Roteiro para a elaboração de uma aula significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kiefer, Neci Iolanda Schwanz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pilatti, Luiz Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1648
Resumo: O presente estudo teve como objetivo propor um roteiro para a elaboração de uma aula significativa. Do ponto de vista metodológico, por visar o desenvolvimento de um produto, o estudo caracteriza-se como aplicado e de natureza prática. Observou-se, na montagem do produto, a sequência das etapas para sua construção e  aspectos relacionados com sua validade e possibilidade de utilização por outros docentes como uma ferramenta de ensino. O ‘roteiro para a elaboração de uma aula’ foi estruturado em seis etapas principais, definição do conteúdo da aula, determinação dos aspectos mais relevantes do conteúdo e dos organizadores prévios, sequenciação do conteúdo curricular, avaliação da aprendizagem, estratégia e recursos instrucionais e montagem do plano de aula. Em cada etapa foram estabelecidas as atividades a serem cumpridas. Conclui-se que o roteiro proposto é uma ferramenta que tem alinhamento com a teoria de Ausubel, o que possibilita a montagem de uma aula significativa.
id UTFPR-7_3375b6889d0bbfd5a1c5c12ee923221c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1648
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Roteiro para a elaboração de uma aula significativaO presente estudo teve como objetivo propor um roteiro para a elaboração de uma aula significativa. Do ponto de vista metodológico, por visar o desenvolvimento de um produto, o estudo caracteriza-se como aplicado e de natureza prática. Observou-se, na montagem do produto, a sequência das etapas para sua construção e  aspectos relacionados com sua validade e possibilidade de utilização por outros docentes como uma ferramenta de ensino. O ‘roteiro para a elaboração de uma aula’ foi estruturado em seis etapas principais, definição do conteúdo da aula, determinação dos aspectos mais relevantes do conteúdo e dos organizadores prévios, sequenciação do conteúdo curricular, avaliação da aprendizagem, estratégia e recursos instrucionais e montagem do plano de aula. Em cada etapa foram estabelecidas as atividades a serem cumpridas. Conclui-se que o roteiro proposto é uma ferramenta que tem alinhamento com a teoria de Ausubel, o que possibilita a montagem de uma aula significativa.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Kiefer, Neci Iolanda SchwanzPilatti, Luiz Alberto2014-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/164810.3895/S1982-873X2014000100001Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014)1982-873X10.3895/S1982-873X20140001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1648/1219Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-03T13:52:09Zoai:periodicos.utfpr:article/1648Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2014-06-03T13:52:09Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Roteiro para a elaboração de uma aula significativa
title Roteiro para a elaboração de uma aula significativa
spellingShingle Roteiro para a elaboração de uma aula significativa
Kiefer, Neci Iolanda Schwanz
title_short Roteiro para a elaboração de uma aula significativa
title_full Roteiro para a elaboração de uma aula significativa
title_fullStr Roteiro para a elaboração de uma aula significativa
title_full_unstemmed Roteiro para a elaboração de uma aula significativa
title_sort Roteiro para a elaboração de uma aula significativa
author Kiefer, Neci Iolanda Schwanz
author_facet Kiefer, Neci Iolanda Schwanz
Pilatti, Luiz Alberto
author_role author
author2 Pilatti, Luiz Alberto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Kiefer, Neci Iolanda Schwanz
Pilatti, Luiz Alberto
description O presente estudo teve como objetivo propor um roteiro para a elaboração de uma aula significativa. Do ponto de vista metodológico, por visar o desenvolvimento de um produto, o estudo caracteriza-se como aplicado e de natureza prática. Observou-se, na montagem do produto, a sequência das etapas para sua construção e  aspectos relacionados com sua validade e possibilidade de utilização por outros docentes como uma ferramenta de ensino. O ‘roteiro para a elaboração de uma aula’ foi estruturado em seis etapas principais, definição do conteúdo da aula, determinação dos aspectos mais relevantes do conteúdo e dos organizadores prévios, sequenciação do conteúdo curricular, avaliação da aprendizagem, estratégia e recursos instrucionais e montagem do plano de aula. Em cada etapa foram estabelecidas as atividades a serem cumpridas. Conclui-se que o roteiro proposto é uma ferramenta que tem alinhamento com a teoria de Ausubel, o que possibilita a montagem de uma aula significativa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1648
10.3895/S1982-873X2014000100001
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1648
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2014000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1648/1219
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20140001
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871350333440