Experimentando a desumanização: Paulo Freire e o uso didático de animais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tréz, Thales de Astrogildo e
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/585
Resumo: A prática com animais na educação vem sendo cada vez mais problematizada, à luz das mais distintas abordagens. Esta prática é frequente na didática encontrada nos mais diversos cursos das áreas de ciências biológicas e da saúde. As análises críticas destas práticas didáticas vem se utilizando de linhas voltadas eminentemente à didática no ensino superior e à ética. O presente artigo pretende abordar a temática a partir de uma perspectiva inédita: à luz do pensamento e obra do educador Paulo Freire. Nele, o processo de desumanização embutido em tais praticas didáticas, sua configuração enquanto situação limite, contextualização enquanto realidade opressora, e as potenciais possibilidades de humanização são exploradas afim de compreende-las sob uma ótica emancipadora. Articulam-se também conceitos de dialogicidade e problematização às situações de alto potencial de conflito moral. Por fim, uma adaptação de categorias encontradas em Giroux é apresentada para aplicação aos estudantes, fundamentada nas idéias apresentadas.
id UTFPR-7_3af44e577d7495c12ee0e5072cca31f1
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/585
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Experimentando a desumanização: Paulo Freire e o uso didático de animais A prática com animais na educação vem sendo cada vez mais problematizada, à luz das mais distintas abordagens. Esta prática é frequente na didática encontrada nos mais diversos cursos das áreas de ciências biológicas e da saúde. As análises críticas destas práticas didáticas vem se utilizando de linhas voltadas eminentemente à didática no ensino superior e à ética. O presente artigo pretende abordar a temática a partir de uma perspectiva inédita: à luz do pensamento e obra do educador Paulo Freire. Nele, o processo de desumanização embutido em tais praticas didáticas, sua configuração enquanto situação limite, contextualização enquanto realidade opressora, e as potenciais possibilidades de humanização são exploradas afim de compreende-las sob uma ótica emancipadora. Articulam-se também conceitos de dialogicidade e problematização às situações de alto potencial de conflito moral. Por fim, uma adaptação de categorias encontradas em Giroux é apresentada para aplicação aos estudantes, fundamentada nas idéias apresentadas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESTréz, Thales de Astrogildo e2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/58510.3895/S1982-873X2011000200003Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 2 (2011)1982-873X10.3895/S1982-873X20110002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/585/698Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:37Zoai:periodicos.utfpr:article/585Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:37Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentando a desumanização: Paulo Freire e o uso didático de animais
title Experimentando a desumanização: Paulo Freire e o uso didático de animais
spellingShingle Experimentando a desumanização: Paulo Freire e o uso didático de animais
Tréz, Thales de Astrogildo e
title_short Experimentando a desumanização: Paulo Freire e o uso didático de animais
title_full Experimentando a desumanização: Paulo Freire e o uso didático de animais
title_fullStr Experimentando a desumanização: Paulo Freire e o uso didático de animais
title_full_unstemmed Experimentando a desumanização: Paulo Freire e o uso didático de animais
title_sort Experimentando a desumanização: Paulo Freire e o uso didático de animais
author Tréz, Thales de Astrogildo e
author_facet Tréz, Thales de Astrogildo e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Tréz, Thales de Astrogildo e
description A prática com animais na educação vem sendo cada vez mais problematizada, à luz das mais distintas abordagens. Esta prática é frequente na didática encontrada nos mais diversos cursos das áreas de ciências biológicas e da saúde. As análises críticas destas práticas didáticas vem se utilizando de linhas voltadas eminentemente à didática no ensino superior e à ética. O presente artigo pretende abordar a temática a partir de uma perspectiva inédita: à luz do pensamento e obra do educador Paulo Freire. Nele, o processo de desumanização embutido em tais praticas didáticas, sua configuração enquanto situação limite, contextualização enquanto realidade opressora, e as potenciais possibilidades de humanização são exploradas afim de compreende-las sob uma ótica emancipadora. Articulam-se também conceitos de dialogicidade e problematização às situações de alto potencial de conflito moral. Por fim, uma adaptação de categorias encontradas em Giroux é apresentada para aplicação aos estudantes, fundamentada nas idéias apresentadas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/585
10.3895/S1982-873X2011000200003
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/585
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2011000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/585/698
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 2 (2011)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20110002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871311536128