Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com Software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Daise Lago Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2841
Resumo: O presente artigo apresenta uma discussão a respeito do papel de um software nas possíveis transformações e no processo de moldagem recíproca que podem ocorrer durante a produção de conhecimento. Especificamente aborda a ocorrência de ambos durante a produção matemática de professores que utilizam o software dinâmico GeoGebra para estudar as cônicas em um ambiente on-line. A fundamentação teórica está pautada no conceito de Transformação Expansiva advindo da Teoria da Atividade e no construto teórico seres-humanos-com-mídias que discute a noção de moldagem recíproca. A análise dos dados é de cunho qualitativo e está baseada no exame de dados empíricos produzidos em um curso de extensão on-line ofertado por uma universidade pública brasileira a professores de matemática do Brasil e do exterior. Os resultados indicaram que as transformações na produção matemática dos sujeitos estão inextricavelmente relacionadas ao processo de moldagem recíproca e aos distintos papéis que o software desempenhou.
id UTFPR-7_3ce6fad2c60ebe49d3ceb482b6573fc0
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2841
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com SoftwareO presente artigo apresenta uma discussão a respeito do papel de um software nas possíveis transformações e no processo de moldagem recíproca que podem ocorrer durante a produção de conhecimento. Especificamente aborda a ocorrência de ambos durante a produção matemática de professores que utilizam o software dinâmico GeoGebra para estudar as cônicas em um ambiente on-line. A fundamentação teórica está pautada no conceito de Transformação Expansiva advindo da Teoria da Atividade e no construto teórico seres-humanos-com-mídias que discute a noção de moldagem recíproca. A análise dos dados é de cunho qualitativo e está baseada no exame de dados empíricos produzidos em um curso de extensão on-line ofertado por uma universidade pública brasileira a professores de matemática do Brasil e do exterior. Os resultados indicaram que as transformações na produção matemática dos sujeitos estão inextricavelmente relacionadas ao processo de moldagem recíproca e aos distintos papéis que o software desempenhou.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESSouto, Daise Lago Pereira2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/284110.3895/rbect.v9n1.2841Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2841/2963Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-01T12:45:20Zoai:periodicos.utfpr:article/2841Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-09-01T12:45:20Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com Software
title Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com Software
spellingShingle Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com Software
Souto, Daise Lago Pereira
title_short Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com Software
title_full Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com Software
title_fullStr Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com Software
title_full_unstemmed Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com Software
title_sort Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com Software
author Souto, Daise Lago Pereira
author_facet Souto, Daise Lago Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Souto, Daise Lago Pereira
description O presente artigo apresenta uma discussão a respeito do papel de um software nas possíveis transformações e no processo de moldagem recíproca que podem ocorrer durante a produção de conhecimento. Especificamente aborda a ocorrência de ambos durante a produção matemática de professores que utilizam o software dinâmico GeoGebra para estudar as cônicas em um ambiente on-line. A fundamentação teórica está pautada no conceito de Transformação Expansiva advindo da Teoria da Atividade e no construto teórico seres-humanos-com-mídias que discute a noção de moldagem recíproca. A análise dos dados é de cunho qualitativo e está baseada no exame de dados empíricos produzidos em um curso de extensão on-line ofertado por uma universidade pública brasileira a professores de matemática do Brasil e do exterior. Os resultados indicaram que as transformações na produção matemática dos sujeitos estão inextricavelmente relacionadas ao processo de moldagem recíproca e aos distintos papéis que o software desempenhou.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2841
10.3895/rbect.v9n1.2841
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2841
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v9n1.2841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2841/2963
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016)
1982-873X
10.3895/rbect.v9n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870467432448