Recursos na internet e dobraduras para poliedros estrelados: uma proposta para o trabalho no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Wellington Gonçalves
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Bairral, Marcelo Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/231
Resumo: Dos conteúdos trabalhados na Matemática escolar atual os Poliedros Estrelados são inexistentes nas propostas oficiais nacionais. Pela sua beleza visual e magnitude conceitual os Poliedros Estrelados despertam interesse nos professores para a sua inserção em sala de aula. Com a proposição deste artigo apresentaremos recursos que podem ser utilizados pelo docente para o trabalho com Poliedros Estrelados no Ensino Médio, mostraremos sítios da Internet que abordam o assunto, exemplificaremos animações em 3D e ilustraremos módulos de dobraduras que estamos desenvolvendo. Além de possibilidades de inovações curriculares, proporemos uma arquitetura (cognitiva, comunicativa e representacional) paras as aulas de Matemática. Essa arquitetura desafia os educadores a pensar em diferentes possibilidades para análise do processo ensino-aprendizagem.
id UTFPR-7_540c361b5a10734a5c47b931e18621cc
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/231
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Recursos na internet e dobraduras para poliedros estrelados: uma proposta para o trabalho no ensino médioDos conteúdos trabalhados na Matemática escolar atual os Poliedros Estrelados são inexistentes nas propostas oficiais nacionais. Pela sua beleza visual e magnitude conceitual os Poliedros Estrelados despertam interesse nos professores para a sua inserção em sala de aula. Com a proposição deste artigo apresentaremos recursos que podem ser utilizados pelo docente para o trabalho com Poliedros Estrelados no Ensino Médio, mostraremos sítios da Internet que abordam o assunto, exemplificaremos animações em 3D e ilustraremos módulos de dobraduras que estamos desenvolvendo. Além de possibilidades de inovações curriculares, proporemos uma arquitetura (cognitiva, comunicativa e representacional) paras as aulas de Matemática. Essa arquitetura desafia os educadores a pensar em diferentes possibilidades para análise do processo ensino-aprendizagem.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lemos, Wellington GonçalvesBairral, Marcelo Almeida2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/23110.3895/S1982-873X2008000200003Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 2 (2008)1982-873X10.3895/S1982-873X20080002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/231/203Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:33Zoai:periodicos.utfpr:article/231Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:33Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos na internet e dobraduras para poliedros estrelados: uma proposta para o trabalho no ensino médio
title Recursos na internet e dobraduras para poliedros estrelados: uma proposta para o trabalho no ensino médio
spellingShingle Recursos na internet e dobraduras para poliedros estrelados: uma proposta para o trabalho no ensino médio
Lemos, Wellington Gonçalves
title_short Recursos na internet e dobraduras para poliedros estrelados: uma proposta para o trabalho no ensino médio
title_full Recursos na internet e dobraduras para poliedros estrelados: uma proposta para o trabalho no ensino médio
title_fullStr Recursos na internet e dobraduras para poliedros estrelados: uma proposta para o trabalho no ensino médio
title_full_unstemmed Recursos na internet e dobraduras para poliedros estrelados: uma proposta para o trabalho no ensino médio
title_sort Recursos na internet e dobraduras para poliedros estrelados: uma proposta para o trabalho no ensino médio
author Lemos, Wellington Gonçalves
author_facet Lemos, Wellington Gonçalves
Bairral, Marcelo Almeida
author_role author
author2 Bairral, Marcelo Almeida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Wellington Gonçalves
Bairral, Marcelo Almeida
description Dos conteúdos trabalhados na Matemática escolar atual os Poliedros Estrelados são inexistentes nas propostas oficiais nacionais. Pela sua beleza visual e magnitude conceitual os Poliedros Estrelados despertam interesse nos professores para a sua inserção em sala de aula. Com a proposição deste artigo apresentaremos recursos que podem ser utilizados pelo docente para o trabalho com Poliedros Estrelados no Ensino Médio, mostraremos sítios da Internet que abordam o assunto, exemplificaremos animações em 3D e ilustraremos módulos de dobraduras que estamos desenvolvendo. Além de possibilidades de inovações curriculares, proporemos uma arquitetura (cognitiva, comunicativa e representacional) paras as aulas de Matemática. Essa arquitetura desafia os educadores a pensar em diferentes possibilidades para análise do processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/231
10.3895/S1982-873X2008000200003
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/231
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2008000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/231/203
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 2 (2008)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20080002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713869686243328