Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2006 |
Resumo: | Este trabalho faz parte de uma reflexão proposta na disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológica, de uma universidade pública do Estado do Paraná, Brasil. Esta pesquisa objetivou diagnosticar concepções e práticas avaliativas, no sentido de apontar anseios e dúvidas dos alunos em formação inicial. Para tanto, foi aplicado um questionário para doze acadêmicos e em seguida os dados foram submetidos a uma análise quanti-qualitativa. Os dados analisados evidenciaram que o conceito de avaliação ainda necessita de uma reflexão que ultrapasse a visão de um processo puramente classificatório e burocrático, cujo o instrumento avaliativo mais utilizado é a prova escrita. Verificou-se que, após as discussões no decorrer da disciplina de Estágio Supervisionado sobre as práticas avaliativas utilizadas, esse trabalho colaborou com uma melhor compreensão do processo avaliativo, sugerindo e instigando os futuros professores a reverem algumas concepções e práticas avaliativas em seu dia-a-dia. |
id |
UTFPR-7_32d4f204baeb642a6efe5563d914e94c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2006 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e BiologiaEste trabalho faz parte de uma reflexão proposta na disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológica, de uma universidade pública do Estado do Paraná, Brasil. Esta pesquisa objetivou diagnosticar concepções e práticas avaliativas, no sentido de apontar anseios e dúvidas dos alunos em formação inicial. Para tanto, foi aplicado um questionário para doze acadêmicos e em seguida os dados foram submetidos a uma análise quanti-qualitativa. Os dados analisados evidenciaram que o conceito de avaliação ainda necessita de uma reflexão que ultrapasse a visão de um processo puramente classificatório e burocrático, cujo o instrumento avaliativo mais utilizado é a prova escrita. Verificou-se que, após as discussões no decorrer da disciplina de Estágio Supervisionado sobre as práticas avaliativas utilizadas, esse trabalho colaborou com uma melhor compreensão do processo avaliativo, sugerindo e instigando os futuros professores a reverem algumas concepções e práticas avaliativas em seu dia-a-dia.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Queiroz Amaral, AnelizeCutchma, Taís ReginaDaneluz, DéboraMiguel, KassianaBattisti, LucasAuache Filho, Alexandre Augusto2015-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/200610.3895/rbect.v8n4.2006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n4reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2006/2524Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-19T10:31:49Zoai:periodicos.utfpr:article/2006Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-01-19T10:31:49Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia |
title |
Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia |
spellingShingle |
Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia Queiroz Amaral, Anelize |
title_short |
Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia |
title_full |
Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia |
title_fullStr |
Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia |
title_full_unstemmed |
Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia |
title_sort |
Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia |
author |
Queiroz Amaral, Anelize |
author_facet |
Queiroz Amaral, Anelize Cutchma, Taís Regina Daneluz, Débora Miguel, Kassiana Battisti, Lucas Auache Filho, Alexandre Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Cutchma, Taís Regina Daneluz, Débora Miguel, Kassiana Battisti, Lucas Auache Filho, Alexandre Augusto |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz Amaral, Anelize Cutchma, Taís Regina Daneluz, Débora Miguel, Kassiana Battisti, Lucas Auache Filho, Alexandre Augusto |
description |
Este trabalho faz parte de uma reflexão proposta na disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológica, de uma universidade pública do Estado do Paraná, Brasil. Esta pesquisa objetivou diagnosticar concepções e práticas avaliativas, no sentido de apontar anseios e dúvidas dos alunos em formação inicial. Para tanto, foi aplicado um questionário para doze acadêmicos e em seguida os dados foram submetidos a uma análise quanti-qualitativa. Os dados analisados evidenciaram que o conceito de avaliação ainda necessita de uma reflexão que ultrapasse a visão de um processo puramente classificatório e burocrático, cujo o instrumento avaliativo mais utilizado é a prova escrita. Verificou-se que, após as discussões no decorrer da disciplina de Estágio Supervisionado sobre as práticas avaliativas utilizadas, esse trabalho colaborou com uma melhor compreensão do processo avaliativo, sugerindo e instigando os futuros professores a reverem algumas concepções e práticas avaliativas em seu dia-a-dia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2006 10.3895/rbect.v8n4.2006 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2006 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v8n4.2006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2006/2524 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n4 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1816701815818813440 |