Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacinski, Edson
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Susin, Roberto M., Bazzo, Walter A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/236
Resumo: Um dos problemas cruciais na educação científica e tecnológica é a separação entre as questões sociais e a formação estritamente técnica. Tal aporia é percebida no exame das grades curriculares, na prática educacional predominante nos cursos de Engenharia e Tecnologia e no perfil profissional de engenheiros e tecnólogos formados pelas Universidades. As lacunas geradas por essas dicotomias são percebidas tardiamente pelos profissionais a partir das contradições sociais, culturais, econômicas, éticas com as quais se defrontam no seu cotidiano. O presente artigo busca problematizar esse dualismo e apresentar elementos de reflexão que possibilitem pensar numa outra abordagem epistemológica e pedagógica que explore as múltiplas relações entre a tecnociência e sociedade. Para tanto estará subsidiado na prática didático- pedagógica dos autores, bem como numa pesquisa bibliográfica e reflexão interdisciplinar proporcionada pela disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.
id UTFPR-7_314e4a3a043bc9985034d6b6445e863e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/236
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação TecnológicaUm dos problemas cruciais na educação científica e tecnológica é a separação entre as questões sociais e a formação estritamente técnica. Tal aporia é percebida no exame das grades curriculares, na prática educacional predominante nos cursos de Engenharia e Tecnologia e no perfil profissional de engenheiros e tecnólogos formados pelas Universidades. As lacunas geradas por essas dicotomias são percebidas tardiamente pelos profissionais a partir das contradições sociais, culturais, econômicas, éticas com as quais se defrontam no seu cotidiano. O presente artigo busca problematizar esse dualismo e apresentar elementos de reflexão que possibilitem pensar numa outra abordagem epistemológica e pedagógica que explore as múltiplas relações entre a tecnociência e sociedade. Para tanto estará subsidiado na prática didático- pedagógica dos autores, bem como numa pesquisa bibliográfica e reflexão interdisciplinar proporcionada pela disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Jacinski, EdsonSusin, Roberto M.Bazzo, Walter A.2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/23610.3895/S1982-873X2008000300002Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 3 (2008)1982-873X10.3895/S1982-873X20080003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/236/208Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:33Zoai:periodicos.utfpr:article/236Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:33Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica
title Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica
spellingShingle Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica
Jacinski, Edson
title_short Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica
title_full Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica
title_fullStr Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica
title_full_unstemmed Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica
title_sort Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica
author Jacinski, Edson
author_facet Jacinski, Edson
Susin, Roberto M.
Bazzo, Walter A.
author_role author
author2 Susin, Roberto M.
Bazzo, Walter A.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacinski, Edson
Susin, Roberto M.
Bazzo, Walter A.
description Um dos problemas cruciais na educação científica e tecnológica é a separação entre as questões sociais e a formação estritamente técnica. Tal aporia é percebida no exame das grades curriculares, na prática educacional predominante nos cursos de Engenharia e Tecnologia e no perfil profissional de engenheiros e tecnólogos formados pelas Universidades. As lacunas geradas por essas dicotomias são percebidas tardiamente pelos profissionais a partir das contradições sociais, culturais, econômicas, éticas com as quais se defrontam no seu cotidiano. O presente artigo busca problematizar esse dualismo e apresentar elementos de reflexão que possibilitem pensar numa outra abordagem epistemológica e pedagógica que explore as múltiplas relações entre a tecnociência e sociedade. Para tanto estará subsidiado na prática didático- pedagógica dos autores, bem como numa pesquisa bibliográfica e reflexão interdisciplinar proporcionada pela disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/236
10.3895/S1982-873X2008000300002
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/236
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2008000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/236/208
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 3 (2008)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20080003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870190608384