Avaliação de um grupo de formação continuada de professores de Física na perspectiva da investigação de necessidades formativas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves da Silva, João Ricardo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fusinato, Polônia Altoé, Lino, Alex, Araya, Ana Maria Osório
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/714
Resumo: Baseados na premissa de que a inserção de tópicos de Física Moderna é um consenso entre os pesquisadores na área de ensino de Física e nas constatações das pesquisas de que os professores que lecionam Física não possuem uma formação acadêmica suficiente para lidar com estes novos conceitos, elaborou-se um trabalho que visa proporcionar a atualização de professores das redes de ensino em assuntos relacionados aos conteúdos específicos. Por meio do trabalho em grupo de estudo/discussão, os professores foram desenvolvendo um processo de construção conjunta de seus conhecimentos e este processo foi analisado segundo as características apontadas pelo nosso referencial teórico. Foi investigada a presença de Necessidades Formativas apontadas como necessárias aos professores de ciências e, concluiu-se que a participação num grupo de estudo/discussão de tópicos de Física Moderna pode suscitar nos participantes o desenvolvimento dessas características, principalmente no que se refere a possibilidade deles explicarem fenômenos antes desconhecidos.
id UTFPR-7_3f98bb137555168aef5de9acf27ecac1
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/714
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Avaliação de um grupo de formação continuada de professores de Física na perspectiva da investigação de necessidades formativas.Baseados na premissa de que a inserção de tópicos de Física Moderna é um consenso entre os pesquisadores na área de ensino de Física e nas constatações das pesquisas de que os professores que lecionam Física não possuem uma formação acadêmica suficiente para lidar com estes novos conceitos, elaborou-se um trabalho que visa proporcionar a atualização de professores das redes de ensino em assuntos relacionados aos conteúdos específicos. Por meio do trabalho em grupo de estudo/discussão, os professores foram desenvolvendo um processo de construção conjunta de seus conhecimentos e este processo foi analisado segundo as características apontadas pelo nosso referencial teórico. Foi investigada a presença de Necessidades Formativas apontadas como necessárias aos professores de ciências e, concluiu-se que a participação num grupo de estudo/discussão de tópicos de Física Moderna pode suscitar nos participantes o desenvolvimento dessas características, principalmente no que se refere a possibilidade deles explicarem fenômenos antes desconhecidos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESNeves da Silva, João RicardoFusinato, Polônia AltoéLino, AlexAraya, Ana Maria Osório2012-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/71410.3895/S1982-873X2012000100001Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 1 (2012)1982-873X10.3895/S1982-873X20120001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/714/788Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:38Zoai:periodicos.utfpr:article/714Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:38Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de um grupo de formação continuada de professores de Física na perspectiva da investigação de necessidades formativas.
title Avaliação de um grupo de formação continuada de professores de Física na perspectiva da investigação de necessidades formativas.
spellingShingle Avaliação de um grupo de formação continuada de professores de Física na perspectiva da investigação de necessidades formativas.
Neves da Silva, João Ricardo
title_short Avaliação de um grupo de formação continuada de professores de Física na perspectiva da investigação de necessidades formativas.
title_full Avaliação de um grupo de formação continuada de professores de Física na perspectiva da investigação de necessidades formativas.
title_fullStr Avaliação de um grupo de formação continuada de professores de Física na perspectiva da investigação de necessidades formativas.
title_full_unstemmed Avaliação de um grupo de formação continuada de professores de Física na perspectiva da investigação de necessidades formativas.
title_sort Avaliação de um grupo de formação continuada de professores de Física na perspectiva da investigação de necessidades formativas.
author Neves da Silva, João Ricardo
author_facet Neves da Silva, João Ricardo
Fusinato, Polônia Altoé
Lino, Alex
Araya, Ana Maria Osório
author_role author
author2 Fusinato, Polônia Altoé
Lino, Alex
Araya, Ana Maria Osório
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves da Silva, João Ricardo
Fusinato, Polônia Altoé
Lino, Alex
Araya, Ana Maria Osório
description Baseados na premissa de que a inserção de tópicos de Física Moderna é um consenso entre os pesquisadores na área de ensino de Física e nas constatações das pesquisas de que os professores que lecionam Física não possuem uma formação acadêmica suficiente para lidar com estes novos conceitos, elaborou-se um trabalho que visa proporcionar a atualização de professores das redes de ensino em assuntos relacionados aos conteúdos específicos. Por meio do trabalho em grupo de estudo/discussão, os professores foram desenvolvendo um processo de construção conjunta de seus conhecimentos e este processo foi analisado segundo as características apontadas pelo nosso referencial teórico. Foi investigada a presença de Necessidades Formativas apontadas como necessárias aos professores de ciências e, concluiu-se que a participação num grupo de estudo/discussão de tópicos de Física Moderna pode suscitar nos participantes o desenvolvimento dessas características, principalmente no que se refere a possibilidade deles explicarem fenômenos antes desconhecidos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-10
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/714
10.3895/S1982-873X2012000100001
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/714
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2012000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/714/788
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 1 (2012)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20120001
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871820095488