Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/236 |
Resumo: | Um dos problemas cruciais na educação científica e tecnológica é a separação entre as questões sociais e a formação estritamente técnica. Tal aporia é percebida no exame das grades curriculares, na prática educacional predominante nos cursos de Engenharia e Tecnologia e no perfil profissional de engenheiros e tecnólogos formados pelas Universidades. As lacunas geradas por essas dicotomias são percebidas tardiamente pelos profissionais a partir das contradições sociais, culturais, econômicas, éticas com as quais se defrontam no seu cotidiano. O presente artigo busca problematizar esse dualismo e apresentar elementos de reflexão que possibilitem pensar numa outra abordagem epistemológica e pedagógica que explore as múltiplas relações entre a tecnociência e sociedade. Para tanto estará subsidiado na prática didático- pedagógica dos autores, bem como numa pesquisa bibliográfica e reflexão interdisciplinar proporcionada pela disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. |
id |
UTFPR-7_314e4a3a043bc9985034d6b6445e863e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/236 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação TecnológicaUm dos problemas cruciais na educação científica e tecnológica é a separação entre as questões sociais e a formação estritamente técnica. Tal aporia é percebida no exame das grades curriculares, na prática educacional predominante nos cursos de Engenharia e Tecnologia e no perfil profissional de engenheiros e tecnólogos formados pelas Universidades. As lacunas geradas por essas dicotomias são percebidas tardiamente pelos profissionais a partir das contradições sociais, culturais, econômicas, éticas com as quais se defrontam no seu cotidiano. O presente artigo busca problematizar esse dualismo e apresentar elementos de reflexão que possibilitem pensar numa outra abordagem epistemológica e pedagógica que explore as múltiplas relações entre a tecnociência e sociedade. Para tanto estará subsidiado na prática didático- pedagógica dos autores, bem como numa pesquisa bibliográfica e reflexão interdisciplinar proporcionada pela disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Jacinski, EdsonSusin, Roberto M.Bazzo, Walter A.2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/23610.3895/S1982-873X2008000300002Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 3 (2008)1982-873X10.3895/S1982-873X20080003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/236/208Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:33Zoai:periodicos.utfpr:article/236Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:33Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica |
title |
Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica |
spellingShingle |
Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica Jacinski, Edson |
title_short |
Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica |
title_full |
Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica |
title_fullStr |
Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica |
title_full_unstemmed |
Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica |
title_sort |
Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica |
author |
Jacinski, Edson |
author_facet |
Jacinski, Edson Susin, Roberto M. Bazzo, Walter A. |
author_role |
author |
author2 |
Susin, Roberto M. Bazzo, Walter A. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacinski, Edson Susin, Roberto M. Bazzo, Walter A. |
description |
Um dos problemas cruciais na educação científica e tecnológica é a separação entre as questões sociais e a formação estritamente técnica. Tal aporia é percebida no exame das grades curriculares, na prática educacional predominante nos cursos de Engenharia e Tecnologia e no perfil profissional de engenheiros e tecnólogos formados pelas Universidades. As lacunas geradas por essas dicotomias são percebidas tardiamente pelos profissionais a partir das contradições sociais, culturais, econômicas, éticas com as quais se defrontam no seu cotidiano. O presente artigo busca problematizar esse dualismo e apresentar elementos de reflexão que possibilitem pensar numa outra abordagem epistemológica e pedagógica que explore as múltiplas relações entre a tecnociência e sociedade. Para tanto estará subsidiado na prática didático- pedagógica dos autores, bem como numa pesquisa bibliográfica e reflexão interdisciplinar proporcionada pela disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/236 10.3895/S1982-873X2008000300002 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/236 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2008000300002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/236/208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 3 (2008) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20080003 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870190608384 |