Experimentando a desumanização: Paulo Freire e o uso didático de animais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/585 |
Resumo: | A prática com animais na educação vem sendo cada vez mais problematizada, à luz das mais distintas abordagens. Esta prática é frequente na didática encontrada nos mais diversos cursos das áreas de ciências biológicas e da saúde. As análises críticas destas práticas didáticas vem se utilizando de linhas voltadas eminentemente à didática no ensino superior e à ética. O presente artigo pretende abordar a temática a partir de uma perspectiva inédita: à luz do pensamento e obra do educador Paulo Freire. Nele, o processo de desumanização embutido em tais praticas didáticas, sua configuração enquanto situação limite, contextualização enquanto realidade opressora, e as potenciais possibilidades de humanização são exploradas afim de compreende-las sob uma ótica emancipadora. Articulam-se também conceitos de dialogicidade e problematização às situações de alto potencial de conflito moral. Por fim, uma adaptação de categorias encontradas em Giroux é apresentada para aplicação aos estudantes, fundamentada nas idéias apresentadas. |
id |
UTFPR-7_3af44e577d7495c12ee0e5072cca31f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/585 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Experimentando a desumanização: Paulo Freire e o uso didático de animais A prática com animais na educação vem sendo cada vez mais problematizada, à luz das mais distintas abordagens. Esta prática é frequente na didática encontrada nos mais diversos cursos das áreas de ciências biológicas e da saúde. As análises críticas destas práticas didáticas vem se utilizando de linhas voltadas eminentemente à didática no ensino superior e à ética. O presente artigo pretende abordar a temática a partir de uma perspectiva inédita: à luz do pensamento e obra do educador Paulo Freire. Nele, o processo de desumanização embutido em tais praticas didáticas, sua configuração enquanto situação limite, contextualização enquanto realidade opressora, e as potenciais possibilidades de humanização são exploradas afim de compreende-las sob uma ótica emancipadora. Articulam-se também conceitos de dialogicidade e problematização às situações de alto potencial de conflito moral. Por fim, uma adaptação de categorias encontradas em Giroux é apresentada para aplicação aos estudantes, fundamentada nas idéias apresentadas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESTréz, Thales de Astrogildo e2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/58510.3895/S1982-873X2011000200003Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 2 (2011)1982-873X10.3895/S1982-873X20110002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/585/698Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:37Zoai:periodicos.utfpr:article/585Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:37Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experimentando a desumanização: Paulo Freire e o uso didático de animais |
title |
Experimentando a desumanização: Paulo Freire e o uso didático de animais |
spellingShingle |
Experimentando a desumanização: Paulo Freire e o uso didático de animais Tréz, Thales de Astrogildo e |
title_short |
Experimentando a desumanização: Paulo Freire e o uso didático de animais |
title_full |
Experimentando a desumanização: Paulo Freire e o uso didático de animais |
title_fullStr |
Experimentando a desumanização: Paulo Freire e o uso didático de animais |
title_full_unstemmed |
Experimentando a desumanização: Paulo Freire e o uso didático de animais |
title_sort |
Experimentando a desumanização: Paulo Freire e o uso didático de animais |
author |
Tréz, Thales de Astrogildo e |
author_facet |
Tréz, Thales de Astrogildo e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tréz, Thales de Astrogildo e |
description |
A prática com animais na educação vem sendo cada vez mais problematizada, à luz das mais distintas abordagens. Esta prática é frequente na didática encontrada nos mais diversos cursos das áreas de ciências biológicas e da saúde. As análises críticas destas práticas didáticas vem se utilizando de linhas voltadas eminentemente à didática no ensino superior e à ética. O presente artigo pretende abordar a temática a partir de uma perspectiva inédita: à luz do pensamento e obra do educador Paulo Freire. Nele, o processo de desumanização embutido em tais praticas didáticas, sua configuração enquanto situação limite, contextualização enquanto realidade opressora, e as potenciais possibilidades de humanização são exploradas afim de compreende-las sob uma ótica emancipadora. Articulam-se também conceitos de dialogicidade e problematização às situações de alto potencial de conflito moral. Por fim, uma adaptação de categorias encontradas em Giroux é apresentada para aplicação aos estudantes, fundamentada nas idéias apresentadas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/585 10.3895/S1982-873X2011000200003 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/585 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2011000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/585/698 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 2 (2011) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20110002 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871311536128 |