Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cleophas, Maria das Graças
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cunha, Marcia Borin da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8409
Resumo: O presente artigo propõe um Modelo Aplicacional de Ensino por Investigação (MAEI) em aulas de ciências, em especial, de Química, usando a Fotografia Científica Observatória (FoCO) como ferramenta de apoio para as atividades investigativas. Portanto, o objetivo deste estudo consistiu em compreender os possíveis efeitos do modelo proposto diante da aprendizagem dos alunos. O modelo foi apresentado a 24 alunos em formação inicial. E, logo após a conclusão da atividade investigativa, foi aplicado um questionário semiestruturado. O conjunto de dados coletados foi analisado com apoio do software NVivo11.   Os resultados nos demonstraram que a atividade contribuiu para que os alunos ampliassem formas de ler o mundo cientificamente, que o modelo demonstrou potencial para a promoção de aprendizagem ativa, e que a FoCO facilitou o processo de compreensão cognitiva sobre o problema investigado nesta pesquisa, entre outros resultados.
id UTFPR-7_3c5b3feb5217838ca730393ab57ea93a
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8409
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigaçãoContributions of scientific photograph observatory (SPO) to research-based teachingEnsino-AprendizagemAtividades Investigativas; Fotografia; Aprendizagem ativa; Educação Científica; ModeloInvestigative Activities; Photography; Active learning; Scientific Education; ModelO presente artigo propõe um Modelo Aplicacional de Ensino por Investigação (MAEI) em aulas de ciências, em especial, de Química, usando a Fotografia Científica Observatória (FoCO) como ferramenta de apoio para as atividades investigativas. Portanto, o objetivo deste estudo consistiu em compreender os possíveis efeitos do modelo proposto diante da aprendizagem dos alunos. O modelo foi apresentado a 24 alunos em formação inicial. E, logo após a conclusão da atividade investigativa, foi aplicado um questionário semiestruturado. O conjunto de dados coletados foi analisado com apoio do software NVivo11.   Os resultados nos demonstraram que a atividade contribuiu para que os alunos ampliassem formas de ler o mundo cientificamente, que o modelo demonstrou potencial para a promoção de aprendizagem ativa, e que a FoCO facilitou o processo de compreensão cognitiva sobre o problema investigado nesta pesquisa, entre outros resultados.This article proposes an Applicational Model for Research-Based Teaching (AMRBT) in science classes – especially Chemistry – using Scientific Photograph Observatory (SPO) as a tool to support research activities. Therefore, this study looks into the possible effects of the model proposed on students’ learning. The model was presented to 24 students at the beginning of their studies and a semi-structured questionnaire was applied right after the research activity was completed. The data set collected was analyzed using NVivo11 software. The results showed that the activity contributed for students to broaden their ways of reading the world scientifically, that the model showed potential to promote active learning, and that SPO facilitated the process of cognitive understanding the problem investigated in the study, among other results.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Cleophas, Maria das GraçasCunha, Marcia Borin da2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/840910.3895/rbect.v13n1.8409Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8409/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:51Zoai:periodicos.utfpr:article/8409Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:51Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação
Contributions of scientific photograph observatory (SPO) to research-based teaching
title Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação
spellingShingle Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação
Cleophas, Maria das Graças
Ensino-Aprendizagem
Atividades Investigativas; Fotografia; Aprendizagem ativa; Educação Científica; Modelo
Investigative Activities; Photography; Active learning; Scientific Education; Model
title_short Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação
title_full Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação
title_fullStr Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação
title_full_unstemmed Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação
title_sort Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação
author Cleophas, Maria das Graças
author_facet Cleophas, Maria das Graças
Cunha, Marcia Borin da
author_role author
author2 Cunha, Marcia Borin da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Cleophas, Maria das Graças
Cunha, Marcia Borin da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem
Atividades Investigativas; Fotografia; Aprendizagem ativa; Educação Científica; Modelo
Investigative Activities; Photography; Active learning; Scientific Education; Model
topic Ensino-Aprendizagem
Atividades Investigativas; Fotografia; Aprendizagem ativa; Educação Científica; Modelo
Investigative Activities; Photography; Active learning; Scientific Education; Model
description O presente artigo propõe um Modelo Aplicacional de Ensino por Investigação (MAEI) em aulas de ciências, em especial, de Química, usando a Fotografia Científica Observatória (FoCO) como ferramenta de apoio para as atividades investigativas. Portanto, o objetivo deste estudo consistiu em compreender os possíveis efeitos do modelo proposto diante da aprendizagem dos alunos. O modelo foi apresentado a 24 alunos em formação inicial. E, logo após a conclusão da atividade investigativa, foi aplicado um questionário semiestruturado. O conjunto de dados coletados foi analisado com apoio do software NVivo11.   Os resultados nos demonstraram que a atividade contribuiu para que os alunos ampliassem formas de ler o mundo cientificamente, que o modelo demonstrou potencial para a promoção de aprendizagem ativa, e que a FoCO facilitou o processo de compreensão cognitiva sobre o problema investigado nesta pesquisa, entre outros resultados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8409
10.3895/rbect.v13n1.8409
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8409
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v13n1.8409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8409/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)
1982-873X
10.3895/rbect.v13n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713872080142336