Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Francisco Angelo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Figueiredo, Kristianne Lina, Silva, Fabio Augusto Rodrigues e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2935
Resumo: Este é um artigo teórico e programático que fixa relações entre a aprendizagem do conhecimento científico e a ação política democrática. Inicialmente, apresenta uma tendência na filosofia da educação que se preocupa com a aprendizagem de conteúdos e a vida social e política do estudante. Ao mesmo tempo, procura mostrar que, no caso do gerenciamento do conhecimento científico, a efetivação desta proposta é uma necessidade urgente, uma vez que a ciência produz e faz circular conhecimentos que têm profundos impactos na sociedade. Finalmente, delineia uma proposta metodológica para o tratamento do conhecimento científico e a ação política democrática. Questões sobre o aperfeiçoamento da proposta, sobre formação de professores e sobre os tempos e espaços para o exercício da democracia na escola são colocadas nas considerações finais.
id UTFPR-7_4487e313499d1bee911a9868ea793bfd
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2935
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democráticaEste é um artigo teórico e programático que fixa relações entre a aprendizagem do conhecimento científico e a ação política democrática. Inicialmente, apresenta uma tendência na filosofia da educação que se preocupa com a aprendizagem de conteúdos e a vida social e política do estudante. Ao mesmo tempo, procura mostrar que, no caso do gerenciamento do conhecimento científico, a efetivação desta proposta é uma necessidade urgente, uma vez que a ciência produz e faz circular conhecimentos que têm profundos impactos na sociedade. Finalmente, delineia uma proposta metodológica para o tratamento do conhecimento científico e a ação política democrática. Questões sobre o aperfeiçoamento da proposta, sobre formação de professores e sobre os tempos e espaços para o exercício da democracia na escola são colocadas nas considerações finais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqFAPEMIGCoutinho, Francisco AngeloFigueiredo, Kristianne LinaSilva, Fabio Augusto Rodrigues e2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/293510.3895/rbect.v9n1.2935Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2935/2973Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-01T12:48:34Zoai:periodicos.utfpr:article/2935Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-09-01T12:48:34Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática
title Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática
spellingShingle Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática
Coutinho, Francisco Angelo
title_short Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática
title_full Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática
title_fullStr Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática
title_full_unstemmed Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática
title_sort Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática
author Coutinho, Francisco Angelo
author_facet Coutinho, Francisco Angelo
Figueiredo, Kristianne Lina
Silva, Fabio Augusto Rodrigues e
author_role author
author2 Figueiredo, Kristianne Lina
Silva, Fabio Augusto Rodrigues e
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
FAPEMIG
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Francisco Angelo
Figueiredo, Kristianne Lina
Silva, Fabio Augusto Rodrigues e
description Este é um artigo teórico e programático que fixa relações entre a aprendizagem do conhecimento científico e a ação política democrática. Inicialmente, apresenta uma tendência na filosofia da educação que se preocupa com a aprendizagem de conteúdos e a vida social e política do estudante. Ao mesmo tempo, procura mostrar que, no caso do gerenciamento do conhecimento científico, a efetivação desta proposta é uma necessidade urgente, uma vez que a ciência produz e faz circular conhecimentos que têm profundos impactos na sociedade. Finalmente, delineia uma proposta metodológica para o tratamento do conhecimento científico e a ação política democrática. Questões sobre o aperfeiçoamento da proposta, sobre formação de professores e sobre os tempos e espaços para o exercício da democracia na escola são colocadas nas considerações finais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2935
10.3895/rbect.v9n1.2935
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2935
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v9n1.2935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2935/2973
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016)
1982-873X
10.3895/rbect.v9n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1816701813502509056