Teleologia: relação entre ciência e religião e sua influência sobre o ensino de evolução biológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6071 |
Resumo: | Uma explicação teleológica está vinculada à ideia de finalidade, muitas vezes adotando termos como propósito, objetivo e função, e tem desempenhado um papel central ao longo da história das ciências da vida. Dada a extensa presença destas explicações na nossa cultura, estas se tornam um ponto de atenção muito importante para professores, sobretudo daqueles que se dedicam ao ensino de biologia, com destaque para a evolução biológica. Neste texto, buscamos apresentar uma visão histórica das explicações teleológicas nas ciências da vida, a adoção destas por movimentos criacionistas e, por fim, os impactos sobre o ensino de evolução biológica. |
id |
UTFPR-7_32cc6dce8920cba819d3db0c34e35fc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6071 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Teleologia: relação entre ciência e religião e sua influência sobre o ensino de evolução biológicaTeleology: relationship between science and religion and its influence on teaching of biological evolution90201000 ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAEnsino de ciências e biologia; Evolução biológica; DarwinScience education; Creationism; DarwinUma explicação teleológica está vinculada à ideia de finalidade, muitas vezes adotando termos como propósito, objetivo e função, e tem desempenhado um papel central ao longo da história das ciências da vida. Dada a extensa presença destas explicações na nossa cultura, estas se tornam um ponto de atenção muito importante para professores, sobretudo daqueles que se dedicam ao ensino de biologia, com destaque para a evolução biológica. Neste texto, buscamos apresentar uma visão histórica das explicações teleológicas nas ciências da vida, a adoção destas por movimentos criacionistas e, por fim, os impactos sobre o ensino de evolução biológica.A teleological explanation is linked to the idea of finality, often adopting terms such as purpose, goal and function, and have played a central role throughout the history of life sciences. Given the extensive presence of these explanations in our culture, these become a very important point of attention for teachers, especially those dedicated to teaching biology, with emphasis on biological evolution. In this text, we seek to present a historical view of teleological explanations in the life sciences, their adoption by creationist movements and, finally, the impacts on the teaching of biological evolution.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lamim-Guedes, Valdir2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/607110.3895/rbect.v11n3.6071Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 3 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6071/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-20T22:47:17Zoai:periodicos.utfpr:article/6071Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-20T22:47:17Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teleologia: relação entre ciência e religião e sua influência sobre o ensino de evolução biológica Teleology: relationship between science and religion and its influence on teaching of biological evolution |
title |
Teleologia: relação entre ciência e religião e sua influência sobre o ensino de evolução biológica |
spellingShingle |
Teleologia: relação entre ciência e religião e sua influência sobre o ensino de evolução biológica Lamim-Guedes, Valdir 90201000 ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Ensino de ciências e biologia; Evolução biológica; Darwin Science education; Creationism; Darwin |
title_short |
Teleologia: relação entre ciência e religião e sua influência sobre o ensino de evolução biológica |
title_full |
Teleologia: relação entre ciência e religião e sua influência sobre o ensino de evolução biológica |
title_fullStr |
Teleologia: relação entre ciência e religião e sua influência sobre o ensino de evolução biológica |
title_full_unstemmed |
Teleologia: relação entre ciência e religião e sua influência sobre o ensino de evolução biológica |
title_sort |
Teleologia: relação entre ciência e religião e sua influência sobre o ensino de evolução biológica |
author |
Lamim-Guedes, Valdir |
author_facet |
Lamim-Guedes, Valdir |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lamim-Guedes, Valdir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
90201000 ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Ensino de ciências e biologia; Evolução biológica; Darwin Science education; Creationism; Darwin |
topic |
90201000 ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Ensino de ciências e biologia; Evolução biológica; Darwin Science education; Creationism; Darwin |
description |
Uma explicação teleológica está vinculada à ideia de finalidade, muitas vezes adotando termos como propósito, objetivo e função, e tem desempenhado um papel central ao longo da história das ciências da vida. Dada a extensa presença destas explicações na nossa cultura, estas se tornam um ponto de atenção muito importante para professores, sobretudo daqueles que se dedicam ao ensino de biologia, com destaque para a evolução biológica. Neste texto, buscamos apresentar uma visão histórica das explicações teleológicas nas ciências da vida, a adoção destas por movimentos criacionistas e, por fim, os impactos sobre o ensino de evolução biológica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6071 10.3895/rbect.v11n3.6071 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6071 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v11n3.6071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6071/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 3 (2018) 1982-873X 10.3895/rbect.v11n3 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870143422464 |