Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com Software
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2841 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma discussão a respeito do papel de um software nas possíveis transformações e no processo de moldagem recíproca que podem ocorrer durante a produção de conhecimento. Especificamente aborda a ocorrência de ambos durante a produção matemática de professores que utilizam o software dinâmico GeoGebra para estudar as cônicas em um ambiente on-line. A fundamentação teórica está pautada no conceito de Transformação Expansiva advindo da Teoria da Atividade e no construto teórico seres-humanos-com-mídias que discute a noção de moldagem recíproca. A análise dos dados é de cunho qualitativo e está baseada no exame de dados empíricos produzidos em um curso de extensão on-line ofertado por uma universidade pública brasileira a professores de matemática do Brasil e do exterior. Os resultados indicaram que as transformações na produção matemática dos sujeitos estão inextricavelmente relacionadas ao processo de moldagem recíproca e aos distintos papéis que o software desempenhou. |
id |
UTFPR-7_3ce6fad2c60ebe49d3ceb482b6573fc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2841 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com SoftwareO presente artigo apresenta uma discussão a respeito do papel de um software nas possíveis transformações e no processo de moldagem recíproca que podem ocorrer durante a produção de conhecimento. Especificamente aborda a ocorrência de ambos durante a produção matemática de professores que utilizam o software dinâmico GeoGebra para estudar as cônicas em um ambiente on-line. A fundamentação teórica está pautada no conceito de Transformação Expansiva advindo da Teoria da Atividade e no construto teórico seres-humanos-com-mídias que discute a noção de moldagem recíproca. A análise dos dados é de cunho qualitativo e está baseada no exame de dados empíricos produzidos em um curso de extensão on-line ofertado por uma universidade pública brasileira a professores de matemática do Brasil e do exterior. Os resultados indicaram que as transformações na produção matemática dos sujeitos estão inextricavelmente relacionadas ao processo de moldagem recíproca e aos distintos papéis que o software desempenhou.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESSouto, Daise Lago Pereira2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/284110.3895/rbect.v9n1.2841Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2841/2963Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-01T12:45:20Zoai:periodicos.utfpr:article/2841Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-09-01T12:45:20Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com Software |
title |
Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com Software |
spellingShingle |
Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com Software Souto, Daise Lago Pereira |
title_short |
Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com Software |
title_full |
Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com Software |
title_fullStr |
Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com Software |
title_full_unstemmed |
Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com Software |
title_sort |
Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com Software |
author |
Souto, Daise Lago Pereira |
author_facet |
Souto, Daise Lago Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souto, Daise Lago Pereira |
description |
O presente artigo apresenta uma discussão a respeito do papel de um software nas possíveis transformações e no processo de moldagem recíproca que podem ocorrer durante a produção de conhecimento. Especificamente aborda a ocorrência de ambos durante a produção matemática de professores que utilizam o software dinâmico GeoGebra para estudar as cônicas em um ambiente on-line. A fundamentação teórica está pautada no conceito de Transformação Expansiva advindo da Teoria da Atividade e no construto teórico seres-humanos-com-mídias que discute a noção de moldagem recíproca. A análise dos dados é de cunho qualitativo e está baseada no exame de dados empíricos produzidos em um curso de extensão on-line ofertado por uma universidade pública brasileira a professores de matemática do Brasil e do exterior. Os resultados indicaram que as transformações na produção matemática dos sujeitos estão inextricavelmente relacionadas ao processo de moldagem recíproca e aos distintos papéis que o software desempenhou. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2841 10.3895/rbect.v9n1.2841 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2841 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v9n1.2841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2841/2963 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870467432448 |