ele de ensino básico ou de nível universitário. |
id |
UTFPR-7_2bb9248fdd11c6fe289882f4f5a11338 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/704 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções Espontâneas em Física: Calouros de um Curso de Licenciatura No presente artigo apresentamos os resultados e algumas considerações sobre um levantamento de concepções espontâneas de alunos ingressantes em um Curso de Licenciatura em Física. Com esse estudo objetivamos, inicialmente, fazer um breve levantamento das concepções alternativas dos estudantes sobre alguns tópicos conceituais de mecânica e eletrodinâmica e, posteriormente, comparar nossos resultados com algumas evidências manifestadas na literatura. Para isso, elaboramos um instrumento investigativo, composto por 07 questões, que foi aplicado aos alunos da disciplina de Introdução à Física, durante três semestres consecutivos. Constatamos que os alunos, mesmo já tendo passado por uma escolarização formal e estudado os princípios fiscos investigados, utilizam concepções tidas como de senso comum para explicar as situações problematizadas. Portanto, reforçamos a posição de que as concepções espontâneas dos alunos não podem ser ignoradas durante o processo de escolarização, seja ele de ensino básico ou de nível universitário.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Clement, LuizDuarte, Diego A.Fissmer, Sara F.2010-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/70410.3895/S1982-873X2010000200005Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 2 (2010)1982-873X10.3895/S1982-873X20100002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/704/551Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:36Zoai:periodicos.utfpr:article/704Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:36Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções Espontâneas em Física: Calouros de um Curso de Licenciatura |
title |
Concepções Espontâneas em Física: Calouros de um Curso de Licenciatura |
spellingShingle |
Concepções Espontâneas em Física: Calouros de um Curso de Licenciatura Clement, Luiz |
title_short |
Concepções Espontâneas em Física: Calouros de um Curso de Licenciatura |
title_full |
Concepções Espontâneas em Física: Calouros de um Curso de Licenciatura |
title_fullStr |
Concepções Espontâneas em Física: Calouros de um Curso de Licenciatura |
title_full_unstemmed |
Concepções Espontâneas em Física: Calouros de um Curso de Licenciatura |
title_sort |
Concepções Espontâneas em Física: Calouros de um Curso de Licenciatura |
author |
Clement, Luiz |
author_facet |
Clement, Luiz Duarte, Diego A. Fissmer, Sara F. |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Diego A. Fissmer, Sara F. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clement, Luiz Duarte, Diego A. Fissmer, Sara F. |
description |
No presente artigo apresentamos os resultados e algumas considerações sobre um levantamento de concepções espontâneas de alunos ingressantes em um Curso de Licenciatura em Física. Com esse estudo objetivamos, inicialmente, fazer um breve levantamento das concepções alternativas dos estudantes sobre alguns tópicos conceituais de mecânica e eletrodinâmica e, posteriormente, comparar nossos resultados com algumas evidências manifestadas na literatura. Para isso, elaboramos um instrumento investigativo, composto por 07 questões, que foi aplicado aos alunos da disciplina de Introdução à Física, durante três semestres consecutivos. Constatamos que os alunos, mesmo já tendo passado por uma escolarização formal e estudado os princípios fiscos investigados, utilizam concepções tidas como de senso comum para explicar as situações problematizadas. Portanto, reforçamos a posição de que as concepções espontâneas dos alunos não podem ser ignoradas durante o processo de escolarização, seja ele de ensino básico ou de nível universitário. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/704 10.3895/S1982-873X2010000200005 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/704 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2010000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/704/551 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 2 (2010) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20100002 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713869655834624 |